Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito fonte automotiva desarme e proteção


Posts recomendados

Pessoal ja vem com dias que leio e procuro sobre isso, se criei tópico repetido me desculpem mas nao vi nenhum parecido como o meu caso. Vou explicando porque.
Tenho uma fonte automotiva ligada no meu som e em uma bateria de caminhão.
O que acontece, a fonte e muito ignorante e grande e tem um trafo que eu nem sei de onde veio creio eu que de uma maquina de solda antiga 
a unica coisa que tinha era um  interruptor alta e baixa. Na verdade ele era um seletor de tensão mudava a entrada do trafo.
o que acontece na baixa sem bateria como eu sempre uso ela da 13.5v na alta 15.3 (ou algo assim) nao uso a alta 
mesmo usando ela na alta (220v) se eu deixar o som tocando e nao olhar ela carrega a bateria ate quase 15v dai fico com medo da bateria ir pro saco. 
pensei em um circuito com o arduino mas enfim nao deu certo pois ficava armando e desarmando direto. queria ajudar para chegar a melhor saida para esse trafo desligar quando a bateria chegasse aos 13,5-13,8 e religasse quando estivesse em 13,0. mas nao achei nada parecido pois ela tem uma altíssima corrente   alguma saida ? ou sugestão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Provavelmente seu carregador usa SCR e não diodos pra retificar. Também não deve ter altos capacitores pra filtrar né? Neste caso sua bateria não é carregada com dc 'bunitinha'. Assim sendo fica fácil: Um comparador ou até mesmo com zener pode monitorar os 13.8V e desligar ou aterrar os gates (contatá-lo ao catodo).

Agora se sua bateria for carregada com dc filtrada e constante, uma alternativa ao relé é mosfet. Tem (tenho) alguns de 100A

Publique esquemas ou fotos do seu monstro de estimação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o seu arduíno você terá que fazer um dimmer. 

Daí você usa o TRIAC BTA40:

http://datasheet.octopart.com/BTA40-600B-STMicroelectronics-datasheet-8193631.pdf

 

No arduíno você faz uma programação para ele diminuir o ângulo de disparo quando a bateria atingir 13.8V. 

Seria bom usar um indutor em série com o dimmer. Na saída do dimmer você alimenta o retificador com o capacitor de filtro. Tente usar pelo menos 4 capacitores de 1000uF em paralelo. 

 

Veja o que seria o ângulo de disparo sendo diminuído: 

https://www.youtube.com/watch?v=SH8ofMtwH6g

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...