Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar hd sata em uma fonte 12v dc


holo

Posts recomendados

Amigos, estou montando um servidor de dados/mídia de baixo consumo aqui em casa.

Atualmente, tenho um Banana Pi conectado a um HD Sata por meio de uma gaveta de HD externo na USB do Banana Pi.

Porém, quero mudar o HD direto para a porta Sata, pois segundo benchmarks vai dobrar o desempenho do disco.

O desafio é fazer a fonte de 12v 2a conector p4 encaixar no plug de energia Sata do HD.

Minha ideia é:

- Tenho na caixa da minha placa-mãe um adaptador molex-sata. Poderia cortar os fios para usar o plug do Sata para conectar no HD.

- Cortar o plug p4 da minha fonte 12v, e ligar o ground nos grounds do cabo Sata, e o 12v no fio amarelo do cabo Sata.

- para prover a linha de 5v ao Sata, conectar o 12v da fonte em um Regulador de Tensão 7805 5V, e a saída do regulador de tensão na linha 5v (vermelha) do Sata

 

Esta seria a ideia básica.

Eu gostaria também de colocar um fusível no plug de energia para proteger de curto circuito, pois já vi esses plugs Sata pegando fogo uma vez.

Mas ainda estou estudando como fazer isso (sou formado em computação, mas não tenho conhecimento prático de eletrônica).

 

E aí? Funcionaria? Ou vou por fogo na minha casa?

obs: adaptadores prontos do Mercado Livre não são opção devido à baixa qualidade.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teoricamente funcionaria sim. Talvez nem precise colocar um dissipador no 7805 (considerando que a corrente +5 está dentro de sua capacidade). E sim, fusível no +12 é uma boa ideia.

Com um clique ou menos no google imagens com o termo apropriado, tu achas tudo o que precisas.

 

Por precaução, deixe um extintor do lado kk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!