Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

Dado os números x e y preencha um vetor com os primeiros x numero múltiplos de y

Recommended Posts

Visitante

gente por favor me ajudem, não consigo, esse é o exercício:

1 - Dado dois números inteiros X e Y, preencha um vetor em que é armazenado os primeiro X números múltiplos de Y.

Exemplo:

Entrada: 

6

10

Saída:

10

20

30

40

50

60

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezado,

Seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware; obrigado por sua participação! :)

Quanto à sua dúvida, para podermos lhe ajudar, nós precisamos de mais alguns detalhes, tais como:

• parte do código que já foi feito;
  • caso não tenha um código feito, qual o algoritmo que você pretende usar para resolver o problema;
  • você tem experiência com esta linguagem de programação?

Por favor, não leve para o lado pessoal, mas o nosso objetivo principal aqui é ajudar você a resolver o problema, se simplesmente postássemos um código já pronto, você nunca aprenderia de fato... ;)

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    0
    Visitante
    1 hora atrás, DiF disse:

Prezado,

Seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware; obrigado por sua participação! :)

Quanto à sua dúvida, para podermos lhe ajudar, nós precisamos de mais alguns detalhes, tais como:

• parte do código que já foi feito;
    • caso não tenha um código feito, qual o algoritmo que você pretende usar para resolver o problema;
    • você tem experiência com esta linguagem de programação?

Por favor, não leve para o lado pessoal, mas o nosso objetivo principal aqui é ajudar você a resolver o problema, se simplesmente postássemos um código já pronto, você nunca aprenderia de fato... ;)

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

eu entendi do que se trata o exercício porém não estou conseguindo aplicar na prática, o algoritmo: seria mais ou menos assim: meu usuário vai entrar com 2 números, o primeiro determina a sequência, como no exemplo: 6 é a sequência, e com essa sequência eu vou achar os primeiros 6 números múltiplos de 10, o problema meu é com vetor, eu sou péssimo a lógica da questão é bem simples.

Compartilhar este post

Link para o post

@AprendendoC Tente faze-lo  mesmo que errado. 

Não programo em C, mas é basicamente uma lógica simples.

Primeiro passo é você saber como achar um número múltiplo de algo.

Podes utilizar o laço de for.  e depois inserir os valores dentro do vetor.

Por exemplo

int i;
    for( i=3 ; i <= 6 ; i += 3){
      printf("%d\t" , i );
    }

Neste exemplo ele iria informar quais são os 6 primeiros números múltiplos de 3.

Resultaria em: 3, 6, 9, 12, 15 e  18.

Sabendo isso, você pode implementar dinamicamente para a quantidade que entrar e o valor que será.

Por exemplo no seu exercício pede que entre o número de valores e de quem será o múltiplo.

Colocando no código você substitui o i = 3  por i = 6  e  o i += 3  por  i += 10

Com isso você terá o resultado descrito no seu post 10, 20, 30, 40, 50 e 60.

Só que não interessa você inserir o valores fixos.. você quer saber isso dinamicamente... então para isso

você terá que ter uma variável para o i  e outra para o valor múltiplo.

por exemplo:

int i, qtdNum, valorMultiplo;

printf("Digite a quantidade de valores: "); 
    scanf("%d", &qtdNum);

printf("Digite o valor múltiplo: ");
    scanf("%d", &valorMultiplo);

for( i = valorMultiplo; i <= qtdNum; i += valorMultiplo){
     printf("%d\t" , i );
    }

Tudo que foi feito  é receber os valores digitados e aplica-los no for.

Com isso você obtém os múltiplos do valorMultiplo.

Agora pense como pegar este resultado e inserir no array de N elementos, onde o N é o valor de qtdNum.

PS: como não programo em C, posso ter errado algo ali.. mas considere o exemplo só um norte. você não deve copiar e nem colar. Tente implementar para aprender!

Deixo algumas leituras

https://pt.wikibooks.org/wiki/Programar_em_C/Vetores

http://www.redes.unb.br/~udias/cpe/aula06.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais