Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou querendo montar um PC que ocupa pouco espaço. Primeiro pensei num Intel NUC ($900), mas o único problema é que o processador é muito fraco para mim.

Então descobri a linha ITX, mas o grande problema são os preços, principalmente o da placa-mãe, que está muito mais cara do que o próprio processador.

Até onde consegui encontrar em lojas online, um PC nessas especificações ficaria uns 1000$, mas com ITX, o preço do mesmo PC é 1600$.

Processador Intel Celeron G1820 - 160$

Placa-mãe GIGABYTE GA-H97N700- 700$

Memória Kingston 2GB 1333Mhz67- 70$

Gabinete Elite 110 Mini ITX220 - 230$

Fonte K-Mex Mini-ITX 250W - 120$

SSD Kingston 120GB - 210$

Então descobri a placa ASUS H81M-CS/BR (300$), que é só 2 cm maior que a ITX. O problema é achar um gabinete pequeno onde ela caiba. Todos que acho são maiores que 30cm e eu estou querendo economizar espaço.

Assim, preciso de dicas para montar um PC barato com processador bom e que ocupa pouco espaço.

Obrigado desde já.

Postado
2 minutos atrás, Godzilla_Giroflex disse:

@Zenon Essa fonte é bomba, 2gb de ram não é mais suficiente nem para operações básicas no sistema. Qual seria o uso da sua máquina? 

Como não? Faço tudo que quero num laptop de 1GB.

Além disso, Linux é muito mais leve.

Postado
8 minutos atrás, Zenon disse:

Como não? Faço tudo que quero num laptop de 1GB.

Além disso, Linux é muito mais leve.

Não conheço muito bem a operação em línux, mas se você afirma que é suficiente, ok.

Além da troca da fonte fonte , já citada pelo colega acima, recomendo também que troque o SSD (se for o V300) por um Sandisk Plus.

Esse gabinete aceita fonte padrão ATX, correto? Se sim, compre a XFX XT 400 ou Corsair CX430 Bronze.

Postado
6 horas atrás, braconius disse:

Esse gabinete aceita fonte padrão ATX, correto? Se sim, compre a XFX XT 400 ou Corsair CX430 Bronze.

Como descubro se uma fonte é bomba?

Uma fonte comum de 200W serve. 400W é exagero e é caro. O orçamento está apertado. :tw_bawling:

O que está acabando comigo é o preço absurdo da placa-mãe. A solução é ou um gabinete não ITX maior que ainda seja pequeno (menos de 30cm), ou uma placa-mãe ITX barata. Não consigo encontrar nem um e nem outro.

Desse jeito vou acabar desistindo de tudo e escohlendo o gabinete Kmex Gm-07t7 com fonte 200W inclusa ($200). É muito maior do que eu queria, mas é menor que um comum.

Postado
11 horas atrás, Zenon disse:

Como descubro se uma fonte é bomba?

Uma fonte comum de 200W serve. 400W é exagero e é caro. O orçamento está apertado. :tw_bawling:

O que está acabando comigo é o preço absurdo da placa-mãe. A solução é ou um gabinete não ITX maior que ainda seja pequeno (menos de 30cm), ou uma placa-mãe ITX barata. Não consigo encontrar nem um e nem outro.

Desse jeito vou acabar desistindo de tudo e escohlendo o gabinete Kmex Gm-07t7 com fonte 200W inclusa ($200). É muito maior do que eu queria, mas é menor que um comum.

Fonte com potência menor que 400w e de qualidade é muito difícil de achar. A única que costumamos recomendar aqui é a Seasonic 300~350w. Esta fonte normalmente só é encontrada no ML e necessita de adaptação para encaixar em gabinetes ATX.

Para descobrir se a fonte é bomba, dê uma olhada nesse tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1164033-tutorial-como-descobrir-se-sua-fonte-de-alimentação-é-bomba/?page=3#comment-6483496

• Curtir 1
Postado

Zenon... essa motherboard que você citou realmente está muito cara... procura pela H81i da Gigabyte (não sei se ela possui todos os recursos que você deseja), é fácil encontra-la por R$350 ~R$380 no Mercado Livre... sobra até um trocado para aumentar essa memória para uns 4Gb...

• Curtir 1
Postado

@braconius

20 horas atrás, braconius disse:

Não conheço muito bem a operação em línux, mas se você afirma que é suficiente, ok.

2gb de ram realmente é suficiente, eu usava Xubuntu na minha máquina pessoal e em idle não consumia nem 400mb direito. 

@Zenon Ah, já como vai usar linux os 2gb realmente são suficientes (usava o Xubuntu 16.04 em uma máquina com 1gb de ram também uashahusea), e a fonte teria que comprar no ML uma seasonic como os colegas citaram.

• Curtir 1
Postado

Estou considerando também este computador já montado aqui. Por usar um processador muito bom, o preço acaba sendo maior.
http://www.kabum.com.br/produto/74429/mini-computador-braview-intel-h81i-i3-4170-4gb-linux-i3m02

9 horas atrás, T_santos disse:

Zenon... essa motherboard que você citou realmente está muito cara... procura pela H81i da Gigabyte (não sei se ela possui todos os recursos que você deseja), é fácil encontra-la por R$350 ~R$380 no Mercado Livre... sobra até um trocado para aumentar essa memória para uns 4Gb...

Achei apenas uma placa dessas no Mercado Livre a 350$, mas a Kabum tinha mesma por 264$, que está sem estoque agora. :( Achei a diferença de preço enorme; e estranha por causa da queda do dólar.

Atualizando as especificações:

Processador Intel Celeron G1820 - $160
Placa-mãe Gigabyte H81i - $350
Memória Kingston 2GB 1333Mhz - $70
Gabinete Elite 110 Mini ITX - $220
Fonte Seasonic Ss-300tfx 300W - $160
SSD Sandisk Plus 120GB - $220

Obrigado pelas recomendações.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...