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Boa noite

 

Hoje meu computador parou de abrir as pastas. No começo, achei que fosse o explorer.exe, aí abri o Gerenciador de tarefas, finalizei a tarefa e criei outra, mas não resolveu. De modo geral, o explorer.exe funciona normalmente - aparece a barra de tarefas, o relógio, os ícones (o link para os ocultos funciona perfeitamente), mas sempre que eu tento abrir uma pasta, que esteja na área de trabalho, ou computador, documentos, lixeira, enfim, qualquer pasta, não abre. Parece que o explorer.exe dá pau e reinicia, mas sem abrir. Desde duas da tarde estou procurando uma solução pra isso, e já tentei: usar o visualizador de eventos (aparece que o erro está em explorer.exe, mas não entendo nada, daí não sei o que fazer com essa informação :)), criar novo usuário (as pastas também não são abertas na outra conta), mexer no registro, restaurar o sistema, desinstalar programas (em um site que eu vi, alguém estava tendo problemas com o Spybot - Search & Destroy... desinstalei e não deu resultado), usei o verificador de arquivos do sistema (nada), coloquei códigos no prompt de comando/windows power shell (sfc scannow), desabilitei todos os serviços que não são da microsoft e reiniciei o sistema, verificação da memória... e nada. As pastas não abrem; por outro lado, os arquivos que eu tinha na área de trabalho (em doc, pdf, etc.) abrem sem problema nenhum. Da mesma forma, quando clico com o botão direito do mouse em "propriedades" ou "renomear", por exemplo, a pasta é acessada normalmente, mas não aberta.

 

Meu computador tem Windows 10 há mais de um ano (daquela atualização "dada" pela Microsoft para quem tinha o 8), e todos os programas que eu uso estão instalados há muito mais tempo que isso, e nunca deram problemas. Estou com medo de ter que reinstalar o Windows - até tenho uma segunda repartição no pc, mas fica difícil usá-la sem poder abri-la (e a pessoa aqui tem medo de piorar uma coisa em vez de melhorá-la). Também percebi que, se eu abrir um programa - tipo o Word - e navegar pelas pastas do computador pelo botão abrir, ele funciona normalmente, mas infelizmente preciso que algumas pastas sejam abertas com o duplo clique (ou com o enter), e isso não acontece. Outra coisa: quando abro o gerenciador de tarefas, aparece que o disco está sendo usado em mais de 90% (às vezes, chega a 100%) O.o mas não tenho certeza de que os dois problemas estão relacionados.

 

Só iniciei o tópico porque nenhuma das sugestões dadas até agora funcionaram aqui.

 

Alguma sugestão?

 

Obrigada

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16 horas atrás, Walter C. Catelan disse:

Eu pesquisei um pouco pra você e achei uma dica interessante: veja se nos programas padrão existe alguma associação de arquivo .EXE e se tiver elimine.

 

Fora isso, se o problema de reinstalar forem seus arquivos você pode copiar todos pelo XCOPY no prompt de comando. Aconselho que você formate essa segunda partição em FAT32 para copiá-los.

 

Olá

 

Tentei olhar a questão do exe, mas estava tudo normal. Eu não tinha problemas para abrir programas, todos funcionavam, menos o explorador de arquivos.

 

Aí decidi apelar e fazer restauração de sistema, tipo instalação (que apagaria tudo). Como os arquivos essenciais estavam na outra repartição, mandei apagar tudo sem dó, e percebi que depois disso parou. Mas foi só eu instalar alguns programas que voltou a dar defeito; não sei se foi o Malwarebytes ou o Spybot, mas por via das dúvidas, desinstalei os dois. Depois usei sfc /scannow no prompt de comando: ao contrário das outras vezes, ele achou alguns arquivos corrompidos e apareceu esta mensagem: "A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos e não pôde corrigir alguns deles. Os detalhes estão incluídos em CBS.Log windir\Logs\CBS\CBS.log. Por exemplo C:\Windows\Logs\CBS\CBS.log. Observe que, no momento, não há suporte para registro em log em cenários de instalação offline".

 

Consegui reparar esses arquivos corrompidos, e estou reinstalando os programas, menos os dois que acho que são a fonte de problemas (malwarebytes e spybot) e até agora o PC funciona normalmente (mas ainda não instalei todos os programas. Apesar disso, tenho quase certeza de que um dos dois está corrompendo o sistema, pois o mesmo erro com o explorer.exe ocorreu depois de eu instalar um dos dois). Até o uso do disco diminuiu.

Postado

Boa noite, Walter

 

Então, agora está tudo bem. Acho que o problema foi o Malwarebytes mesmo... uma pena, eu gostava tanto dele.

 

Não conheço esse programa da MS, mas vou pesquisar. Fico preocupada com o meu pc desprotegido. Obrigada pela dica.

Postado

@Walter C. Catelan Acho que o erro foi causado pela atualização do Malwarebytes. Eu usava o Avast e o Spybot junto com ele, e o Windows Defender foi desabilitado assim que atualizei o pc para o Windows 10. O erro começou depois que o programa foi atualizado, que também foi quando o uso do disco chegava a 100%. Mas agora uso só o Avast e reabilitei o WD.

 

@Yan Benelli O antivírus eu sei que não foi, pois desabilitei a inicialização de cada programa e o problema persistiu. Como eu disse, acredito que a atualização do Malwarebytes provocou o problema, pois quando tentei desinstalá-lo, o arquivo de desinstalação tinha sumido, aí o jeito foi fazer a restauração sistema e reinstalar o Windows. Mesmo assim, procurei saber se mais alguém estava experimentando problemas com o Malwarebytes, e não achei resultados.

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