Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador a 100% de uso e vga a 20%


Posts recomendados

Ultimamente ando percebendo pouco desempenho em meu pc quando estou jogando CS:GO, enquanto amigos meus que tem pcs iguais ao meu rodão a 70 fps, o meu fica em 20/30 fps, e percebi que o uso do meu processador fica a 100% enquanto da vga fica a 10/20%

 

Meu pc:

Intel Pentium E5800 3.20 GHz

Gigabyte G31M-ES2C

4gb ram (2x2)

NVIDIA Geforce 9600 GT 1gb

HD 500gb

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso pode ter váááários motivos, desde superaquecimento, drivers ou até malwares.

E como "iguais" são os PCs dos seus amigos? Todos eles também tem um Pentium E5800?

 

Antes de qualquer coisa, quais programas você usou para medir o uso do CPU e da VGA?

 

Segundo, seu processador é bastante ultrapassado (não por ser de 2010 - mas pelas especificações dele mesmo... dual core, Pentium, Cachê L2 limitadíssimo, não tem sequer um SSE4.1 que qualquer Core2Quad fabricado antes desse Pentium tinha, etc.), para um jogo relativamente "recente" eu não esperaria nada diferente do que o que você está obtendo.

 

É provável que o processador esteja gargalando totalmente o sistema, de tal forma que a GPU consegue com 20% de desempenho dar conta de tudo que o processador "entrega" a ela.

 

 

adicionado 0 minutos depois

Ah sim. Após descrever exatamente com quais programas você obteve estes valores de uso, aproveita e posta as temperaturas que seus componentes atingem durante o gameplay. Temperaturas do processador, placa de vídeo e northbridge, por gentileza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, um Core2Quad é como uma Mercedez e seu Pentium E5800 um Golzinho. Mundos completamente diferentes.

Eu realmente diria que seu processador não está dando conta.

 

Ok, MSI Afterburner está OK. Quais as suas temperaturas?

 

Sobre a atualização.

 

O ideal era trocar o sistema para algo mais atual, por exemplo com um i5 e uma mobo compatível.

Mas a estratégia de mudar para um Core2Quad partindo do seu sistema pode ser considerada boa, levando em conta que ambos possuem o mesmo Socket, ou seja, você não precisaria trocar a placa-mãe.

 

Mas eu não atualizaria para um Q6600, porque:

- creio que hoje em dia você conseguira um Q9xxx pagando um pouquinho mais

- acredito que mesmo ele não tenha capacidade suficiente para rodar um jogos mais atuais

- ele é ruim com overclock

 

Eu recomendaria um Q9550. E se possível (se sua mobo conseguir), tentaria fazer um pequeno overclock até pelo menos 3.4 GHz (bastaria jogar o FSB a 400MHz, eu consegui isso no meu sem sequer alterar as tensões).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No afterburner enquanto jogo a temperatura da cpu fica entre 60°C, e 70°C no maximo quando o dia esta muito quente, ja a gpu fica em 50°C a 60°C

 

De acordo com essa imagem minha placa-mãe suporta o Q9550 certo?

 

Percebi que você usa um Q9550 com uma R9 380, pensei em pegar um Q9550 com uma R7 360, é uma boa config? a vga ira pegar por ser PCI-E 16x 3.0 e minha mobo pelo que pesquisei PCI-E 1.0, ja fiz esta pergunta em outro topico porém ainda tenho minhas duvidas

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As temperaturas estão ótimas...

A da VGA está na verdade até baixa demais, o que só reforça a tese de que o gargalo da CPU é tanto, que a VGA não dá tudo que poderia dar...

 

Sim, a sua Placa-mãe suporta o Q9550!

Mas perceba que existem nessa tabela DOIS Q9550. Você deve dar preferência de compra ao que está duas linhas acima da linha que você marcou, o revisão E0 (ver coluna "Stepping").

 

A sua placa-mãe não suporta apenas PCI-E 1.0, mas sim 2.0 ! Dá uma conferida. Mas dei uma pesquisada e até onde vi, ela roda o 2.0! Usar como 2.0 uma VGA supostamente feita para 3.0 não dá diferença alguma na performance! Mas se sua placa-mãe realmente for PCI-E 1.0, então vai dar diferença sim...

 

Por fim, último ponto, VGA.

Sim, uso uma R9 380 com o Q9550, mas antes de tudo, perceba na minha assinatura que meu processador está overclockado a 3.8 GHz!!

Use este site para avaliar as placa de vídeo:

http://www.futuremark.com/hardware/gpu

 

Como pode ver, temos o seguinte ranqueamento:

 

R9 380: Posição 31

R7 360: Posição 68

A 9600 GT nem sequer aparece mais...

 

Ou seja, pular de uma 9600 GT para uma R7 360 vai fazer uma BAITA diferença pra você.... mas você não poderá esperar o mesmo resultado que eu obtenho com minha R9 380. Contudo, acredito que para um CS:GO, ele será beeeem mais que suficiente!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!