Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Eduardo Garrix

Ftp

Recommended Posts

Não sei se estou no luga certo de perguntar. então administradores favor movam meu tópico se eu estiver errado.

Bom pessoal, preciso da ajuda de vocês. Eu não conheço muito do assunto mais tenho interesse em aprender e fazer e tempo para isso!

Estou querendo criar um servidor FTP, porém eu quero pegar os arquivos que eu colocar dentro desse servidor de onde eu estiver. ex: vou p/ escola e quando chegar la preciso de um arquivo que está no meu servidor.

Duvidas:

• por onde começar?
  • existe programas que fazem o servidor FTP e tem uma configuração rápida?
  • como faço p/ melhorar a segurança do meu servidor e evitar invasões?
  • é necessário meu PC/servidor ficar ligado 24H, ou eu posso deixar ele ligado e pegar o meu arquivo de onde eu estiver.
  • qual o melhor tipo de SO para fazer este tipo  servidor?

Já vi diversos videos na internet mais explica as coisas por cima ou do inicio e ali para, são videos antigos e não me trazem de forma alguma benefícios apenas duvidas e + duvidas quando penso está no caminho certo algo da errado. então chega de ta misturando as coisas com os videos se alguém puder me ajudar. agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lucas M Machado  certo e si,ito mais que 15gb. acredito que por volta de 500gb. porém eu não quero depender de empresas. confesso que nem procurei tanto sobre os de nuvem. não sei se seria mais fácil a criação dele e a diferença entre os de FTP. eu me interessei pelo FTP por conta que.

criação, tenho um compartilhamento em rede na minha casa, mas eu me sinto preso só posso compartilhar em minha rede. então o motivo é que eu quero pegar os meus arquivos de onde eu estiver.

Compartilhar este post

Link para o post

@Eduardo Garrix Um servidor para 500Gb de dados? praticamente impossível de achar.. e se achar. certamente não lhe sairá barato.

O melhor que tens a fazer é contratar diversos servidores... e usar um FTP cliente como Filezilla.

Não é viável fazer um servidor caseiro. Não tens como garantir 100% de uptime ou segurança dos dados.

Cogite a nuvem... em vários servidores.

Compartilhar este post

Link para o post

@DiF certo te entendo, tenho muita coisa para guarda nele. não é 100% seguro nada hoje em dia e na verdade nunca foi, sempre somos vunerável e pelo fato de dinheiro, sim é melhor um caseiro. foi por isso também que optei por um caseiro. como eu disse só quero ter meu propio servidor e pega-los de onde eu estiver.

Editado por Eduardo Garrix
+ informação

Compartilhar este post

Link para o post

@Eduardo Garrix Na verdade em tese você gasta mais  com servidor caseiro do que alugando um.

1) conta de luz aumenta porque seu PC deve ficar ligar 24h/7 dias da semana

2) Precisa de um IP fixo, existe o no-ip mas  dá problema as vezes aí é dor de cabeça

3)Sua internet precisa veloz e de preferência  com banda de tráfego enorme. Manter um servidor com internet caseira não é recomendado e além de ser extremamente vulnerável(chega ser o dobro ou mais do que um servidor profissional)

Planos de internet corporativa são extremamente caros a ponto de não ser viável assinar. Um exemplo aqui na minha cidade o plano corporativo para servidores não sai por menos de 800 a 1000 mensais porque a taxa de upload/download são a mesma o que é indicado para servidores.

Em resumo, você terá um péssimo servidor mesmo, seus dados podem ser perder ou vazar a qualquer momento e seu pai ou mãe ficará de cabelo em pé com a conta de luz.

É muito mais garantido e barato que você gaste seu dinheiro em HD externo ou interno de 1Tb para guardar seus dados importantes.

HJ em dia você pode comprar um case  sata e usar um HD de notebook como HD externo.. ou comprar direto um externo.

Gravar os dados em mídia blu-ray é uma boa pedida.. ainda mais se for dual layer, onde respectivamente 25Gb e 50Gb são a capacidade deles.

Se faz muita questão que seja online, então procure por um servidor dedicado.. mas não pense que será barato.. em média um servidor com 500 Gb sai por 400 reais ou um pouco mais mensais ... chegando até um pouco mais de 700 para 1 Tb de espaço.

PS: não há problema nenhum em depender de "empresas" até porque elas estão aí para isso mesmo. 

Repito e ratifico:  Esqueça a ideia de servidor caseiro

Se fosse para aprendizado de configuração e etc.. até poderia recomendar um caseiro. Mas para uso diário NÃO

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@DiF gostei do que você explicou faz sentindo mas também seria para meu aprendizado. pretendo estudar toda essa área futuramente, ano que vem vou começar uma faculdade distante de onde moro e eu só irei voltar para casa 3x na semana. pretendo estudar e eu aceitaria qualquer ensino desde de que seja com mais complexidade ou pouca. gosto de aprender coisas novas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais