Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Lele_Morrison

Superaquecimento após travar

Recommended Posts

Boa tarde pessoal do Fórum,

 

Ontem presenciei algo bastante estranho com meu computador.

Deixei ele ligado sem fazer nada (IDLE) e fui jantar. Quando volto pro quarto e abro a porta, percebo que o ar está bem quente e sinto cheiro de "metal quente" (quem já viu uma placa de vídeo superaquecer sabe de que cheiro estou falando). Olho pra tela do computador e ele está completamente travado. Não é um típico blue-screen, a tela estava toda tomada por uma cor "verde limão".

Na hora desliguei tudo da tomada e liguei novamente. No novo start-up, percebi que o cooler da placa de vídeo começou a girar intensamente, ou seja, eu presumi que a placa de vídeo estava emanando o cheiro.

O computador funciona perfeitamente como sempre.

 

Eu gostaria de saber se alguém poderia me explicar que raios aconteceu. A minha placa é uma Radeon R9 380. Ela tem um sistema de refrigeração tão eficiente, que EM IDLE, o cooler NÃO precisa sequer girar. Por que cargas d'água o computador superaqueceu APÓS travar? A impressão é que por algum motivo, a placa de vídeo começou a rodar no máximo depois do travamento e o cooler não acompanhou porque os drivers não estavam mais funcionando. Isso deveria acontecer???? Isso me fez questionar seriamente todas as vezes que deixou o computador ligado por 24-48 horas rodando o PRIME95 e não estava no local. Acho que até risco de incêndio eu corri ontem.

 

Qual a sua opinião sobre? O que pode ter acontecido????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lele_Morrison, qual a necessidade de deixar rodando o Prime? Provavelmente foi exatamente o que você falou, a placa de vídeo começou a processar e o cooler não acompanhou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Victor Hugo S. Lima

Não estava rodando o PRIME.

Estava em IDLE, o computador estava totalmente parado, aí eu fui jantar e quando voltei estava travado e muito quente.

 

O que eu disse do PRIME é sobre uma situação hipotética. Supondo que eu precise algum dia testar a estabilidade de um overclock e por isso deixe o PRIME rodando por 24 horas por exemplo. Já fiz isso umas 2 ou 3 vezes, mas questiono se isso é algo realmente seguro a se fazer.

Editado por Lele_Morrison

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lele_Morrison, o overclock é para jogos? O ideal é que teste no próprio game o overclock. Testes de stress é coisa de "loja" que quer mostrar que fez todos os "testes" antes de sair da loja. Imagine um carro, você não precisa andar com ele a 200 por hora até o tanque de gasolina acabar, primeiro porque ele não foi feito para isso, não é fórmula 1. Segundo que vai criticar a vida útil do aparelho.

 

O segundo melhor jeito de testar performance é Benchmark, estilo Unigine ou PCmark/3DMark. Nada de testes sintéticos, a não ser que seja a memória.

 

O melhor jeito é no próprio game.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Victor Hugo S. Lima

Obrigado pela atenção Victor.

 

O overclock em si não é o foco do problema agora. Mas comentando:

 

O overclock é principalmente para jogos, porque como você pode ver da configuração da minha assinatura, o meu computador é uma boa "mescla" entre passado e futuro, ou seja, mobo+processador são de 7 anos atrás e a placa de vídeo é bastante atual. Pra compensar isso, subi o clock do processador de 2.8 para 3.8 GHz e assim consigo rodar qualquer game atual em 60 FPS.

Eu discordo a respeito de um teste com o PRIME não ser necessário. Testar um overclock em jogo pode ser um bom método, mas se o computador está realmente 100% estável, só um teste de stress realmente "cabeludo" consegue determinar. No meu caso, o meu overclock passou no teste de stress do PRIME, ou seja, estou relativamente tranquilo (isso no começo do ano).

 

Mas não vamos tirar o foco da questão.

 

O meu exemplo com o PRIME foi um mero exemplo de deixar o computador ligado o dia inteiro. O meu problema ontem foi muito além disso, pois o computador estava em IDLE e em tinha ficado meros 30 minutos longe dele e ele quase fritou. Com certeza muitos muitos muitos integrantes da nossa comunidade deixa o PC ligado durante dias.

Eu gostaria de saber o que pode ter acontecido comigo ontem.

 

Abraços!

 

 

Editado por Lele_Morrison

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também desligo o meu raramente, hehehehe! Acho que o seu caso foi um problema isolado na placa de vídeo mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×