Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Orientações acerca de um pc de entrada


Posts recomendados

Olá colegas foristas, há algum tempo não apareço por aqui. 

Estou querendo montar um Computador para jogos nessa black friday, e com um orçamento limitado. Minha intenção é passar meu pc atual para a minha namorada e montar um gabinete inteiro novo, já que o atual não atende às minhas necessidades, mas sim às dela.

Dei uma cavucada pelos tópicos aqui nessa seção, mas não consegui coletar as informações que desejo, então por isso estou criando um tópico novo.

 

Primeiramente, meu orçamento é de até R$ 2.400,00 (parcelado), ou de até R$ 2.100 a vista, incluindo o frete.

Meu objetivo é rodar os jogos atuais com qualidade alta, mas o ponto aqui é que eu não jogo em full hd. Tenho dois monitores, um widescreen 720p e um não widescreen com resolução máxima de 1280x1024. Não tenho interesse no momento em trocar o monitor e jogo casualmente, não sendo necessário também montar algo muito acima dessas expectativas. Quero apenas poder jogar meus jogos mais atuais (Witcher 3, Dying Light e possivelmente Dishonored 2), com qualidade boa nessas resoluções baixas.

 

Penso sim em posteriormente fazer um upgrade do micro, especialmente processador e armazenamento, mas não para agora.

 

De qualquer forma, montei uma configuração bem básica que gostaria que analisassem:

 

  • PROCESSADOR INTEL G4400 SKYLAKE, 3.3GHZ
  • placa-mãe ASUS H110M-C/BR DDR4
  • 2x MEMÓRIA CORSAIR VALUE SELECT DDR4 BLACK 4GB
  • PLACA DE VÍDEO GIGABYTE GEFORCE GTX 950 2GB GDDR5 128BIT
  • HD TOSHIBA 500GB SATA III 3.5"
  • GABINETE DEEPCOOL GAMER WAVE V2
  • FONTE EVGA 430W 80 PLUS WHITE

 

O valor total dessa máquina foi de R$2.225,38 ou à vista R$1.985,75.

Isso está bem dentro do meu orçamento e acredito que até a Black Friday eu consiga um preço ainda melhor.

 

Escolhi esse processador devido a alguns reviews de sites gringos que demonstravam não haver diferença significativa no uso de um G4400 e de um modelo i7 nos jogos, salvo raras exceções que utilizam muito processamento. Além disso, o processador aparentemente é mais do que suficiente para suportar a placa de vídeo sem gargalar. Além disso, é um processador Skylake, que poderá ser substituído daqui algum tempo por um processador não tão ultrapassado quanto os de socket 1150 ou am3+.

Escolhi essa placa-mãe por ser bastante simples, mas ter suporte ao DDR4, apesar de acreditar que não há por enquanto real ganho de desempenho com essas memórias. Como planejo melhorar o computador, de qualquer forma acho melhor ter suporte a tecnologia mais nova.

Além disso, a escolha da placa de vídeo se deu por acreditar que ela seja capaz de rodar esses jogos com bastante qualidade na resolução que quero. Encontrei diversos reviews das placas de entrada da linha 900, e a 950 rodou boa parte dos jogos em qualidade alta ou ultra, mesmo em full-hd. Os jogos mais pesados mantiveram taxas de frames acima de 30 fps no médio ou alto, e acredito que possa rodar no ultra em 720p. Além disso, a concorrente parece gastar mais energia para apresentar menos desempenho (me corrijam se estiver errado).

 

Fiz alguma ********** muito grande nessa montagem? Estou errado nos meus argumentos? Devo mudar algo?

Agradeço de coração aos que puderem ajudar.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você montou certo sim cara. Porque você fez uma configuração pensando a longo prazo, como você mesmo disse,depois pode tirar o pentium e colocar um i5, i7 trocar a 950 por outra placa e ficar com um pc muito bom. Eu achei muito melhor que você ter montado um FX 6300 por exemplo e da qui 1 ano ter que trocar tudo de novo... (como muita gente faz) Já pegou uma placa-mãe ddr4 o que foi muito bom. Você poderia sim ter montado um pc um pouquinho melhor, mas isento de upgrades no futuro. Então na MINHA opinião esse pc ta muito bom, só trocar a placa de vídeo e o processador mais tarde e fica ótimo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, megadets disse:

@pedroframil Pega um gtx 960 ou uma r9 380(cabe no seu orçamento) dai quando sobrar uma grana você troca o processador.

 

Bem, pelos reviews que vi, a R9 380 é razoavelmente superior no desempenho em jogos (de 20 a 50%) do que a GTX 950, mas ela exige dois conectores de 6 pinos e consome bem mais energia, o que exigiria que eu substituísse a fonte, não? (pelos conectores, não pela potência) 

 

Além disso, o Pentium G teria um desempenho decente com uma placa que não é de entrada como a GTX 950?

Em alguns tópicos vi usuários insistindo no uso de um processador i3 com placas mais fracas, logo fiquei com essa pulga atrás da orelha.

 

E bem, passou de leve o meu orçamento, mas acho que isso não seria problema, se não aumentar mais do que isso.

 

Citação

 

VALOR TOTAL R$2.481,63

10x de R$242,92
 

à vista R$2.221,72
no boleto com 12% de desconto

 

 

 

----------------

 

EDIT:

 

Não seria meio overkill uma R9 380 para jogar em 720p?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedroframil

2 horas atrás, pedroframil disse:

 

Bem, pelos reviews que vi, a R9 380 é razoavelmente superior no desempenho em jogos (de 20 a 50%) do que a GTX 950, mas ela exige dois conectores de 6 pinos e consome bem mais energia, o que exigiria que eu substituísse a fonte, não? (pelos conectores, não pela potência) 

 

Não necessariamente, meu modelo de r9 da strix só usa 1 cabo de 8 pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, muito obrigado pelas dicas até agora, mas ainda me restam algumas dúvidas simples. 

 

  1. Uma placa R9 380 não seria um gasto desnecessário para jogos em resolução menor que 1080p? Ou haveria algum jogo que atualmente ela não consiga rodar macia em resoluções menores?
  2. Sendo acima do necessário, não haveria um ganho de desempenho maior investindo em um processador um pouco mais forte do que em uma placa muito mais poderosa?

De qualquer maneira, montei através da Pichau dois orçamentos e queria a opinião de vocês:

 

Pentium G4400+R9 380 OC

 
  • PROCESSADOR INTEL G4400 SKYLAKE, 3.3GHZ, 3MB CACHE, DUAL-CORE - BOX
  • placa-mãe ASUS H110M-C/BR DDR4, LGA 1151 MICRO ATX, INTEL H110 - BOX
  • MEMÓRIA CORSAIR VALUE SELECT DDR4 BLACK 4GB 2133MHZ, CMV4GX4M1A2133C15 - BOX (x2)
  • PLACA DE VIDEO ASUS RADEON R9 380 STRIX OC 2GB GDDR5 256 BIT, STRIX-R9380-DC2OC-2GD5-GAMING - BOX
  • HD TOSHIBA 500GB SATA III 3.5", DT01ACA050 - OEM
  • GABINETE VINIK HUNTER COM LED AZUL, 24869 - BOX
  • FONTE EVGA 430W 80 PLUS WHITE PFC ATIVO 100-W1-0430-KR - BOX


VALOR TOTAL R$2.445,21
à vista R$2.179,59
no boleto com 12% de desconto
 

 

 

i3-6100 + GTX 950

 
  • PROCESSADOR INTEL CORE I3-6100 SKYLAKE , 3.7GHZ, 3MB, DUAL-CORE - BOX
  • placa-mãe ASUS H110M-C/BR DDR4, LGA 1151 MICRO ATX, INTEL H110 - BOX
  • MEMÓRIA CORSAIR VALUE SELECT DDR4 BLACK 4GB 2133MHZ, CMV4GX4M1A2133C15 - BOX (x2)
  • PLACA DE VÍDEO GIGABYTE GEFORCE GTX 950 2GB GDDR5 128BIT, GV-N950D5-2GD - BOX
  • HD TOSHIBA 500GB SATA III 3.5", DT01ACA050 - OEM
  • GABINETE VINIK HUNTER COM LED AZUL, 24869 - BOX
  • FONTE EVGA 430W 80 PLUS WHITE PFC ATIVO 100-W1-0430-KR - BOX


VALOR TOTAL R$2.495,84
à vista R$2.228,61
no boleto com 12% de desconto
 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Opa galera, estou revivendo a discussão aqui por dois motivos importantes: o primeiro é o anúncio da GeForce GTX 1050, que ao que tudo indica caberá perfeitamente no meu orçamento, e o segundo, algo que percebi após ver diversos testes de setups iguais aos meus no youtube.

 

Com relação a placa, sei que ainda não houve o lançamento e que por isso não há reais testes de desempenho, mas especula-se que o desempenho dela será equivalente (ou muito próximo) ao da GTX 960. Com base nisso, será que vale a pena esperar até o lançamento antes de fazer a compra? Acabei por deixar de pagar o boleto que havia emitido por causa disso e quero saber se fiz burrada.

 

Além disso, eu assisti a diversos vídeos comparativos de desempenho de placas em várias resoluções diferentes. E pelo que percebi, as resoluções menores causam muito menos stress na placa de vídeo, mas ao mesmo tempo fazem com que o processador trabalhe muito mais, inclusive causando gargalo em alguns casos.

 

 

Com base nisso, seria interessante eu pegar um processador mais forte, ainda que o G4400 seja teoricamente suficiente para uma placa de entrada?

 

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!