Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargalo entre cpu, GPU ou mobo?


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Olá galera, estou com problema de desempenho no meu PC. Eu montei ele a cerca de 6-7 meses. Ele sempre teve problema de quedas de FPS quando eu jogo jogos pesados como Battlefield 4, Rainbow Six Siege, etc... Eu não estava com muito tempo e paciência para resolver e achei que fosse da placa de vídeo mesmo (segue modelo abaixo). Eu ví que no BF4, a CPU, do nada, chegava a quase 100% de uso no gráfico e depois abaixava. Isso sempre. Por isso estou achando que é gargalo entre CPU e a Placa de vídeo. Ou então com a placa-mãe. O que vocês acham? Obrigado.

 

Configuração: 

 

placa-mãe: Asus M5A78L-M USB 3 760G Chipset

Placa de Vídeo: Gigabyte Radeon 270X 2gb

CPU: AMD FX-6300 3,6GHz

RAM: 8GB DDR3 (2x4)

Fonte: Aerocooler 500w

Armazenamento: 1 SSD 120GB e 1HD de 1TB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Sim, seu processador dá um belo gargalo no BF4 MP, GTA V e outros jogos pesados, você pode conseguir alguns FPS acima de 60 mas sempre vai ter uma queda de 40 FPS ou menos. Se tiver tendo quedas abaixo disso, poderá ser também problemas de temperatura, verifique quantos ºC o processador chega rodando os jogos.

 

O que eu te recomendo é fazer a troca de plataforma, ir para um Core i5 4ª geração pelo menos, pois sua placa-mãe não é muito boa para um FX-8350, se é pra troca-la que seja por uma configuração melhor. Além disso, os processadores AMD tem baixo desempenho por núcleo e um arquitetura uma pouco porca, como o DirectX 11 não faz uma divisão igual entre todos os núcleos, um deles acaba sempre tento mais trabalho, até chegar a hora que esse núcleo estará sobrecarregado, e é o principal motivo dos processadores AMD terem desempenho instável em jogos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Custo benefício é complicado cada, na minha opinião tem que usar um Z97 com Power Phase elevado e VRM com dissipadores.

 

Até daria pra encarar uma H87 se tivesse esses dois detalhes acima mencionados (obviamente estou falando do soquete 1150).

 

Eu tenho processador fraco, mas minha placa-mãe é "gamer", com esses recursos e inclusive tem um heatpipe (aquele caninho) pra tirar o calor do VRM.

 

Não dá pra brincar com placa-mãe e fonte. Uma errada pode arruinar toda a sua experiência, por melhor que seja sua GPU e processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hqxriven O que é isso amigo? Z97? Tá precisando se informar um pouco mais antes de fazer o usuário gastar a toa.

 

Z97 é um chipset para overclock geralmente muito caro, o H97 tem praticamente os mesmos recursos sem OC, e mais em conta. B85 é um chipset com bons recursos e bastante usado em computadores gamers, o H81, apesar de básico, dependendo do modelo é bem mais preparado que um B85 em questão de VRM, só perde em recursos, mas não haverá nenhum tipo dos problemas do seu link. 

 

Isso acontece com as 78LMT principalmente porque não são adequadas para processadores FX, também pelo alto consumo de energia dos processadores AMD, os processadores mais antigos Intel também usavam bastante energia e esquentavam também (os Core i7, por exemplo) então era mais comum esse tipo de problema com chipsets básicos, mas o cara tem que ter um pouco de bom senso na hora de comprar, investe num processador de alto desempenho e compra uma placa-mãe básica?

 

Eu recomendo o chipset B85 ou H97, por mais que pegue um H81 não vai ter problemas de aquecimento com um Core i5. Eu uso Core i5 com H61 e nunca tive problemas de aquecimento e nem de desempenho por conta do processador, uso cooler box e moro em um lugar quente, alguns dias chegam a fazer mais de 40ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...