Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Lele_Morrison

Superaquecimento após travar

Recommended Posts

Boa tarde pessoal do Fórum,

Ontem presenciei algo bastante estranho com meu computador.

Deixei ele ligado sem fazer nada (IDLE) e fui jantar. Quando volto pro quarto e abro a porta, percebo que o ar está bem quente e sinto cheiro de "metal quente" (quem já viu uma placa de vídeo superaquecer sabe de que cheiro estou falando). Olho pra tela do computador e ele está completamente travado. Não é um típico blue-screen, a tela estava toda tomada por uma cor "verde limão".

Na hora desliguei tudo da tomada e liguei novamente. No novo start-up, percebi que o cooler da placa de vídeo começou a girar intensamente, ou seja, eu presumi que a placa de vídeo estava emanando o cheiro.

O computador funciona perfeitamente como sempre.

Eu gostaria de saber se alguém poderia me explicar que raios aconteceu. A minha placa é uma Radeon R9 380. Ela tem um sistema de refrigeração tão eficiente, que EM IDLE, o cooler NÃO precisa sequer girar. Por que cargas d'água o computador superaqueceu APÓS travar? A impressão é que por algum motivo, a placa de vídeo começou a rodar no máximo depois do travamento e o cooler não acompanhou porque os drivers não estavam mais funcionando. Isso deveria acontecer???? Isso me fez questionar seriamente todas as vezes que deixou o computador ligado por 24-48 horas rodando o PRIME95 e não estava no local. Acho que até risco de incêndio eu corri ontem.

Qual a sua opinião sobre? O que pode ter acontecido????

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lele_Morrison, qual a necessidade de deixar rodando o Prime? Provavelmente foi exatamente o que você falou, a placa de vídeo começou a processar e o cooler não acompanhou.

Compartilhar este post

Link para o post

@Victor Hugo S. Lima

Não estava rodando o PRIME.

Estava em IDLE, o computador estava totalmente parado, aí eu fui jantar e quando voltei estava travado e muito quente.

O que eu disse do PRIME é sobre uma situação hipotética. Supondo que eu precise algum dia testar a estabilidade de um overclock e por isso deixe o PRIME rodando por 24 horas por exemplo. Já fiz isso umas 2 ou 3 vezes, mas questiono se isso é algo realmente seguro a se fazer.

Editado por Lele_Morrison

Compartilhar este post

Link para o post

@Lele_Morrison, o overclock é para jogos? O ideal é que teste no próprio game o overclock. Testes de stress é coisa de "loja" que quer mostrar que fez todos os "testes" antes de sair da loja. Imagine um carro, você não precisa andar com ele a 200 por hora até o tanque de gasolina acabar, primeiro porque ele não foi feito para isso, não é fórmula 1. Segundo que vai criticar a vida útil do aparelho.

O segundo melhor jeito de testar performance é Benchmark, estilo Unigine ou PCmark/3DMark. Nada de testes sintéticos, a não ser que seja a memória.

O melhor jeito é no próprio game.

Compartilhar este post

Link para o post

@Victor Hugo S. Lima

Obrigado pela atenção Victor.

O overclock em si não é o foco do problema agora. Mas comentando:

O overclock é principalmente para jogos, porque como você pode ver da configuração da minha assinatura, o meu computador é uma boa "mescla" entre passado e futuro, ou seja, mobo+processador são de 7 anos atrás e a placa de vídeo é bastante atual. Pra compensar isso, subi o clock do processador de 2.8 para 3.8 GHz e assim consigo rodar qualquer game atual em 60 FPS.

Eu discordo a respeito de um teste com o PRIME não ser necessário. Testar um overclock em jogo pode ser um bom método, mas se o computador está realmente 100% estável, só um teste de stress realmente "cabeludo" consegue determinar. No meu caso, o meu overclock passou no teste de stress do PRIME, ou seja, estou relativamente tranquilo (isso no começo do ano).

Mas não vamos tirar o foco da questão.

O meu exemplo com o PRIME foi um mero exemplo de deixar o computador ligado o dia inteiro. O meu problema ontem foi muito além disso, pois o computador estava em IDLE e em tinha ficado meros 30 minutos longe dele e ele quase fritou. Com certeza muitos muitos muitos integrantes da nossa comunidade deixa o PC ligado durante dias.

Eu gostaria de saber o que pode ter acontecido comigo ontem.

Abraços!

Editado por Lele_Morrison

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também desligo o meu raramente, hehehehe! Acho que o seu caso foi um problema isolado na placa de vídeo mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais