Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações pessoal! 

Comprei um motor de motobomba 1/2cv,  220v, 2 polos (3500 rpm +-) e tem capacitor,  e é monofasico. 

Na minha pouca experiência pensei que poderia controlar a rotação do motor com dimmer,  quando liguei de 0-50% de rotação o motor obedece,  aumenta e diminui,  mas quando ele passa dos 50% o dimmer vira um contato direto e o motor não abaixa a rotação nem colocando o dimmer em 0%... Com motor de ventilador de mesa vai normal. 

Li então na Internet que deveria controlar a largura do pulso com conversor de frequência,  pois com dimmer,  segundo site do Newton Braga,  poderia queimar meu motor. 

Existe algum meio mais barato para controlar o rpm do motor?  Um inversor novo custa aproximadamente 500$!! Eu preciso variar meu motor de 100-3000 rpm de forma linear então descartei polias...  Teria algum esquema em Arduino para um controle simples? 

Desde já agradeço 

• Membro VIP
Postado

dimmer despedaça a tensão e some-se isso à indutância do motor que causa um 'boné véyo' na forma de onda. Imagine agora o que se passa na 'cabeça' do motor sendo que ele espera uma senoide perfeita em suas entranhas. Mas mesmo assim tem gente (ventiladores) que usa dimmer pra controle e tudo bem. Talvez seu motor seja diferente de um de ventilador. Tente colocar snubber rc ou só c em paralelo com motor. Pesquise sobre pois isso foi só intuição.

Postado

@Isadora Ferraz obrigado irei pesquisar. Vendo sobre os inversores... alguns vendedores me recomendaram a comprar um motor trifasico pois nao seria simples adaptar meu mono fasico... já estou num ponto que se encontrar um inversor na faixa dos 500$ estou feliz...

• Membro VIP
Postado

concordo: 1 motor trifásco e um inversor facilita sua vida mas desfalca seu bolso. Dê-se de presente de natal e seja feliz

Postado

Meu dimmer estava com defeito de fabrica.. uma saida dele nao ligava nem lampada nem nada, ele tinha duas L1 e L2,  e a entrada ~, no caso esse modelo poderia acionar ate 2 lampadas no total 1000w.

Como perdi a caixa, troquei o dimmer por outro, agora esta controlando o motor... Mas fiquei com medo de queimar o motor, não sei se meu motor tem induzido de partida, que o pessoal diz derreter se ligar com dimmer...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!