Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Pen.Apple

HD 7950 - não dá sinal

Recommended Posts

Boa noite!

Há alguns dias (uns 3-4 dias) a tela ficava congelando (frequência de mais ou menos 2x por dia) e tinha que reiniciar o PC. 
Hoje a placa de vídeo pifou de vez, não dá sinal para o monitor (as fans da placa rodam normal).

Retirei e dei uma limpada com pincel seco e passei borracha no contato: sem sucesso.

Há algo para fazer? Vi um link no youtube em que a placa era lavada com álcool isopropílico + pincel. Em outro link papel alumínio + secador para "resoldar".
Devo tentar algo assim ou levo para assistência técnica? Alguém já passou por situação parecida - se sim, há conserto?
Obrigado!!

Editado por Pen.Apple

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 22/07/2016 às 15:31, ApoloBrz disse:

informe a sua configuração.

Placa de vídeo: AMD Radeon HD 7950                                            Fonte: Corsair CX750

Processador: Intel Core i5-3470 3.2Ghz                                   Placa de som: Xonar DGX

Placa-mãe: Gigabyte GA-B75-D3H                              Memória: 2x4GB G.Skill 1600MHz

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, ApoloBrz disse:

Chegou a testar em outro computador? testou no outro slot pciexpress da sua placa-mãe?

Testei no PC do meu irmão (a placa de vídeo dele no meu pc e a minha placa de vídeo no pc dele.
A dele rodou normal no meu PC.
A minha rodou normal no começo no PC dele, instalei o driver, abri o jogo DotA 2 e estava normal. Deixei rodando o 3DMark 11, mas quando voltei a tela estava sem sinal e ao tentar ligar o PC de novo não dava sinal de vídeo igual meu PC.

Editado por Pen.Apple

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, ApoloBrz disse:

Chegou a testar em outro computador? testou no outro slot pciexpress da sua placa-mãe?

Minha placa-mãe só tem esses slots.
- 1 PCI Express x16 
- 1 PCI Express 2.0 x16
- 2 Slots PCI  I express

Eu estava usando o PCI Express x16

O outro não é compátivel, eu acho. É esse daqui http://static0.kabum.com.br/produtos/fotos/30380/30380_1343740591_g.jpg

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, Pen.Apple disse:

Minha placa-mãe só tem esses slots.
- 1 PCI Express x16 
- 1 PCI Express 2.0 x16
- 2 Slots PCI  I express

Eu estava usando o PCI Express x16

O outro não é compátivel, eu acho. É esse daqui http://static0.kabum.com.br/produtos/fotos/30380/30380_1343740591_g.jpg

EDIT: Agora entendi o slot.. vou testar agora!

Compartilhar este post

Link para o post

@Pen.Apple o outro azul, ele tb é pciexpress, só que roda @ 4.0x. Mas ele irá dar vídeo, se a placa funcionar.

Qual a temperatura dela rodando o benchmark? 

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, ApoloBrz disse:

@Pen.Apple o outro azul, ele tb é pciexpress, só que roda @ 4.0x. Mas ele irá dar vídeo, se a placa funcionar.

Qual a temperatura dela rodando o benchmark? 

Boa noite! Testei nesse outro slot porém não consegui encaixar direito devido a um cabo que está numa entrada próxima. Do jeito que encaixei não deu sinal.

Testei novamente no slot normal PCIe x16 e a placa deu sinal novamente (?!).
O PC está deitado e com isso o peso da placa é empurrado pro slot.. talvez seja um problema de mal contato - mesmo que eu já estivesse limpado o contato com borracha na primeira vez que ocorreu o problema).

Rodei o 3DMark 11 demo na steam e a pontuação foi de 7800.

A temperatura da GPU sem programas pesados está a 35-40ºC agora e com jogos está a 50-55ºC. Antes ficava um pouco mais quente, talvez nos 60ºC (dei uma limpada agora) mas acredito que a placa não estava desligando ou não dando sinal devido ao superaquecimento.

Edit1: a temperatura da GPU fica 35-40ºC (idle) com a ventoinha da GPU em 53% e com as fans dianteira e traseira ligadas e força razoável.

A temperatura da GPU fica 47-54ºC (idle) com a ventonha da GPU no automático e com as fans dianteira e traseira desligadas ou fracas.

Edit2: nessas últimas 3 horas o PC travou uma vez apenas usando programas leves. Mesmo assim monitorarei a temperatura tentando mantê-la baixa e observar se o mesmo problema ocorre para ter certeza de que a temperatura não está influenciando o problema.

Editado por Pen.Apple

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Pen.Apple disse:

Boa noite! Testei nesse outro slot porém não consegui encaixar direito devido a um cabo que está numa entrada próxima. Do jeito que encaixei não deu sinal.

Testei novamente no slot normal PCIe x16 e a placa deu sinal novamente (?!).
O PC está deitado e com isso o peso da placa é empurrado pro slot.. talvez seja um problema de mal contato - mesmo que eu já estivesse limpado o contato com borracha na primeira vez que ocorreu o problema).

Rodei o 3DMark 11 demo na steam e a pontuação foi de 7800.

A temperatura da GPU sem programas pesados está a 35-40ºC agora e com jogos está a 50-55ºC. Antes ficava um pouco mais quente, talvez nos 60ºC (dei uma limpada agora) mas acredito que a placa não estava desligando ou não dando sinal devido ao superaquecimento.

Edit1: a temperatura da GPU fica 35-40ºC (idle) com a ventoinha da GPU em 53% e com as fans dianteira e traseira ligadas e força razoável.

A temperatura da GPU fica 47-54ºC (idle) com a ventonha da GPU no automático e com as fans dianteira e traseira desligadas ou fracas.

Edit2: nessas últimas 3 horas o PC travou uma vez apenas usando programas leves. Mesmo assim monitorarei a temperatura tentando mantê-la baixa e observar se o mesmo problema ocorre para ter certeza de que não é a temperatura a causa do problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Problema resolvido! Abri o PC, retirei a memória RAM, cooler do processador, placa de vídeo e placa de som. Limpei-as com álcool isopropílico + pincel. Limpei também a placa-mãe. Em seguida troquei a pasta térmica do cooler do processador e da placa de vídeo. 
Depois dessa limpeza o PC não travou e nem reiniciou já faz 1 semana! Obrigado à todos.
Moderados podem fechar o tópico !

Compartilhar este post

Link para o post

Tive exatamente o mesmo problema ontem...

Minha placa e meu computador que eu montei tem funcionado perfeitamente bem desde montado há 3 anos atrás. Agora do nada, o video falhou umas duas vezes e agora quando ligo o PC não vem sinal nenhum para o monitor.

Estou com um i7-3770K 3.50Ghz (que estava rodando a 4.3GHz alterando apenas o multiplicador na bios, com um Cooler Master Hyper 212 EVO), GigaByte GA-Z77M-D3H, XFX HD 7950 BLACK EDITION Double Dissipation 3GB (tem OC de fábrica) e 32Gb de RAM G.Skill Ripjaws Z DDR3-1600 PC3-12800 CL10 32GB (4x8Gb).

Tirei a placa de vídeo e estou usando normal agora o video onboard. Vou ver se essa limpeza resolve.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, ok limpei todos os contatos, tirei os componentes, incluindo a RAM, remontei, e NADA!

- Não tenho outro computador para testar a placa.

- Testei ela no outro slot PCI e nada também.

- A BIOS já está configurada para PCI primeiro.

Os dois plugs da fonte estão ligados. Esqueci de dizer no tópico anterior mas a fonte é uma SeaSonic 620W 80 PLUS BRONZE PFC Ativo (S12II 620 Bronze).

Tem algum teste para eu saber se a fonte está entregando a tensão / corrente correta? Posso medir com um multímetro? Em quais terminais?

Tem algum outro teste que eu posso fazer para saber se o problema está na minha placa?

PS: devo criar um outro tópico ou manter as dúvidas neste aqui?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Em 02/08/2016 às 23:02, Rafaeld disse:

Pessoal, ok limpei todos os contatos, tirei os componentes, incluindo a RAM, remontei, e NADA!

- Não tenho outro computador para testar a placa.

- Testei ela no outro slot PCI e nada também.

- A BIOS já está configurada para PCI primeiro.

Os dois plugs da fonte estão ligados. Esqueci de dizer no tópico anterior mas a fonte é uma SeaSonic 620W 80 PLUS BRONZE PFC Ativo (S12II 620 Bronze).

Tem algum teste para eu saber se a fonte está entregando a tensão / corrente correta? Posso medir com um multímetro? Em quais terminais?

Tem algum outro teste que eu posso fazer para saber se o problema está na minha placa?

PS: devo criar um outro tópico ou manter as dúvidas neste aqui?

Obrigado

No meu caso eu abri a placa de vídeo, limpei os circuitos com álcool isopropílico + pincel. Retirei a pasta térmica antiga e coloquei uma nova. Esperei secar e liguei e funcionou. você deu uma limpada na placa de vídeo ou só limpou os contatos?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, durou um mês e o problema voltou! A única diferença é que agora nem aparece o "No signal" no monitor. O computador simplesmente liga (ventoinhas e fan ligadas) porém monitor, teclado e mouse continuam desligados. Ás vezes, aleatoriamente ligo o PC e ele liga, após várias tentativas!
Estou usando a placa off-board e o computador ligou de primeira! O problema parece ser mesmo a on-board..
Alguma ideia? Obrigado!!

Editado por Pen.Apple

Compartilhar este post

Link para o post

@oldakoski Boa noite. O problema no meu caso era a placa de vídeo mesmo, pois eu testei a minha placa no PC do meu irmão e vice-versa. Minha placa no PC dele não deu sinal de vídeo. A dele no meu PC funcionou normal. Vi vários procedimentos inclusive vapor de calor na placa-mãe com secadora térmica e por aí vai. Fiquei com receio de "estragar" ainda mais a placa..
Não achei lojas especializadas para conserto e vendi no Mercado Livre por R$290,00. Comprei uma GTX 950 por R$630! Considerando que um conserto não sairia por menos de R$200,00.. adquiri uma placa nova por mais R$150,00 e COM garantia. Pelo que vi não vale muito a pena consertar..
Essa GTX 950 está rodando liso os meus jogos, quase no mesmo nível da HD 7950. Qualquer dúvida estou à disposição! 

Compartilhar este post

Link para o post

@Pen.Apple Opa.....valeu pelo comentário..... no meu caso tmb era a placa de vídeo.....solicitei RMA à Terabyte e a principio ela funcionou nos testes deles. porém depois solicitei que ligassem e desligassem o pc por 10 vezes e então eles detectaram o problema.... acabei comprando a rx 460......valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais