Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos, adquiri um notebook usado que libera uma pequena energia estática na parte metálica (tampa basicamente), é qse imperceptível pois com a mão é impossível sentir, apenas se encostar uma parte da pele mais fina como o pulso que é possível sentir um formigamento. 

Então cogitei duas possibilidades para ocorrer isso e gostaria de confirmar minha suspeita:

- Notebook está com a bateria viciada, sem ciclo nenhum na bateria.

- O notebook exige módulo de aterramento no plugin, como meu prédio é antigo e não tem aterramento na tomada, retirei o pino de aterramento (sei q foi estupidez mas acredito que um benjamin não faria nenhuma diferença). Por não ter aterramento suspeito bastante q seja essa a causa.

Minha dúvida fica: para interromper essa energia estática sendo liberada pelo notebook, troco a bateria ou compro um módulo isolador que irá funcionar como aterramento?

Desde já agradeço

• Membro VIP
Postado

Pode ser, embora eu nunca tenha visto em note, que Fase e neutro estejam invertidos na tomada. No novo padrão, com o terra para cima, o fase deve ser o da direita. Com o padrão antigo, NEMA, terra para baixo, e fase da direita.

Aterramento pode também ser.... mas eu primeiro apostaria nessa de cima, visto que em notebook isso é bem incomum

Postado
7 minutos atrás, ilkyest disse:

Pode ser, embora eu nunca tenha visto em note, que Fase e neutro estejam invertidos na tomada. No novo padrão, com o terra para cima, o fase deve ser o da direita. Com o padrão antigo, NEMA, terra para baixo, e fase da direita.

Aterramento pode também ser.... mas eu primeiro apostaria nessa de cima, visto que em notebook isso é bem incomum

Amigo, perdoe minha burrice, mas como no00b  não entendi a primeira opção hahaha A tomada q está com defeito? Pois testei na tomada da sala e também libera energia estática

Postado
1 hora atrás, ilkyest disse:

tá.. assim. As tomadas tem uma polarização, ok?

Tem alguma tomada da tua casa em que isso não acontece?

Infelizmente em todas as tomadas isso acontece, todas não tem também aterramento... Verifiquei que quando ele não está carregando na tomada ele não libera energia estática em nenhuma parte, apenas quando está conectado com o carregador. 

• Membro VIP
Postado

sim...

Provavelmente aterramento resolva. Ou módulo isolador... módulo isolador sem estabilizador... Ou até um transformador 220/110 resolverá... repito NÃO ESTABILIZADOR.

Embora resolva também, não se usa estabilizador.....

Postado
28 minutos atrás, ilkyest disse:

sim...

Provavelmente aterramento resolva. Ou módulo isolador... módulo isolador sem estabilizador... Ou até um transformador 220/110 resolverá... repito NÃO ESTABILIZADOR.

Embora resolva também, não se usa estabilizador.....

Hum, obrigado pelo esclarecimento. Vou comprar um Modulo Isolador Microsol G2 400 Va, encontrei por um preço bom.

Postado
47 minutos atrás, ilkyest disse:

só te certifique de que não seja estabilizado.

Ah, apenas confirmando, independente de comprar o módulo isolador ou trocar a tomada para com aterramento, vou precisar comprar um novo cabo de força do carregador com os três pinos (eu, besta, cortei o terceiro pino de aterramento). Pois com o pino de aterramento cortado do plugin, não surtiria resultado mesmo com módulo isolador ou tomada sendo aterrada, correto?

• Membro VIP
Postado

Assim.... o 3º pino é a conexão....

O módulo deve vir com 3 pinos. Mesmo que tu não tenhas aterramento, ponhas uma tomada de 3 pinos, visto que se tu arrancar perde a garantia.

Peça pro eletricista verificar a polarização da tomada

terras.png

Postado

@Seumadrugahs

O colega tem razão.

Se sua rede for de 110V, basta soltar a tomada da sua casa e verificar se a mesma está com os fios ligados do lado correto de cada pino. Na foto acima da pra ver a posição certa.

Consertando isso, o choque desaparece. Isso já é o bastante.

Agora, se sua rede for de 220V, vai precisar do aterramento.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!