Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
wsr2k2

Data inicio e data fim, aparecer meses

Recommended Posts

Olá galera, td bem?

 

Gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer o seguinte

 

a1                                    b1                                          c1                      d1                      e1

data inicio                     data fim                              mes                     mes                  mes

01/10/2016                   31/12/2016                        outubro              novembro        dezembro

15/11/2016                    25/12/2016                                                    novembro        dezembro

11/10/2016                     10/11/2016                     outubro               novembro

 

 

 

Seria assim, quando colocar a data inicio e data fim, aparacer os meses que ela compreende

 

 

existe alguma maneira?

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 07/12/2016 às 15:50, DJunqueira disse:

Solução proposta.

Exibir meses.xlsx

perfeito, era exatamente isso que precisava.

 

Obrigado pela ajuda.

 

Agora só vou tentar descubrir como usar em  outras ocasiões e como fazer a função passo a passo

 

valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 07/12/2016 às 15:50, DJunqueira disse:

Solução proposta.

Exibir meses.xlsx

olá td bem?:

 

se possível poderia me explicar (ensinar) como fazer o comando, pois, fiquei com dúvidas 

 

obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
=SE($B2>DATAM($A2;DIREITA(Tabela1[[#Cabeçalhos];[ mês 0]]));DATAM($A2;DIREITA(Tabela1[[#Cabeçalhos];[ mês 0]]));"")

=SE($B2>DATAM($A2;DIREITA(Tabela1[[#Cabeçalhos];[ mês 0]]));

 

Se a data em B2 for maior q a data calculada pela função DATAM() q pega a data em A2 e soma o último valor numérico a esquerda do cabeçalho então...

 

DATAM($A2;DIREITA(Tabela1[[#Cabeçalhos];[ mês 0]]))

 

mostra a data calculada pela função DATAM() formatada p/ aparecer com somente mês ("mmmm").

Do contrário deixa a célula em branco.

 

;"")

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutos atrás, DJunqueira disse:

=SE($B2>DATAM($A2;DIREITA(Tabela1[[#Cabeçalhos];[ mês 0]]));DATAM($A2;DIREITA(Tabela1[[#Cabeçalhos];[ mês 0]]));"")

=SE($B2>DATAM($A2;DIREITA(Tabela1[[#Cabeçalhos];[ mês 0]]));

 

Se a data em B2 for maior q a data calculada pela função DATAM() q pega a data em A2 e soma o último valor numérico a esquerda do cabeçalho então...

 

DATAM($A2;DIREITA(Tabela1[[#Cabeçalhos];[ mês 0]]))

 

mostra a data calculada pela função DATAM() formatada p/ aparecer com somente mês ("mmmm").

Do contrário deixa a célula em branco.

 

;"")

 

 

Fiz aqui este comando

 

+se(Tabela1[[#Esta Linha];[data fim]]>datam(Tabela1[[#Esta Linha];[data inicio]];DIREITA(Tabela1[[#Cabeçalhos];[ mês 0]]));Datam(Tabela1[[#Esta Linha];[data inicio]];DIREITA(Tabela1[[#Cabeçalhos];[ mês 0]]))

 

mas está dando erro.

 

na parte do Cabeçalho

adicionado 19 minutos depois

@DJunqueira

 

desculpe a amolação.

 

já consegui colocar na minha planilha o comando e está funcionando ok

 

mas agora o grande x da questão é essa.

 

na planilha anexo tem a base de dados e os meses separados, como posso fazer para quando constar as licenças em certos meses, transpor automaticamente para cada planilha correspondente.

 

ou seja, licença de janeiro a abril, colocar os dados nas planilhas janeiro, fevereiro, março e abril

 

muitissimo obrigado

controlar licenças.xlsx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@wsr2k2 faz muito mais sentido deixar sua base de dados num só lugar do q ficar dividindo ela por meses. Tendo seus dados numa aba só basta filtrar a tabela p/ ver todos os dados de qq mês q você queira e você não terá problemas com integridade de dados, duplicidade, várias abas p/ navegar, etc. Basta apertar um botão e pronto todos os meses q você quer estarão lá. Fazer essa separação não é boa prática, pode ser feita, mas não é recomendável.

 

Adaptei sua planilha p/ ter apenas uma tabela, pois duas tabelas, uma do lado da outra, não faz muito sentido tb já q você vai ter q ficar ajustando uma delas toda hora e assim você perde uma das grandes vantagens das tabelas nomeadas q é auto ajustar as fórmulas p/ a entrada de novos dados.

 

Se quiser imprimir um relatório com colunas específicas você pode usar tabela dinâmica ou nova consulta p/ isso, mas seria apenas mais uma aba.

 

Seja como for, veja se você aprova a ideia, do contrário tentarei te ajudar da maneira q você quiser.

 

Ocultei parte da nova tabela entre J:X, é só reexibir p/ ver como fica.

Controlar licenças.xlsx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@DJunqueira Bom dia, tudo bem?

 

Baixei aqui a sua planilha e achei ótima.

 

Irei usar ela mesmo, apenas ensinar o pessoal que irá alimentá-la para quando for imprimir algum relatório ou acompanhar mês a mês, como filtrar.

 

Porém, me desculpe a falta de conhecimento, mas no caso da planilha que você mandou, como faço para filtrar mês a mês e aparecer os funcionários em todos os meses, 

 

Exemplo:

 

o que ultrapassam meses aparecer junto dos que estão dentro de um mês x.

 

 

Muito obrigado pela ajuda e bom dia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@wsr2k2 Bom dia, q bom q gostou da planilha.

 

Deixei botões com os meses p/ você filtrar, não entendi bem a questão dos funcionários. Muitas vezes é interessante você preencher com dados fictícios a planilha apontando qq dificuldade p/ compreender melhor o problema q você quer apontar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@DJunqueira então, o anexo coloco mais ou menos o que eu disse

 

se eu filtrar pela primeira aba de mês, lá tem o mês fevereiro por exemplo, e na segunda aba (mês 1) também tem fevereiro, porém, fica oculto quando filtro na primeira (mês 0)

 

destaquei em amarelo para mostrar

controlar licenças.xlsx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@DJunqueira olá td bem?

 

ainda não utilizei a Segmentação de dados, estou vendo aqui ainda.

 

Usei sua planilha e ficou ótima, exatamente do que preciso.

 

mas percebi um errinho apenas

 

no caso de quando uma licença começa por exemplo 15/10/2016 e termina 14/12/2016 não aparece nos meses correspondentes, apenas no mês de novembro.

 

Percebi que sempre que o final tiver o DIA menor que o DIA do início, não vai aparecer.

 

Dai coloquei na formula >=  mas mesmo assim não deu certo, porque o MENOR nunca aparece.

 

Tem como colocar <>= na função?

é onde está em vermelho

=SE($J18>DATAM($I18;DIREITA(Tabela1[[#Cabeçalhos];[ mês 0]];2));DATAM($I18;DIREITA(Tabela1[[#Cabeçalhos];[ mês 0]];2));"")

 

valeu

adicionado 1 minuto depois

@DJunqueira Ah meu excel é 2007 acredito que não tenha segmentação de dados

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×