Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tv lg 4k x hdmi x vlc-video-player e problemas-imagem


Visitante

Posts recomendados

Cito aqui recentes problemas das "novas" TVs LG, essas 4K, com computadores/notebook e saídas de video HDMI.

 

É notório que as TVs LG Led novas, são as mais estáveis e de melhor imagem em termos de inovações, tal qual 3D e agora 4K, principalmente por serem facilmente detectáveis por placas de videos (aceleradoras) com o Windows (do 7 ao 10) principalmente por excelentes placas como a Nvidia (G-Force) entre outras, hoje usadas nas maiores marcas como a Dell, Acer, HP, etc.

 

Ocorre quem usa o player VLC terá problemas com TVs 4K (VLC hoje é o melhor player gratuito da internet, muito melhor que o WMP que é muito básico, quase nada nele funciona, desde legendas a funções avançadas como tem e muitas o VLC, entre outras maravilhas dele, que parece que a MS desistiu de correr atrás das outras e ultrapassar como fez no inicio derrubando muito browser mas agora perdendo feio pro Firefox, Chrome,etc). Mas o WMP quase não dá problemas com essas TVs 4K (apesar de ser de videos runis de 3D e de 4K, perdendo feio pro VLC). Falo aqui de assistir videos comuns de ate 1080P, principalmente em .MKV, apesar de dar um pouco de problema no MP4 e quase nada nos Avi). Isso mesmo, videos "simples" de 1080p mas conectados a uma TV LG 4k via HDMI, onde aparecem imagens pulando, saltitando, dando riscos e traços, quadros no meio pulando, etc.

 

Tudo isso visto na minha placa do meu Dell XP15, i7 de 1080p + Nvidia GForce 525, ou seja, top dos notebooks de "simples mortais" Portanto, não poderia de forma alguma dar algum problema na imagem com essa placa aceleradora, não é a melhor como no modelo 980 de resolução 4K ou mais, mas a minha pelo menos me permite assistir videos 4K do youtube, não na minha tela de 1080p do notebook,mas na minha TV LG 60" 4K, via HDMI com perfeição (no painel traseiro da tv está escrito 4K num dos 3 HDMI que tem).

 

Mas aí qual o problema da TV (ou notebook), se assisto bem 4K no youtube do browser da própria TV via wifi, ou pelo HDMI ligado ao notebook (alias hoje só dá pra assistir 4K no mundo todo via youtube ou HDMI, não existindo ate agora sintonizador nenhum ou transmissor oficial em nenhuma estação de TV  ou mesmo decodificar comercial de nenhuma tv no mundo todo, dai ao nosso decodificador ser simplesmente 1080i e nada mais, isso em qualquer marca, inibindo por exemplo a Globo de ter transmitido a copa ou de transmitir as olimpíadas em 4K, o que no passado, japoneses vieram aqui FILMAR a copa em 4K e não transmitir, sobrando caso a Globo queira, ou outro evento num outro país, transmitir em 4K via youtube ou seu portal da web, não há outro jeito, além de testes de tv a cabo experimetal).

 

Então meu problema esta justamente em ambos, TV e notebook, falando em HDMI (ou videos, filmes, youtube, etc). No WMP quase não dá problema, mas no VLC as vezes dá (será pura sorte de quem tocar o VLC e com QUAL tipo de filme o faz, ou nada de problemas verá)Pra encurtar: eu assisto principalmente filmes da web de altíssima definição/qualidade, não basta ser 1080p, tem que ser arquivo gigante, acima de 2gb a 4, 6 ou 8gb, de qualidade Bluray, de alta movimentação (motion)  e é aí que entra o problema. Pra não dizer o que 99% dos sites citam sobre problemas técnicos nisso, como cabos HDMI fraquinhos, placas de video ruins, filmes corroborados, processador fraco, TV fraquinha, etc, tenho 3 excelentes cabos HDMI e de marca, mais duas TV LG de 47 e 37", ambas 3D-smart-tv e portanto excelentes e em nenhuma delas dá esse problema, nunca tido antes. Nem podemos apontar ser esta TV 4K de ter vindo com defeito pois tirando esse problema HDMI, nada mais tem de problema, ainda assim, só com o VLC e não com o WMP. Ou seja, é problema do software, notebook e técnica interna dessa LG.

 

Ainda assim só com filmes tops de alta qualidade e movimento (os de romances é que não dá problema mesmo). Aí se entendeu que se trata de alta carga de dados (motion) da placa de video com a recepção HDMI da TV e isso só no modelo 4K (porque será?). Imagine jogar jogos 4K no notebook de altíssima velocidade (trocas de cenas e movimentos) nessa 4K, aí travaria mesmo, não só pelo sistema notebook. Muita gente diz que para se jogar em 4K, ou assistir em 4K, se precisa de configuração mínima de ter uma placa veloz dessa e mais um super processador i7 de no mínimo 2,3Ghz, que já tenho.

 

Ocorre que quando se rodar um filme enorme, de muitos Gb em qualidade, o processador entende ser similar na qualidade de 4K (no grande porte de dados-codificação). Tanto é que nas páginas da Nvidia alerta sobre travamentos de imagem de placas codificando videos com mais dados ou resolução que pode suportar. A qualidade de saída ou processo do VLC é total, solta tudo, sem cortar nada e libera tudo o que o video tem, de qualidade, codificação, taxa-bit, quadros/s, etc, e não se sabe se o WMP corta alguma coisa o simplifica sua saída, dai a não dar tanto problema na tela nessa tv 4K, mas também comparando-se, a imagem do VLC é muito melhor, mais nítida, mais cores, detalhes, qualidade, etc. No WMP é ótima, mas no VLC conseguiu superar, se der pra entender, tipo imagem real de cinema. Daí ao VLC ter "trocentas" configurações no modo avançado e o WMP (e 90% dos outros), nada disso.

 

Esse lote enorme de detalhes, transmitido do HDMI a tv 4K, parece que "embaralha" a CPU da tv, coisa inexistente numa LG 1080p (a 4K não é 1080p, mas sim 2160P, ou 2160 X 3840 contra 1080 X 1920 linhas). Sem eu saber o que ocorre dentro deste sistema, em bits e codificação, nem da LG e nem do  VLC (só os fabricantes sabem), só posso afirmar, via consultas,  que tais codificações não estão se entendendo na totalidade para ter uma imagem perfeita, daí a tais saltos, pulos,l inhas, riscos, etc, numa imagem de alta movimentação (testei videos de altíssima movimentação e de tamanho, de 8Gb, qualidade Bluray, tal qual Avatar e Star wars, com imagem espetacular numa TV 4K, muito maior que de uma "mortal" 1080p, pois mesmo sendo o filme 1080p, mostra as imagem como se fossem "brincadeira" e com folga face a sua extensa potencialidade, 4 vezes maior em tudo, de imagem a codificação, qualidade, processos, etc, e tem que ser assim do contrário travaria com videos 4K com tudo isso incluído, ou seja, é absolutamente sabido que processadores de imagem de uma Tv 4K é muito superior a de uma 1080p, tal qual uma placa G-force de video  simples contra uma de 4K para jogos.

 

E é aí que entra o problema: como a codificação do VLC é própria, um pouco diferente do  WMP, apesar de usar muita coisa dele, ele libera a totalidade da imagem/dados e resulta em problemas de assimilação na LG, talvez codificação não entendida pelo LG, tal qual as "centenas" de configurações que tem no VLC, resultando nesses saltos ou lapsos, traços, riscos de imagem. Nem vou entrar em detalhes ou do porque disso, pois nem sou técnico e nem das equipes das marcas, simplesmente dando uma pequena solução ao problema:

 

Muito simples a solução: desligar todos os filtros de imagem da TV LG 4K, não há mais o que fazer. Explico a LG 4K vem com muito mais funções que as LG 1080, de "pura frescura" nessa TV pois não se precisava tanto. São filtros como três de movimentos, de cores, dois de "ruidos" de imagem, etc, tudo isso sobreposto as configurações que um usuário faz como de brilho, contraste, nitidez, etc, que já sobrecarrega a imagem. Imagine o super processador da LG fazer fazer tudo isso, mas sobrepôr os seus filtros e ainda receber e entender a codificação alterada do player do computador. Isso não existe num Bluray pois estes simplesmente enviam a imagem limpa para a TV, sem filtro ou super configuração alguma.

 

A própria LG se condenou pois apesar de uma imagem 4K já ser imensa para se processar (8 milhões de pontos contra 2 milhões), ainda acrescentou muitos filtros, que funcionam bem, mas no limite e sem nenhum acréscimo como faz o VLC, aí então transtornando a imagem e criando problemas como esse salto, riscos,etc,o que se entende como pontos/pixels da imagem não compreendidos pelo processador da tv nesse embaralhamento de filtros sobre configuração da tv e sobre codificação exclusiva do VLC e super dados do video-filme de tanto detalhe que este tem. Ou seja, ao se desligar os filtros, se dá margem ou sobras para o processador trabalhar. Daí a isso só ocorrer em TVs 4K e não 1080p (cada 1K corresponde a 2 milhões de pixels).

 

A solução: desligue os filtros de imagem como: 1-dentro do "controle avançado", as opções "contraste dinâmico", "cor dinâmica" e "super resolução".  2- (item principal) dentro da "opção de imagem", as opções "redução de ruído", "redução de ruído mpeg", "cinema real", "função motion eye care" e "truemotion", Isso libera o processamento da TV e conflitos com a codificação do video enviada pela codificação própria do VLC. Pude usar e abusar sobre configurações básicas como cor, brilho, etc.

 

OBS: a intenção aqui é justamente ajudar a aqueles que pagaram e muito caro por uma TV 4K para ter a melhor imagem que existe com superfilmes e acabar numa grande decepção  e muitos acabarem devolvendo a TV nos 7 dias de testes como eu quase fiz, alegando defeito dela, mas nesse direito, se perdendo uma grande TV, o prazer de ter a melhor imagem do mundo dentro de casa (tanto em videos 4K que só se aproveitam mesmo com telas acima de 50",melhor 60 ou 70", ou mesmo superfilmes 1080p mas com detalhes absurdos que só arquivos de 2gb, 4 ou 8gb podem oferecer, no quanto maior, melhor). Gastar milhares de reais, talvez U$ 2mil ou mais e não tirar proveito máximo nessa TV, é melhor nem a ter comprado. Pior ainda se detectar problemas na imagem e culpar a marca as vezes por não saber configurar bem (ou desconfigurar), com ate devoluções e Procon ou ação judicial (como ví muitas reclamações na web), apesar que boa parte dos compradores terem sim razão com defeitos reais. Mas nesse caso, apesar dessa precariedade da LG, tem solução e dá pena devolver uma super TV dessas, com proveito muito maior do que a grana de volta e sem ela e superimagem e superfilmes em casa.

 

Espero ter ajudado (e que a LG e a VLC se resolvam nesse tempo, ou outro player, marca,etc)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novidades sobre a LG e suas assistências têcnicas: soube por técnicos de lojas de assistências, mas não tinha acreditado muito, daí a sequer mencionar  antes, de que a LG, via web/wifi dos seus produtos, atualiza sim seu software de TVs, mas eu achava que era sobre seu browser interno e só, nunca algo a mais. Mas me informaram (ainda eu desacreditando), de que também atualiza seus chips de hardware, do tipo drivers, onde reparam muitos erros, problemas e sistema, como as atualizações que se faz num computador, como drivers de video como da Nvidia, ou som, controladores, dispositivos, etc. Eu pensava que era só do sistema web, tal qual atualizações do windows. Por dúvidas ou não, nestes dias que aguardo a devolução desta TV por problemas de sintonia, que já faz uma semana que reclamei pra marca, ainda com detalhes e video enviado, não é que os problemas de recepção estão diminuindo sem eu ter feito nada,ainda desaparecido todos os problemas acima no Hdmi! Vai saber! Mas ainda sou cético nisso. Nem acreditei que estas novas TV, preparadas para recepção 4K não só via web/youtube, mas também via Hdmi como testei por notebook/Hdmi/youtube, onde ao saber do técnico, de que o sintonizador também está preparado para futuras transmissões 4K e daí a ser muito mais sensível que os anteriores, pegando ate interferências de outras transmissões como radio amador, de polícia, outras rádiofrequencias e transmissões justamente por ter uma faixa maior de recepção e maior que das TVs anteriores, de que esta sofre interferencia de tudo. Mas daí a atualização "reparar" um sintonizador o blindando de interferências, queda de estabilidade da imagem ou conflitos de Hdmi como também tive com o VLC como dito acima e que lhes notifiquei, aí é demais pra acreditar. Mas deixo aqui tal estória de "papai noel" ou "mula sem cabeça" pra quem quiser acreditar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!