Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia Clube,

Estou com um problema um tanto estranho. procurei soluções e nada, então preciso de um help. tenho uma instalação elétrica nova apesar de eu reaproveitar alguns cabos quando estava reformando foi tudo feito do zero, separando os circuitos por cômodos, e iluminação separada das tomadas.

Assim que me mudei de cara percebi que alguns equipamentos com uma corrente maior ou uma corrente de pico de partida, como geladeira e micro-ondas por exemplo, estavam ocasionando oscilação na iluminação. achei estranho então resolvi verificar a instalação, medi corrente e tensão a procura de alguma fuga e não encontrei nada. os cabos da instalação estão bem dimensionados por isso a estranhesa, 

Medindo a corrente nos neutros individualmente encontro a mesma corrente da fase o que é o correto, já quando messo os valores no neutro geral encontro valores incompatíveis, testei o neutro ligando e desligando algumas cargas e percebi que a corrente do neutro esta retornando para circuitos que utilizam fase diferente. a rede aqui é 220v Fase+Fase e 127V fase+Neutro, Um exemplo, quando a geladeira esta ligada tenho 2,2A tanto na fase quanto no neutro, já se acendo uma lâmpada em um outro circuito que esteja utilizando uma fase diferente a corrente do Neutro geral ao invés de subir somando a corrente da Lâmpada, ela diminui. já a corrente do neutro e da fase dessa lâmpada fica maior do que deveria, consequentemente aumentando meu consumo de energia, Testei todos os circuitos separadamente e acontece o mesmo com todos.

O Neutro está aterrado no painel de medição, resolvi aterra-lo também no painel de distribuição e o problema continua. Testei cada Neutro separadamente a procura de alguma fuga a terra interna na instalação e também não encontrei nada, Alguém tem uma luz de o que pode ser, já testei todas as possibilidades que tenho conhecimento...

@Edit

Acabei de fazer mais um teste. desmontei todo o painel de distribuição e remontei os barramentos utilizando apenas uma fase, deixei somente o chuveiro ligado a outra fase, já que precisa das duas pra funcionar, nessa configuração de instalação o neutro se comporta normalmente, porém, tenho umas das fases sobrecarregada. 

Obrigado desde já..

• 1 ano depois...
Postado

@Fabricioads Sei que o tópico já está um pouco antigo, mas está acontecendo exatamente a mesma coisa aqui comigo. Quando meço o neutro geral com apenas o motor da geladeira funcionando tenho aproximadamente 2.6A, mas assim que acendo uma lâmpada, a corrente no neutro geral baixa ao invés de aumentar. 

Minha instalação é 220v fase+fase e 127v fase+neutro. 

A solução que você encontrou não serve para mim pois tenho muitas tomadas 220 além dos chuveiros. 

Gostaria de saber se você já encontrou o motivo desse retorno no neutro, ou uma solução definitiva sem sobrecargar uma fase.

• 4 semanas depois...
Postado

Srs. o neutro não soma a corrente das fases, mas trabalha "defasado", a palavra não é esta, mas simploriamente se voce tiver exatamente o mesmo consumo em 3 fases, se o seu sistema for trifasico voce tem que ter corrente zero no neutro. Em sistemas com 2 fases a 3 fios (2 fases e neutro), vamos dizer que tendo na fase 1 - 01 ampere e na fase 2 - 03 amperes, o neutro vai ter a diferença entre as fases (2 amperes), se voce desligar a carga da fase 1, ou seja, consumo 0 ampere, a fase 2 e o neutro vão ter 3 amperes, isso é uma característica e não um problema da sua instalação.

• 3 meses depois...
Postado

Amigos, sou engenheiro eletricista, o que está acontecendo é normal, pois a soma das correntes no neutro e uma soma vetorial e não uma soma aritmética, sendo assim vocês nunca terão uma corrente no neutro maior que a corrente das fases, pois as fases se encontram defasadas uma da outra por um ângulo de 120 graus, tanto é que as concessionárias de energia elétrica utilizam no condutor de neutro um cabo mais finos que os condutores das fases, podem ficar sossegados, isso que está acontecendo e características de circuitos trifásicos e bifásicos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...