Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Daniel Iannini

Pc só dá vídeo com placa off

Recommended Posts

Olá pessoal tudo bem? 

Bom, ta acontecendo algo muito estranho e gostaria de saber se alguém já teve o mesmo problema e pode me ajudar.

Eu tenho uma placa de vídeo bem fraquinha (8400 gs) e eu estava querendo usar apenas a placa de video onboard do meu pc (intel hd graphics 2000, meu processador é um I5 2310 2.9 ghz).

No entanto o problema é que o computador só dá vídeo quando a placa offboard está sendo usada. 

Já resetei o  sistema da "Bios", reconfigurei pra utilizar o vídeo onboard mas não funciona de jeito algum. 

Por fim, creio que a placa onboard pode ter queimado. Mas antes preferi tirar dúvida com alguma pessoa que pode ter acontecido o mesmo problema e porventura saiba uma solução.

Agradeço =D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Heheh pode perguntar sim! Até porque tem gente q realmente deixa alguns detalhes como esse passar.

Mas sim, conectem o cabo vga que sai do monitor pra o vga da placa-mãe. Quando eu faço esse procedimento eu retiro a placa de vídeo offboard pra utilizar apenas a on. 

adicionado 0 minutos depois

*conectei

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Daniel Iannini  Ok. Qual cabo está usando? Já tentou usar um cabo VGA?

E outra coisa, conseguiu confirmar que está iniciando corretamente? Se tiver um speaker e a placa-mãe suportar conecte. Ela deve dar uma sequência de beeps caso não detecte nenhuma placa de vídeo.

Compartilhar este post

Link para o post

@Nihal Eu estou usando um cabo vga sim. 

Não tenho como confirmar se inicia corretamente pois estou sem um speaker.

Mas percebo que no teclado, as luzes acendem, e eu consigo acender e apagar o num lock como se estivesse na tela do setup, mas depois trava.

Compartilhar este post

Link para o post

@Daniel Iannini Ok. É que às vezes essas onboard têm dificuldades com drivers e saídas digitais.

Seria bom arranjar um speaker para ver o que está acontecendo. É estranho dar post e então travar. Me faz quase pensar que está chegando no Windows e tendo problema ao carregar o driver, mas dificilmente travaria assim, normalmente só não dá vídeo. Pode até ser algo com a RAM, já que vídeo integrado precisa dela para funcionar.

De qualquer forma tem como postar marca e modelo da sua fonte? O computador deveria consumir menos energia com a onboard, mesmo sendo levemente superior à dedicada, mas sei lá, muitos problemas de instabilidade se revelam culpa de fonte ruim, é sempre bom saber o modelo, nem que seja para descartar a possibilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, segue a foto da fonte.. Tem uma questão que eu tenho observado.. O cooler dela não está acionando quando liga o pc. Só quando o processador está sendo exigido. Eu pesquisei sobre e tem algumas fontes que tem essa função automática (mas eu nunca tinha conhecido até então). Já observei também que com horas de uso a fonte não fica quente mesmo sem o cooler girar. 

20161205_233142.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@Daniel Iannini Ok. A questão é: Acionava ao ligar antes? Fontes antigas, principalmente genéricas, podem apresentar desgaste no rolamento dessa fan. Você pode até abrir, fazer uma limpeza e colocar graxa no rolamento, mas não dou 6 meses para voltar o problema. Pode também substituir por uma equivalente, mas...

Se quiser tirar a dúvida pegue uma lanterna e ilumine essa fan ao ligar. Se ela começar a girar bem lentamente antes de ficar 100% é por já estar sofrendo desgaste.

Pela etiqueta ela parece entregar a tensão que promete, só não sei se entrega mesmo. Sua config nem precisaria de tanta energia. Estou vendo que é semi-modular, você pode tentar tirar e recolocar o cabo na fonte e na placa só para garantir que está bem conectado, mas o ideal mesmo seria testar com outra fonte. Tente conseguir com um amigo só para testar.

Já há 3 coisas que você pode fazer para tentar diagnosticar o problema:
- Colocar um speaker e ver se ele te diz algo.

- Usar cabos digitais caso não tenha usado um ainda. Nada garante que a saída VGA da placa-mãe não esteja zuada.

- Testar com uma fonte diferente. Uma de até uns 300W já deve dar e sobrar.

P.s.: Se usar estabilizador ou coisa do tipo tire. Ligue sua fonte direto na tomada.

Editado por Nihal

Compartilhar este post

Link para o post

@Nihal Então, eu não sei se o cooler da fonte girava normal antes porque um amigo meu que me deu o pc tem 3 semanas. O que ele disse é que o cooler gira quando é necessário. E eu tinha observado que acontecia isso mesmo, mas depois parece que parou. 

Eu testei com a fonte do outro pc daqui de casa e o problema continua igual. Percebo novamente que provavelmente consigo entrar no Setup porque eu aperto Del e consigo acender e apagar o numlock normalmente até dar esc e sair do setup. Daí parece que o travamento está quando vai entrar no Windows já que nao trava os leds do teclado.

- Colocar um speaker e ver se ele te diz algo. -> vou ver se arrumo um pra testar mas nao achei entrada na minha placa

- Usar cabos digitais caso não tenha usado um ainda. Nada garante que a saída VGA da placa-mãe não esteja zuada. -> Vou arrumar um cabo DVI pra testar isso. Mas eu ja tentei com HDMI porque minha placa tem saída mas nao funcionou tb.

- Testar com uma fonte diferente. Uma de até uns 300W já deve dar e sobrar. -> fiz isso e o problema continua

obs: Estou usando um filtro de linha que ligo o monitor + pc

Obrigado por estar ajudando =D

Editado por Daniel Iannini

Compartilhar este post

Link para o post

@Daniel Iannini Ok. Coloque o computador direto na tomada só para eliminarmos mais uma variável.

Enquanto não arruma o cabo/speaker ainda pode investigar outra coisa: Sua RAM. Placa de vídeo onboard usa a própria RAM para rodar, memória ruim pode interferir com o funcionamento. Precisa testá-la. Você precisará recolocar a placa de vídeo dedicada para conseguir ver os resultados, um pendrive e paciência.

Pode usar o MemTest86 ou o Hirens Boot para testar. Pelo Hirens pode inclusive aproveitar para testas outras coisas como CPU e mobo logo. Aqui um guia do Hirens:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais