Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fx 6300 - fan só vai até 3400 rpm


Posts recomendados

Por que meu fan só vai até 3400 RPM? Não deveria ir a 5000 ou algo assim? E como fazer ele girar mais rápidamente? O AMD OverDrive não possui essa opção, digo, ela está apagada.

 

Tentei com o Speedfan e com o HWinfo, mas pelo visto não tem como controlar esse fan. Vou ver se há alguma opção na BIOS que me ajude.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, drcyberjr disse:

amigo você nao consegue ligar esse fan em um conector de 3 pinos da mobo? Assim ele rodaria no maximo e mediria a velocidade, sem a mobo controlar a rotacao.

Ele tem 4, na verdade. Eu botei ele nos 12v da fonte e ele só gira a 3400 RPM mesmo, parece ser uma limitação do dispositivo.

Eu botei um fan de 80mm em 19v e nem assim ele resfriava  bem hehehehe. Falei um pouco sobre isso aqui:  https://www.wilderssecurity.com/threads/what-the-hell-just-happened.387928/

 

6 horas atrás, adcarvalho disse:

Você está tendo problemas de superaquecimento com o fan girando a 3400 RPM?

Estava. Quando comprei, ele não passava de 51 graus com o prime95.
Depois de uns dias ele chegava a 61 compilando o Kernel do Linux. Depois de mais uns dias aquela fita térmica que vem de fábrica piorou e ele chegava a 81.

Depois de voltar pro Windows mais uma vez, ele chegava a 81 novamente (acho que fazia throttling pra não passar disso), mesmo com aquele fan de 80mm e 19v.

Ai botei o fan de fábrica (70mm) e agora não passa de 61ºC, o que é muito estranho (tópico linkado acima).

 

Pelo que eu andei lendo, a AMD dá fans que vão facilmente até 6000 RPM, mas acho que isso depende muito da região. Um lote que está destinado para o Texas/EUA vai ter um fan melhor que um destinado para o Sul do Brasil, eu acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@AmarildoJr Após você trocar o fan pelo de 70 mm, ele passou a girar mais rápido

do que as 3400 RPM? Se era o de 80 mm 19V que você ligou nos 12V certamente

ele vai girar mais devagar, talvez seja essa a razão de estar girando a 3400 RPM.

 

 

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, adcarvalho disse:

Após você trocar o fan pelo de 70 mm, ele passou a girar mais rápido

do que as 3400 RPM?

Não, está como estava antes. Estranho, não?

 

8 horas atrás, adcarvalho disse:

Se era o de 80 mm 19V que você ligou nos 12V certamente

ele vai girar mais devagar, talvez seja essa a razão de estar girando a 3400 RPM.

Não não hehee, acho que você se confundiu um pouco, até porque eu não expliquei bem.

 

O fan Box de 70mm é 12v. Esse eu só liguei em 12v.

O fan de 80mm também é 12v, é de uma fonte antiga. Eu liguei em 19v, ele girou super rápido, e mesmo assim não conseguiu jogar ar suficiente. Acho que o jato de ar dele não é tão concentrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@AmarildoJr Acontece que a eficiência de um fan não se deve só a rotação,

mas também ao projeto da hélice e do corpo, pois pode a hélice cavitar por

excesso de rotação, prejudicando o desempenho, já que ela foi projetada

para captar o ar e lança-lo sob determinada pressão em uma faixa de RPM 

determinada, daí quando colocou no cooler o fan de 70 mm o resultado foi

otimizado em relação ao de 80 mm, pois ele funcionou na rotação correta.

 

 

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!