Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lampadas ccpl + inverter


Posts recomendados

Ola pessoas,

Eu sei que sou chato kkkk toda hora com um topico novo pra tirar duvidas kkk desculpa ai moderadores mas eu to aqui pra aprender =) 

Bom eu estou com uma duvida em relação ao inverter das lampadas de TV LCD... eu queria saber se tem como eu ligar as lampadas com brilho total em uma das placas do inverter...

assim a TV que eu retirei é uma sharp e o inverter dela foi difivido em 2 partes e estão funcionando... o meu intuito é utilizar 1 dos inverters, para ligar 4 lampadas e fazer uma luminaria para minha bancada ( aproveitar sucata kkk). liguei o inverter em 12V ele tem 3 fios apenas que sao 2 negativos e 1 positivo (acredito eu) liguei tudo e as lampadas acenderam .

mas elas nao ficam em brilho total a nao ser que eu as toque com a mão ou deixe grudadas ao chao kkkkkk

minha duvida é se eu devo colocar a outra ponta da lampada ligada a um fio aterrado ou tenho que fazer algum circuito pra ligar elas com brilho total...

 

Tomara que possam me ajudar kkkk

 

Obg

 

Robert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem outras opções de iluminação mais simples aí.Uma lâmpada de LED ou fluorescente resolve isso bem melhor.

 

Didaticamente falando, possivelmente, esse backlight está liberando o brilho máximo delas.

 

Quem controla o brilho delas é o MICON (micro da placa principal) através da via DIM ou similar.

Más o micro não aumenta brilho de nada, do contrário, ele apenas reduz. Portanto, essa lâmpada está funcionando no Máximo projetado.

 

Lembrando que você não informou o tamanho da tela que tirou essas lâmpadas, você deve considerar que o tamanho tem relação com a alimentação do inverter. Geralmente variam de 12 a 19V pra monitores pequenos e Mais de 19V pra monitores maiores. (me corrijam seu eu estiver errado, com relação a essas voltagens.)

 

Seu inverter e essas lâmpadas tem muito mais utilidade para teste do que para essa iluminação. Guarde isso porque você pode precisar, algum dia, para testar em outra TV.

 

Bom, é isso.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro cara se eu te falar que consegui você vai fica bravo? kkkkkkkkkkk  bom vou começar do inicio

a TV é uma sharp de 32''   ela tinha 10 lampadas de backlight  dentro  e 2 inverters. um cuidava de 6 lampadas e outro cuidava de 4 lampadas..  como eu tinha que colocar em um case eu utilizei o proprio delas ( sem nem saber pra que servia kkkk) 

cortei o painel delas pela metade ficando apenas com 4 lampadas e guardei as outras 6 fora do alcance de alguem pra quebrar os "palitinhos" kkk então eu notei que ao tocar nelas o brilho aumentava.... então olhei dentro da TV novamente e notei 1 fio que era ligado a esse painel metalico que fica atrás delas, liguei a parte do painel que eu havia cortado ao aterramento e "VOILÁ"  SE FEZ A LUZ KKKKKKKKK 

 

Ótima iluminação pra bancada kkkk e aprendi em teoria como essas pragas funcionam kkkk quando eu pegar uma TV que funcione e precise testar elas eu ja sei como fazer e alimentar o inverter =D  ate aproveitei pra testar o backlight do nosso monitor LCD que estamos arrumando @Classificados Mineiro  kkkkk e está funcionando kkk  é apenas 1 lampada e so precisei por 1 resistor no pino de ON e o outro q eu esqueci o nome pra avisar o inverter q o monitor ligou e iniciar a inverssão =) 

 

Mas Obrigado amigo 

Um dia eu posso chegar perto de vocês e discutir sobre eletronica como se fosse gente grande kkkkkkkk

 

Robert Vivendo e aprendendo =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Robert Gabriel Da Silva

Bom.

Então faltava ligar um fio na massa pro brilho aumentar. Foi ótimo.

 

Em relação ao monitor, você ainda não resolveu.

Até então, sua fonte está oscilando, mas não recebe o comando do micro pra ligar ela e nem o inverter. Por isso usou um resistor puxando do A 5V para o PSon e BLon. Não foi o que fez?

 

Em todo caso, você está no caminho certo.

Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro isso mesmo mas eu nao comprei o 1506 ainda so encomendei a eletronica vai me ligar quando chegar

ai podemos dar continuidade a nossa fonte =D

o que eu fiz no monitor foi so testar o backlight pra ver se nao era ele que tava estragado e eu na via imagem =P

 

mas obrigado mesmo assim 

 

vamos continuar nosso curso de fontes step down e step up logo logo kkk

 

abrass amigo

 

Robert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Robert Gabriel Da Silva Calma moço.

 

Isso não vai acontecer por causa de uma coisa que vou te falar depois.

 

Vamos chamar este resistor de 200 ohms de R3.

 

O que acontece é que você não pode deixar chegar na referencia do 431 uma tensão de 2,5V.

veja o exemplo:

 

A saída tem 10V.

O 431 precisa de 2,5V.

Supondo que a soma de todas as resistências de polarização do 431 seja igual a 10K;

teremos uma corrente de 0,00075A passando pelos resistores.

 

Então, dividimos esta associação série em R1 e R2 para ter os 2,5V.

Assim, 2,5V / 0,00075A = 3k3.

 

Se você adicionar mais um resistor nessa malha, vai alterar a corrente que vai passar pelos resistores, e consequentemente vai reduzir a queda de tensão do R2. Então, supondo que a tensão na saída suba, o R3 vai retardar alterar a polarização de 2,5V, e assim, "teoricamente" o circuito vai aceitar a nova tensão sem problemas.

 

Compreendeu?

adicionado 3 minutos depois

@Robert Gabriel Da Silva

Outra coisa, o valor de R3 não é chute.

Tem que ser exato, e pra isso tem que calcular direitinho.

Inclusive o valor de 200 Ohms pode não ser válido.

Pra isso eu preciso saber a tensão de saída, a tensão desejada e os valores dos resistores de polarização do 431.

 

"como eu te falei, mesmo assim não vai funcionar. As explicações eu deixo pra depois."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Robert Gabriel Da Silva

 

Você não mexe no catodo. Acredito que os colegas vão concordar comigo também.

Afinal, são todos ótimos.

 

Os resistores estão ligados em série da saída da fonte para ir direto no R(referencia) do 431.

É lá que você deve mexer. Isso é bem fácil.

 

Só lembrando que este Post deve ser feito no local certo.

Melhor, lá no outro.

Peça a moderação pra concluir porque você já resolveu o problema original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Robert Gabriel Da Silva disse:

se a intenção era desligar a fonte eu consegui kkkkkkkkkk quando eu coloco o potenciometro zerado na placa ela para de oscilar, prezumo q seja proteção do sistema =P

Se você girou o potenciômetro pro lado certo, NADA acontece.

pois 0 ohm não muda nada, desde que colocado no lugar certo.

 

Agora, se girar para o outro lado, a resistência vai ser muito alta e provavelmente a fonte vai ser desligada pelo OCP.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Classificados Mineiro disse:

Se você girou o potenciômetro pro lado certo, NADA acontece.

pois 0 ohm não muda nada, desde que colocado no lugar certo.

 

Agora, se girar para o outro lado, a resistência vai ser muito alta e provavelmente a fonte vai ser desligada pelo OCP.

 

partiu outro topico relacionado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!