Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
diisenese

PC liga rápido, porém fica com o sistema lento

Recommended Posts

Então gente, tenho um Windows 10 em um SSD de 120 GB e ele roda perfeito. Mas de algumas semanas para cá, ÀS VEZES, ele liga meio de mal com todo mundo hahaha. Ele demora o mesmo tempo de sempre para ligar, mas assim que o sistema é iniciado, abrir programas se torna uma tarefa muito difícil. E o avast e o onedrive que iniciam com o PC demoram uns 2 minutos para aparecer na barra de tarefas. Acontece que isso não melhora, e o pc só volta ao normal assim que eu reinicio. Isso acontece algumas vezes só. E tem dias que nem acontece. Não sei o que pode estar errado. Já olhei os programas que estão inicializando com o PC e está tudo normal. Tem algum programa que eu possa analisar tudo o que está acontecendo no momento em que o pc é ligado para saber a causa desse problema?

Além disso, tem outra coisa com problema, mas não sei se tem relação. Eu não estou conseguindo instalar o último driver da nvidia de jeito nenhum. É a versão 376.19. Eu tento instalar pelo Geforce Experience e depois de um tempo "Preparando a instalação", uns 5 minutos desse jeito, ele fala "A instalação não pode continuar. Ocorreu um erro.", só isso. Sem código nenhum. Isso acontece tanto com a instalação expressa como a instalação personalizada.

Estou olhando para o gerenciador de tarefas agora, e o meu SSD ficou bastante tempo em 100% de uso e agora está com o uso normal (é razoável comentar que eu liguei o pc há alguns minutos e não houve nenhuma lentidão). O que pode ter de errado?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

@diisenese Vamos lá 1° Veja o espaço que você está deixando no seu SSD amigo. A primeira dica para preservar a vida útil do seu SSD é nunca preencher toda a capacidade do seu disco sólido, ou seja, sempre deixe um espaço livre na unidade. Isso porque os novos arquivos e carregamentos exigem espaço livre para que funcionem corretamente. Por isso, o recomendado é deixar pelo menos 25% do espaço livre para evitar problemas. Ou seja, em um SSD de 128 GB, tente deixar pelo menos 32 GB livres. Em um de 256 GB, 64 GB livres, e por aí vai. Se o seu SSD estiver lotado de coisas que você não usa pode causar lentidão nele.

Fonte: Tecmundo

Compartilhar este post

Link para o post
19 minutos atrás, O Monge disse:

@diisenese Vamos lá 1° Veja o espaço que você está deixando no seu SSD amigo. A primeira dica para preservar a vida útil do seu SSD é nunca preencher toda a capacidade do seu disco sólido, ou seja, sempre deixe um espaço livre na unidade. Isso porque os novos arquivos e carregamentos exigem espaço livre para que funcionem corretamente. Por isso, o recomendado é deixar pelo menos 25% do espaço livre para evitar problemas. Ou seja, em um SSD de 128 GB, tente deixar pelo menos 32 GB livres. Em um de 256 GB, 64 GB livres, e por aí vai. Se o seu SSD estiver lotado de coisas que você não usa pode causar lentidão nele.

Fonte: Tecmundo

Então cara, todos os jogos que possuo estão no meu HD. O que fica no SSD são programas menores, mas que se beneficiam muito com o ssd, tem o próprio sistema, o google chrome, ambientes de desenvolvimento, office, e mais alguns programas. Tenho certeza  todos os programas no SSD não somam nem 40 GB. Acontece que estou percebendo que a quantidade de espaço livre está diminuindo muito rápido. Há 2 dias eu vi que estava só com 28 GB livre. Usei o CCleaner e fiquei com 36 GB. Aí estou vendo nesse exato momento e está com 30,7 GB. Eu sei que existe arquivos temporários do navegador, mas não estou baixando nenhum programa novo no SSD, não sei o que está comendo tanto espaço

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@diisenese Tá amigo não use CClean, esse programa tem mania de excluir registros importantes do windows, eu te recomendo você baixar o glary utilities, ele mostra o que está consumindo em seu HD/SSD, de forma bemm detalhada muito bom, baixe e veja ai você ver o que está consumindo em seu SSD.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@O Monge  Sou obrigada a discordar. Espaço ocioso no SSD não preserva a vida útil de qualquer forma. Utilizar menos prolonga, mas mesmo assim com os SSDs atuais esse ganho é negligível a não ser que você reescreva todo o conteúdo do SSD todo dia.

Ele deve, é claro, deixar espaço o suficiente para o sistema funcionar, no entanto 25% é um número um tanto quanto arbitrário. Deve ser apenas o suficiente para o sistema funcionar. Varia de acordo com o sistema, configurações e até mesmo RAM instalada.

@diisenese Você já verificou se está infectado? E ironicamente outra coisa que pode pesar bastante é antivirus. AVG por exemplo é notório por causar lentidão ao iniciar, e  acho que o avast também é um pouco pesado.

Tente iniciar em modo de segurança, abrindo o gerenciador de tarefas (CTRL+SHIFT+ESC) e observando a performance dos componentes o quanto antes.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@NihalSe você tem um SSD de 120gb como o do amigo, me responda pra que deixar programa que você n vai utilizar consumindo espaço? no maximo o SO e algum jogo que ele jogue toda hora e que tenham loadings demorado como BF1 por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@O Monge No caso dele e no meu mesmo eu uso um SSD para deixar ele com progrmas que maius utilizo, a não ser que eu tenho um SSD de 1tb que vai demorar muito por causa do preço.

adicionado 1 minuto depois

@diiseneseAmigo veja essa máteria https://www.tecmundo.com.br/ssd/56274-ssd-guia-completo-configuracoes-voce-ter-o-maximo-desempenho.htm, fiz os mesmo passos e meu SSD tem um bom desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post

Calma pessoal, não vamos discutir hahaha

@Nihal Estou fazendo a verificação agora, porém o avast nunca me causou lentidões. Todos os programas essenciais para mim sempre estiveram no pc desde que eu instalei o Windows 10 e nunca tive problemas.

@O Monge Estou baixando o Glary Utilities e sei que os loadings dos jogos é mais rápido por causa do SSD, mas todos os meus jogos estão no HD, apenas Origin e Steam que estão no SSD. (E mesmo o BF1 estando no HD, o mapa está carregando rápido até, comparado ao BF4 e BF3).

Gente, tem uma coisa meio estranha que eu queria falar. Acabei de olhar de novo, e agora o pc está falando q ue tenho 38 GB de espaço livre no SSD. Até alguns minutos atrás era 30 GB e eu nao fiz absolutamente nada.

Compartilhar este post

Link para o post

@O Monge Mas não é só perda, é ganho também. Ta bem estranho

Compartilhar este post

Link para o post

@diisenese Outra coisa: Por algum caso usa Photoshop? O Photoshop por exemplo ode criar arquivos temporários monstruosos os quais não são excluídos se o programa não for fechado corretamente.

Ele não seria o único programa a criar arquivos temporários, o próprio Windows vai criando ao instalar atualizações; sem falar em pagefile e hiberfil.sys. E os drivers de GPU não são pequenos, se baixou vários estão lá ocupando espaço.

Existe um programa um tanto quanto antigo, porém muito útil para verificar o que está ocupando espaço em partições chamado SpaceMonger. Ele não precisa nem ser instalado. É freeware e de livre distribuição, se quiser dou upload da minha cópia.

Ele gera uma tela nesse estilo:

image16.png

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@diisenese É man esses SSD na PNY é complicado aq na loja a galera reclama d+ semana passada veio um falando que queria RMA porque o ssd iniciava igual o HD antigo dele, ai eu vou fazer o que tenho que enviar e ficar no preju né

adicionado 1 minuto depois

@diisenese Monitore com o programa que eu disse ou com o da amiga @Nihal, que n precisa instalar e veja o resultado

Compartilhar este post

Link para o post

@Nihal não tenho Photoshop, mas gostaria hahaha já é bom saber disso caso eu venha a ter.

Coloquei uma foto aí do armazenamento no SSD. O programa é muito bom, obrigado @O Monge

Lá embaixo está falando que tem 42 GB livre, mas é porque eu tirei 4 GB de arquivos temporarios com esse programa. E com ele eu descobri que os drivers da nvidia realmente pesam muito (5 GB) e o spotify é um ***** (3GB, e olha que eu nem baixo as músicas). Mas mesmo assim o que me preocupa é esses 8GB que apareceram do nada que eu mencionei alguns posts acima e o pc que volta e meia está ligando bem lento e eu ainda não sei o que é.

Ah, e o escaneamento do avast pegou um vírus, ainda ta rolando...

Armazenamento.PNG

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@diisenese  Deve ser só cache. Como falei o próprio sistema cria arquivos que pesam.

Não esqueça de fazer o teste de iniciar em modo de segurança caso após remover os vírus continue com lentidão suspeita.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Nihal Se continuar com esta lentidão, o que eu devo procurar quando ligar o pc em modo de segurança?

E você sabe como eu posso excluir as instalações de drivers antigos da Nvidia? Porque eu tenho certeza que um driver só não pesa 5 GB

Compartilhar este post

Link para o post

@diisenese  Entre no gerenciador (CTRL+SHIFT+ESC) e cheque performance. Talvez não seja só o disco, mas você esteja vendo apenas ele pois não consegue entrar no gerenciador à tempo.

Se não me engano as atualizações antigas não estão mais instaladas, então é só deletar as pastas. Mantenha apenas a mais atual, e se quiser segurança, a pasta de alguma outra versão que saiba não ter bugs. Aqui há um guia listando os locais onde a NVidia larga seus arquivos antigos, haha.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Nihal @O Monge Então, continuou acontecendo isso do PC ligar lento.. só que agora ele liga lento, depois fica normal, quando se está usando programas leves, e aí se eu ligo o BF1, o próprio jogo trava muito e eu tenho quase certeza que não é do jogo. Aí num alt+tab entre Google Chrome e jogos, que sempre foi suave pra mim, foi bem lento e até para abrir alguma pasta foi bem sofrido.

Reiniciei o pc em modo de segurança (que ligou em tempo record) e logo em seguida abri o gerenciador de tarefas, fui na aba desempenho, mas só tinha o CPU e a Memória lá. Não pude ver nenhum disco. Mas com o CPU e a Memória pareciam estar tudo bem.

Edit: O vírus que o avast pegou foi um trojan besta

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@diisenese Amigo, olha está muito estranho viu eu estou suspeitando que seja problema com o seu SSD, vamos fazer assim, vai dar um pouco de trabalho porém pode ser a solução. Instale seu OS sistema operacional no HD convencional, depois disso instale algum game pode ser o BF1 mesmo, rode o jogo normal e veja se vai acontecer a mesma coisa que acontece com o SSD. Para ser sincero não era para está assim n viu, eu tenho um SSD de 120gb bem bacana inicia rápido etc, e olha que ele está apenas com 15gb sobrando que n é o recomendado,veja isso e me mostre o resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

@diisenese Também estou começando a desconfiar do SSD, mas antes seriam bom eliminar dois problemas muito mais comuns: Temperaturas e fonte.

Qual é a marca e modelo da sua fonte?

Já acompanhou as temperaturas com um programa tipo o HWMonitor para confirmar que não é throttle por superaquecimento?

Compartilhar este post

Link para o post

@O Monge @Nihal Está bem estranho mesmo, mas vou tentar restaurar o PC para um passado recente e ver se o problema está em alguma coisa do PC.. se continuar com problemas, eu testo a chance do SSD estar com problemas

A fonte é um Venom 550W, pode não ser aquelas coisas, mas as temperaturas do PC estão perfeitas

Compartilhar este post

Link para o post

@O Monge @Nihal então gente.. demorei um tempo pra responder aqui porque queria certificar que o problema tinha desaparecido. Enfim, eu restaurei o PC e ele corrompeu algum arquivo e o Windows não iniciava mais. Tive que gravar a imagem do windows em um DVD para recuperar ele, e deu certo, porém o windows tava muuuito lento. Restaurei de volta e deu erro de novo, tentei mais uma vez e acusou o mesmo erro, só que o Windows iniciou numa boa. E agora todas as vezes que eu ligo o PC, está iniciando rápido e sem aquela demora que eu relatei desde o começo.

Mas de tanto restaurar o windows, eu acho que ele está com alguns arquivos duplicados (isso é só uma suposição minha) porque o armazenamento do SSD baixou de 42 GB, desde a ultima foto que eu mandei aqui, para 20 GB. Mesmo assim, o pc está bem rápido e até consegui atualizar o drive da Nvidia que não estava conseguindo.

Armazenamento 2.PNG

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais