Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal do fórum!!

Estou fazendo um projetinho de controle do nível de água em um pequeno tanque, estou com dúvidas em relação a configuração do lm358 no circuito, tenho que definir 4 resistores nele e não entendo bem como isso funciona. no meu caso 1 dele é o potênciometro linear de 10k.

Estou alimentando o circuito com uma bateria de 12V, o projeto funciona de forma que uma bóia fique conectada ao potênciometro de 10K e conforme o nível de água no tanque varie ele acione a bomba pra preencher exatamente a quantidade retirada, estou utilizando uma bomba de esguicho de parabrisa de carro que funciona com 12V também, minha dúvida está relacionada aos resistores desse circuito, não estou conseguindo defini-los para ajustar corretamente a configuração do lm358 e a entrada do tip132.

Se alguém puder ajudar agradeço muito!!

:)

IMG-20160905-WA0006.jpg

Postado

MOR, eu deveria inverter as entradas então?? esse circuito foi o professor que passou, estou tendo um pouco de dificuldades com ele... obrigado

adicionado 16 minutos depois

@MOR

MOR, eu deveria inverter as entradas então?? esse circuito foi o professor que passou, estou tendo um pouco de dificuldades com ele... obrigado

Postado

@Isadora Ferraz A explicação dele foi a seguinte: no primeiro estágio o sinal é tratado negativo e com o potenciometro regula-se o ganho, no meu projeto a bóia fica ligada a este potenciometro, o segundo estágio é apenas para inverter o sinal que vai para o transistor...

• Membro VIP
Postado

ah bacana. Então a proposta é aprendizado (claro né, tem professor na parada). Neste caso aguarde alguém do ramo - quiçá o próprio moris.

Mas se precisar de algo + (ou -) , tamozaí!

Postado

Talvez a alimentação dos operacionais sejam +Vcc e -Vcc. Aí funcionaria.

Estude o assunto em meus anexos, que não tem erro.

Siga a sequência baseado nas datas. O sistema não incluiu as figuras no modo correto, que eu enviei.

MOR_AL

_2_06_12_2011_AmpOp_e.jpg

_3_2011_12_09_OpAmp_e.jpg

_4_2011_12_10_AmpOp_1e.jpg

_5_2011_12_10_AmpOp_2e.jpg

_1_05_12_2011_AmpOp_e.jpg

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!