Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desligar um relé quando ligar outro


Nossinap

Posts recomendados

@Mestre88 Testei o circuito com os 7 relés mas não funcionou. Nenhum deles ficava atracado.

 

Aí resolvi testar varias combinações e cheguei na mais próxima do que eu quero.

 

Se eu começar ligando a velocidade 3, quando eu seleciono a 2 e a 1 ele funciona. Mas se ligo primeiro a Velocidade 1, tenho que pressionar OFF e depois selecionar a 2 ou a 3.

 

Segue foto e video do funcionamento:

 

dpy99z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mirko J  Na verdade, da velocidade maior para a menor um vai desligando o outro sim. Só ao contrário que não.

 

Agradeço a todos que me ajudaram, mas infelizmente hoje fui instalar o circuito no carro e descobri que o interruptor funciona com 1 fio negativo e 3 positivos, o que impede que eu use a alimentação dos próprios relés.

 

Resolvi por enquanto colocar 3 Interruptores ON/OFF, um para cada velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, lendo toda essa discussão, e sem paciência para desenhar circuito com relés, achei mais simples usar uma chave comutadora para ligar os relés. O motor tem um negativo comum, então aterre-o no chassi firmemente com um fio de boa qualidade para a corrente certa. E use o positivo na chave, selecionando a saída desejada. Muito simples, muito limpo, fácil de fazer. Basta escolher a chave certa. Boa sorte.

 

http://dicompel.com.br/produtos/eletronica/chaves--rotativas/322/dc-902

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!