Ir ao conteúdo

Pci X Agp 8x

Posts recomendados

Postado

Olá, amigos. Tudo bem?

Eu tenho uma dúvida de desempenho de vídeo, principalmente em jogos.

Rodo o jogo "Need for speed Underground" muito bem no meu micro. Já no micro do meu amigo, com a configuração aparentemente bem melhor do que o meu, o jogo fica meio travado.

Meu micro: Athlon XP 2000, 512 MB RAM, 40 GB de disco, e uma placa de vídeo MSI GeForce4 MX 440 64 MB AGP 8X.

Micro do meu amigo: Athlon XP 2800, 512 MB RAM, 80 GB dicso, e uma placa de vídeo GeForce FX 5200 128 MB PCI (?).

Essa diferença de desempenho pode estar sendo causado pelo tipo de barramento da placa de védeo? Porque o processador dele é melhor, e o vídeo dele tem o dobro de memória, mas roda o jogo pior do que no meu micro.

Quais as taxas de transferência destes barramentos (PCI e AGP 8X) ?

A quantos MHz cada um opera?

A placa-mãe pode ter alguma influência na performance?

Obrigado!

• Moderador
Postado

Não dá para comparar uma mesma VGA PCI e AGP. A AGP é muito mais rápida. Mas se a AGP for de 64bits e a PCI de 128bits, é provável que a de 128bits seja mais rápida.

Postado

Tem diferença sim... E como tem! :wacko:

PCI = 133MB/s - 33Mhz

AGP (8x) = 2GB/s - 66Mhz

Ou seja, o AGP8x permite mais vazão de dados por ele, por segundo... Já o PCI, como você deve ter percebido, é bastante limitador do desempenho da PV... <_<

AGP é um barramento exclusivo para placas de vídeo, já o PCI não... Hoje em dia, é inviável comprar PVs PCI porque são muito caras e seu desempenho é ridículo, justamente por conta da baixa taxa de transferência oferecida pelo slot PCI.

A placa-mãe pode ter sim influência na performance... A placa-mãe engloba todos os componentes do micro (CPU, memória, VGA, etc). Se ela tiver baixa qualidade, for produzida com componentes de qualidade duvidosa, com certeza ela mesma será um gargalo para o sistema, limitará e muito a performance do mesmo... Hoje em dia, não se vê tanto disso, mas é bom ter cuidado e abrir os olhos :zoio:

Com certeza seu amigo fez uma péssima compra, pode ter certeza disso... Se ele ainda puder trocar essa fx5200 por uma AGP, mande-o fazer o quanto antes. Ele vai sentir uma diferença tremenda no desempenho, pode ter certeza B)

falou :-BEER

Postado
Postado Originalmente por NASCARBR@02 ago 2004, 11:02

Não dá para comparar uma mesma VGA PCI e AGP. A AGP é muito mais rápida. Mas se a AGP for de 64bits e a PCI de 128bits, é provável que a de 128bits seja mais rápida.

Creio que não...

Mesmo que seja a VGA de 128bits, o que vai limitar o desempenho dela é justamente o barramento, por possuir uma taxa de transferência baixíssima...

O que adianta ter 128bits nas memos se não tem vazão para transferir todas essas informações processadas de uma vez?? :tantan:

Mesmo que seja PCI e com 128bits a VGA, ele não vai sentir diferença alguma...

É muito melhor uma AGP com 64bits na VGA, isso eu garanto B)

falou :-BEER

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!