Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Estou começando agora a programar PIC e montei um circuito básico de teste para piscar um LED. Uso um PIC18F2550 e um cristal de 8MHz como oscilador.

O PROBLEMA:

O teste funcionou, mas não está temporizando corretamente. Coloquei o intervalo de 250mseg entre as piscadas, mas o tempo real está muito maior. O código é este abaixo. Alguém sabe o que errei?

Obrigado.

#include <18f2550.h>
#fuses HS
#use standard_io(a)
#use delay(clock = 8000000)

main()
{
    while (1)
    {
        output_high(pin_a0);
        delay_ms(250);
        output_low(pin_a0);
        delay_ms(250);
    }
}

• Membro VIP
Postado

sou phd em pisca led mas não em ccs. Este com suas libs prontas inibem a compreensão do hw interno do pic que é relativamente simples. Tente debugar ou rodar passo a passo pra ver alguma temporização da rotina delay (vulgo perda de tempo). Sugiro no entanto procurar entender/usar os timers do mc que tendem a dar precisão nas temporizações. Relativamente simples de entender, de quebra vai adquirir algum conhecimento.

Ou se preferir o caminho + fácil, aguarde algum phd no seu compilador. Pode ser alguma cagadinha bem básica.

• Curtir 1
Postado

Quanto tempo esta demorando?coloca 10s,e veja quanto demora.As vez pode ser problema no seu circuito do crystal.

Quando há problema no crystal,por default troca o crystal pelo oscilador interno,ai basta desativar com este fuse:

#FUSES NOFCMEN                   //Fail-safe clock monitor disabled

Adiciona esta linha no seu código,e verifica se fica piscando,provavelmente não vai piscar mais.Caso aconteça isto,problema e na parte do circuito do crystal.

Sugestão:#use delay(clock=8MHz,crystal=8MHz)//fica mais explicito que o crystal é de 8mhz e clock também,além de ele adiciona pll e hs automatico

• Curtir 1
Postado

Olá "Não Sei".