Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Livro para iniciante


Posts recomendados

Olá Matheus, beleza?

 

Que legal que você quer cursar ciências da computação. Cara, existem várias linguagens de programação e muito mercado para se trabalhar. No primeiro ano de faculdade você vai aprender a lógica de programação que é um ponta pé inicial para quem vai começar a programar, o programa que vai ser utilizado é o Pascal. Depois você pode aprender a programar usando o Delphi, ou pode usar o Visual Studio que é da Microsoft. Nesse existem o VB.NET, VB 6, C#.

 

Mas você pode procurar vários e-books de lógica de programação para começar a se familiarizar além de vários cursos on-lines.

 

 

 

Estou a disposição.

Abraço e boa sorte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/11/2016 às 11:00, Mateussi disse:

Olá Matheus, beleza?

 

Que legal que você quer cursar ciências da computação. Cara, existem várias linguagens de programação e muito mercado para se trabalhar. No primeiro ano de faculdade você vai aprender a lógica de programação que é um ponta pé inicial para quem vai começar a programar, o programa que vai ser utilizado é o Pascal. Depois você pode aprender a programar usando o Delphi, ou pode usar o Visual Studio que é da Microsoft. Nesse existem o VB.NET, VB 6, C#.

 

Mas você pode procurar vários e-books de lógica de programação para começar a se familiarizar além de vários cursos on-lines.

 

 

 

Estou a disposição.

Abraço e boa sorte.

bom... primeiramente obrigado por ter tido o trabalho de me ajudar...eu andei pesquisando e vi que para quem é iniciante é aconselhável que se aprenda a linguagem C, isso é verdade?? pois eu já até comecei a estudar isso... você saberia algum desses cursos on-lines que você citou?? desculpe por fazer muitas perguntas mas é que eu estou com algumas duvidas e não conheço ninguém da area ou que também se interesse por isso...desde já agradeço

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Matheus1s2 disse:

bom... primeiramente obrigado por ter tido o trabalho de me ajudar...eu andei pesquisando e vi que para quem é iniciante é aconselhável que se aprenda a linguagem C, isso é verdade?? pois eu já até comecei a estudar isso... você saberia algum desses cursos on-lines que você citou?? desculpe por fazer muitas perguntas mas é que eu estou com algumas duvidas e não conheço ninguém da area ou que também se interesse por isso...desde já agradeço

 

Cara..isso é bem relativo. Vai de cada pessoa escolher com qual linguagem vai começar a programar. Eu aconselharia você ler alguns e-books sobre lógica de programação que é importante. Agora sobre a linguagem você poderia pesquisar sobre o Delphi e sobre o C#, sendo que o C# e ferramentas .NET é o que há hoje no mercado. Não estou desmerecendo o Delphi, porque também programo nele. Mas existem empresas que estão migrando os sistemas desenvolvidos em Delphi para o C#.

 

você está em um fórum, pode perguntar sempre que quiser e quando tiver duvidas.

 

Existem vários cursos bons nesses links abaixo.

http://www.devmedia.com.br/curso/serie-programacao-para-iniciantes/417

 

http://www.devmedia.com.br/curso/delphi-para-iniciantes/364

 

 

Abraço.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O quê aprendi neste fórum é sobre preferência.

 

Se queres começar a desenvolver pequenas coisas, logo quando aprender o básico, deves usar uma linguagem como C, PHP, Lua, etc. Senão, caso queira só ter uma base para todas as outras linguagens, se tornando preparado para qualquer desafio, deve-se aprender o Portugol. 

 

Portugol é uma pseudolinguagem, ou seja, uma linguagem falsa (pseudo = falso). Esta não tem utilidade profissional, mas pode te ensinar o básico para quase todas as linguagens influentes do mundo. Nesta aprende-se mais conceitos do que desenvolvimento.

 

Quanto a livros, não costumo guardar títulos em mente, mas minha fonte de ensino básico sempre foi o Curso em Vídeo. É um canal e plataforma que provê ensino básico, desde pacotes de escritórios até programação. Neste você vai aprender com bastante facilidade, tanto PHP quanto Portugol.

 

O professor sempre disponibiliza livros gratuitos, além dos perfeitos vídeos que faz. Vale lembrar que além de ser gratuito e interativo você receberá certificado após a conclusão.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus1s2 Olá e parabéns pela iniciativa!

 

Se você for cursar Ciência da Computação, você sem sombra de dúvida passará pela linguagem C, que, além de apresentar uma boa base de programação, ainda é muito importante no mundo. Eu recomendaria começar com C.

 

Agora, se você também quiser já começar a entender orientação a objetos, recomendo ir de C++, que é uma linguagem muito potente, importante e ainda muito utilizada.

 

Mas recomendo ir com calma, começa por C e vai se aprofundando. Quando tiver entendido o básico, aí pode partir pra outras linguagens. Ressalto que o conceito de orientação a objetos é MUITO importante, então pode colocar aí na sua lista de estudos também, haha.

 

Programar envolve muita prática, não é algo que você vai ler e conseguir entender tudo, então a prática é muito importante. Faça bastante exercício, procure entender o que está fazendo, a lógica do seu programa. Por isso, apesar de achar muito legal que você queira recomendações de livros, acho muito interessante também procurar coisas na internet e ir tentando fazer, porque aí você exercita bastante a prática. Pra começar a programar, recomendo a IDE (Ambiente integrado de desenvolvimento) Codeblocks (http://www.codeblocks.org/), que é fácil de configurar e bom pra usar. Além da IDE, você vai precisar baixar e configurar o compilador, mas isso tudo você encontra como faz na internet.

 

Aliás, existe uma quantidade ENORME de cursos online de graça de várias linguagens. Recomendo fortemente que procure por eles, costumam ser muito didáticos.

 

Mas, enfim, de livro, recomendo o Deitel, um dos mais famosos de C, inclusive tem na amazon (é bem caro, mas você pode encontrar versões alternativas, se é que você me entende, hehe): https://www.amazon.com.br/C-Como-Programar-Paul-Deitel-ebook/dp/B013H5WJR6/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1478468441&sr=8-2&keywords=deitel

 

De sites com cursos, tem muito bons. Entre os meus preferidos, estão o EDX (https://www.edx.org/course?search_query=c), que tem curso de várias universidades prestigiadas (como MIT e Harvard), o Udacity (https://br.udacity.com/), que tem parceria com a Google e oferece cursos sobre vários tópicos, como Android (alguns de graça, alguns pagos) e o Codeschool (https://www.codeschool.com/), site também com muitos cursos gratuitos (e alguns pagos). Mesmo que alguns cursos sejam inglês, normalmente eles têm a opção de colocar legenda. Cada um deles tem MUITOS recursos pra você aprender, aproveite e faça bom uso!

 

Além disso, talvez você já tenha ouvido falar do Stack Overflow (www.stackoverflow.com), um site pra tirar dúvidas de computação. Muitas dúvidas já estão respondidas lá, então você pode pesquisar sempre que precisar ou mesmo fazer uma nova pergunta ou responder.

 

Enfim, você vai perceber que existe MUITA coisa pra estudar de computação e que você vai acabar seguindo algum caminho específico do que você vai querer estudar. Mas, de início, comece com C e aproveite os recursos que existem online, você já vai começar o curso com um conhecimento prévio, o que é muito bom.

 

Enfim, se tiver mais dúvidas, poste, um abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...