Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade AMD para intel- i5 6500 ou 4590 ?


Posts recomendados

 Opa , preciso fazer um upgrade pois não consigo ter frames razoáveis no Prepar3d V3 (~FSX), fica na casa dos 10..sem configurações altas. Acredito que o gargalo seja a CPU. Vi que Intel roda melhor neste caso (P3D). Naõ tenho como gastar muito, mas a ideia seria um I5 (4590 ou 6500),ou outra sugestão ... uma placa-mãe básica que atenda.

Se optar pelo Skylake teria que investir em memórias DDR4 e ficaria ainda mais caro. Compensa ? Outra dúvida.. acabei de ler um review aqui no CHardware e o 6500 em termos de custo/benefício fica parecido com I3 6100... é isso mesmo ? Estou super aberto a sugestões e ajuda. Obrigado

 

Tenho a seguinte configuração:

  •     CPU: AMD Phenom II X6 1100T,
  •     RAM: 2x8GB Dual DDR3 Kingston (9-9-9-24),
  •     MB: ASRock 980DE3/U3S3,
  •     HD:  2x500GB Seagate,
  •     SSD:  460GB Samsung,
  •     GPU: NVIDIA GeForce GTX 970 (EVGA),
  •     Fonte: Corsair CX-500W,
  •     LCD 32' Toshiba e Windows10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

memória ddr4 não é mais caro.até é um pouquinho, mas nada que vá doer no bolso.

placa-mãe h110 ta uns 400 conto, não dá diferença praticamente também... com certeza o 6500 é melhor, por ter mais desempenho, nova geração, e ter memórias que trabalham mais rápido.

Só que ai tu teria que comprar memórias novas né, se tu quer economizar, vai com o 4590 e uma h81 de mobo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mauricio Graziani Eu tenho o 4590 que é um excelente processador, porém com o i5 6500 você terá uma performance levemente superior (uns 12%)... mas já que você já possui 16 GB de DDR 3 acho que compensa ir de i5 4590 mesmo, independente dessa diferença de performance... (se achar o 4690 por um preço bacana, acho que vale a pena)

 

O i3 6100 é um custo benefício excelente para games... mas em questão de desempenho bruto os i5 de quarta e sexta geração ganham no multi core!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é um simulador bem antigo, eu desconfio que o single-thread faça mais diferença, já que antigamente a quantidade de núcleos não importava muito, e os processadores Intel dão um show nos AMD em desempenho single-thread, e se você disse que Intel roda melhor, então deve ser isso. Quando o assunto é desempenho single-thread, vale mais pegar uma geração mais nova, pois será mais potente nesse quesito, e quando comparamos processadores da mesma geração, maior clock = maior desempenho single-thread.

 

De qualquer forma eu ficaria com um Core i5 6500, ele possui um desempenho geral melhor. O Core i3 ficaria em último caso, seria uma boa opção, apesar do desempenho single-thread assim como qualquer processador da mesma geração, o problema dele é ter apenas 2 núcleos físicos, já o i5 tem 4 núcleos físicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nobility350 Na Kaboom a diferença entre os dois é pequena (menos de R$100)..só que indo para o 6500 teria que desembolsar as memórias tambem além da placa-mãe. A duvida é se realmente o 6500 para games, principalmente FSX que usam muito processador e com a GTX970 casaria bem.

@Paulo Ricardo Lauxen valeu a dica Paulo. Realmente tenho que descartar o 6100. Minha fonte segura bem as duas opções acima ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mauricio Graziani Pra mim sobram 2 possibilidades:

 

1) se tiver grana sobrando compre o i5 6500 (e a memória DDR 4) e seja feliz com um hardware atual.

 

2) se não tiver grana sobrando, pegue o i5 4590... que como eu disse dá, aproximadamente, uns 12% de diferença no desempenho, porém segura até mesmo a minha GTX 1070... meu foco é 60 fps e nunca obtive gargalo em nenhum jogo até hoje!

adicionado 0 minutos depois

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mauricio Graziani Essa aqui é boa e barata 

 

http://www.pichau.com.br/placa-mãe-gigabyte-ga-h110m-h-ddr4-lga-1151-micro-atx-intel-h110-box?gclid=Cj0KEQjwpNm-BRCJ3rDNmOuKi9IBEiQAlzDJH-EsBApyhwk4OESkqe5PTalqb4M9RiD-_f2021bGwZwaAlYK8P8HAQ

 

Mas lembre-se que o chipset h110 é o mais básico com suporte a LGA 1151....

 

 

Sobre comprar placas mãe LGA 1151 com suporte a DDR3, eu não aconselho pois a intel informa que não há suporte oficial para DDR3 nos skylakes... mas os fabricantes de placa-mãe colocaram esse suporte, acho que eles não seriam levianos a ponto de colocar algo pra queimar seu processador... até hoje eu não vi uma pessoa postar da internet que usou DDR3 + skylake e que isso queimou o processador... mas eu não arriscaria. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ajuda e suporte que recebo do pessoal desse forum é fora de série.

A gente entra no escuro, recebe ajuda super rápido e depois tudo fica mais fácil e evita muita dor de cabeça, comprando mal e errado. Obrigado @Paulo Ricardo Lauxen @Nobility350 ! Agradeço de coração.

Vou pegar o I5 6500, a placa-mãe indicada pelo @Nobility350 Gigabyte H110 e 8GB de memória.

Ultima dúvida:

- Qual memória DDR4 vocês recomendam ?  e por ultimo.. a Pichau tem entrega rápida e confiável ?

Mais uma vez, muito agradecido pela ajuda. Valeu mesmo !!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mauricio Graziani Se quiser extrair o máximo do seu i5 essa já é suficiente (skylake suporta até 2133 em stock):

 

http://www.pichau.com.br/memoria-kingston-ddr4-hyperx-fury-8gb-1x8-2133mhz-black-hx421c14fb-8-box

 

Ou pode pegar memórias com clocks mais altos para over via XMP... mas aí a memória será mais cara... sobre o a loja pichau, é mt boa, eu recomendo. 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!