Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criar programa/jogos para consoles(video-games)?


Posts recomendados

Boa tarde, Pessoal!
Bom, me surgiu uma dúvida há um tempo.. Ficaria grato se que algum de vocês pudesse me explicar a fundo.
Eu programo em c++. Daí, por exemplo, quero fazer um jogo pra um xbox (Jtag/rgh) Como não se trata de pirataria, ou conteúdo ilegal, acho q não tem problema postar aqui. Como faço isso?
Por exemplo,  jogos de super nintendo tem fomato .smc. Mas como isso é feito? Qual linguagem é usada, pra depois ser convertida pra .smc? Pode ser qualquer uma? Se sim, como faço para converter e rodar em um emulador, por exemplo? 
De início, minha intenção seria modificar games. Ex, Super Mario Bros 3 (.Nes) para dois jogadores, simultaneamente. Ou até adaptar emuladores (Dolphin) Para jtag/rgh (Xbox 360). Ah, só pra destacar, eu tenho o jogo de Game cube que desejo emular, mas não possuo mais o console. Eu paguei pelo jogo. Então, tecnicamente, não é pirataria!!! 
Grato a todos que puderem me ajudar, ou me indicar o tópico correto, porque n sei se é esse. Ahsuahsuahsuahs. 
Preciso muito dessas respostas pra poder seguir como programador! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Day669 o super Nintendo (.smc) é programado com funções lineares criados a partir de python ou perl, mas essas funções foram compiladas por programas secretos dessas empresas ou seja programas proprietários não open source como o Microsoft Windows, por isso é praticamente a mesma coisa que um "arquivo zip com códigos de python para menus e perl para logica, só que existe uma chave que só é desbloqueada para execução nos consoles (emuladores)". Quanto a sua duvida, não é possível converter para Jtag/rgh pois você necessitará dos programas proprietários, ou seja, terá que programar do " 0 "

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wallace alberto valeu, cara!
Mas ainda estou em dúvida, acho que me expressei mal.
Como faço para executar um programa MEU em um console desses? Em relação ao .smc. Então como as pessoas modificam as roms por ai? Eu mesmo já vi várias roms modificadas. 
E outra coisa que você mencionou sobre o Super nintendo. Eu SOMENTE posso usar Python e Perl? Tem algum livro ou site pra eu me aprofundar mais sobre como isso funciona?
E esses tais "compiladores", como funcionam? Que eu saiba, você tem o algorítmo escrito em alguma linguagem de programação, daí o algorítmo passa pelo compilador e então é transformado em um código que a máquina possa ler (O código binario!). Tem como explicar melhor?
Ah, só uma ultima coisa. você (Ou qualquer um que esteja lendo e entenda) Acha a linguagem c++ uma boa pra criar jogos estilo Super nintendo e nintendo?(Pixels) 
Se não, qual outra me indicaria?
Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Day669  as respostas estão fora de ordem, mas respondi a maior parte.

-O c++ é adequado apenas para jogos que necessitam de renderização 3D.

- Você não precisa usar somente python ou perl (usei como exemplo, pois o super mario foi criado nessas linguagens)

- Sobre games, o ideal é começar usando C#, JS ou uma engine que facilite o aprendizado, como o GameMaker, se já tiver experiência, poderá usar a engine do Unity. Todos essas engines citadas constam com uma excelentes tutoriais grátis.

- Para games Retrô (pixelados), você poderia criar um emulador baseado em OpenSource (Api de um outro emulador), ai não seria pirataria. Para esses emuladores, a maioria é baseada em C# e Java, ou seja, com essas linguagens será fácil portar para consoles como X-Box One por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bom como o amigo ali foi mais rápido em dar a resposta, a minha é só para complementar.

A escolha da linguagem para jogos pode ser várias..  por exemplo:

É possível desenvolver jogos com C/C++, Java/FX, Javascript, python e etc..

 

Obviamente, você e nem ninguém no mundo precisa desenvolver o motor gráfico do zero, então você pode usar os motores já existentes e usar uma linguagem que ela suporte. Como é o caso do Unity já mencionado e agora a Cry engine que se tornou gratuita.

 

Note que não é o motor gráfico que define o "gráfico" ele é usado para cálculos de física, gravidade, colisão e etc. 

Você pode desenvolver seus próprios "gráficos" para isso você pode pesquisar sobre "Game Design" dá para ser feito no photoshop e depois usa-los como sprites e etc.

Um exemplo disso é: Procure na Steam um jogo chamado "Timberman" é um jogo atual e gráfico retrô.

 

Em relação aos jogos de Snes e roms como mencionou, o pessoal que modificou usa programas de edição hexadecimal para traduções e alterações visuais, porém esta é uma prática ilícita. Pois como se trata de uma modificação e nenhum jogo da Nintendo permite modificações. Obviamente existe aos montes dessas roms modificadas.. mas continua sendo ilegal, inclusive se você tiver o cartucho. Jogar com emulador não é ilegal e nem pirata desde que você tenha o cartucho e jogue a rom em seu estado original.

 

Se você quer desenvolver jogos,  sugiro começar suas leituras primeiro pelo motor gráfico.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!