Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

VAI TER UMA VERSÃO RESUMIDA NO FINAL:

Eu estava procurando uma boa placa-mãe pra meu i7 6700, e pensando em talvez deixar também como placa-mãe pra durar um bom tempo, caso algum dia eu escolha subir pra Kaby Lake... Daí estou com 2 modelos específicos em mente. Uma z170m básica (que tem possibilidade de overclock, claro) e uma B150 forte cheia de "extras"... Eu realmente me interessei pela B150, mas fico na dúvida: os extras realmente valem a pena no lugar de uma z170m? Overclock vai fazer falta no futuro?

Modelos:

https://www.asus.com/Motherboards/B150-PRO-GAMING/

https://www.asus.com/br/Motherboards/Z170M-PLUS-BR/

O que a z170m tem a mais?
Tudo que tem aqui, tem na B150, só tem a mais a possibilidade de overclock.
Considerando que vou usar um 6700 sem k, e não vou usar over tão cedo, será que a possibilidade de over faz diferença? Isso seria algo importante no futuro, caso queira upar pra Kaby Lake?

O que a B150 tem a mais?

• Segundo a descrição, o SeupremeFX tem um áudio muito bom e bla bla bla.
  • Tem controle de rede melhor com o Intel Gigabit Ethernet... Que parece bom, considerando que eu divido a net com a família, e poderia me dar controle sobre eles... Mas não sei se é efetivo nem se uma placa normal sem esse Intel consegue fazer a mesma coisa.
  • Mais portas USB 3.0 e 2.0 (não que eu fosse usar toooodas na z170m mesmo, sei lá...).
  • Mais portas de áudio (também não sei se usaria todas na z170m).
  • Sonic Radar II - esse eu não usaria mesmo, parece função pra deficiente auditivo que precisa de ambientação visual de áudio (não to zoando).
  • Melhor design da bios?
  • RAMCache? Não entendo direito como funciona, alguém sabe me dizer? Tenho um SSD UV400 de 240GB, tem a ver?
  • Melhores controles e proteção contra surtos de tensão e etc na entrada Ethernet e nas memórias RAM
  • Leds de indicação de defeito seja na CPU, GPU, RAM ou Boot que pelo visto ia fazer MUITA diferença na hora de corrigir problemas de inicialização
  • Melhor construção dos componentes
  • Frescura: Mais bonita, tem LEDs (sim KKKK) e bla bla bla

Não é mini nem micro, é Full ATX, e isso junto com a estética talvez me fizesse perder menos dinheiro se eu precisasse vender usada no futuro?

É isso, galera, podem me ajudar? Sou iniciante com placas-mãe. Pode ter outras coisas que não reparei de diferente, também...

RESUMO:
TENHO UM I7 6700 E TÔ EM DÚVIDAS DE QUAL MOBO PEGAR. Z170M OU B150 PRO GAMING. A B150 TEM ALGUMAS COISAS A MAIS E EU NÃO SEI SE VALE A PENA porque NÃO ENTENDO BEM DE MOBO. A Z170M A MAIS SÓ TEM A POSSIBILIDADE DE OVER QUE NÃO VOU USAR AGORA MAS TÔ EM DÚVIDAS SE ISSO É INTERESSANTE PRA GUARDAR NO CASO DE UM FUTURO UP PRA KABY LAKE.

Valeu!!!

Postado

Z170M tem overclock da memória, controle de ventoinha, apenas Crossfire, sata express, suporte a raid, 5x protection2

B150 PRO tem a opção de usar a memória RAM como CASH, usb tipo A, SLI e Crossfire.

Cara qualquer uma das 2 você está bem servido.

Agora se você pensa em colocar 2 PVs ou se quer usar mais de 2 HDDs ou SSDs em modo raid (sistema "entende" que so tem uma unidade de armazenamento e faz o espelhamento) basicamente a Z170m lhe oferece isso. Mas apenas 2 PVs amd.

A B150 te da opção de usar 2 PVs também com as duas fabricantes.

Ai vai do teu orçamento também.

A Z170 estava mais barata que a B150

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=78697&origem=52&gclid=CKbWrofC9tACFcEHkQodC2sPYQ

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=78826&origem=52&gclid=CKil9o_C9tACFQQGkQodzcoBrg

• Curtir 1
Postado

@Jasiel tipo, eu não costume comprar CPU mais fraco que o proc não, até porque não conheço nenhuma GPU que iria gargalar com o 6700... Era mais questão de ser "future proof" mesmo, pra segurar mais anos sem precisar trocar de placa-mãe, porque aí daqui vários anos, se fosse necessário, era só comprar um proc. unlocked e fazer o overzinho, e quem sabe até ganhar uns frames... Não faz sentido pensar assim?

@Mike Ross Acho que o over de RAM não me serviria muito... Minha RAM DDR4 é sem dissipador, e não tenho intenção de trocar, porque afinal, foi 16GB por 250, eu teria que gastar o dobro pra pegar alguma com dissipador, além do que, o clock nem vai fazer diferença pra games, creio eu.

E ambas só tem Crossfire mesmo, nenhuma das duas tem SLI :/
E as duas tem USB tipo A.

E obrigado por me lembrar do 5x Protection V2, acho que faz diferença, isso!

Não tenho intenção de fazer RAID 0, apesar de ter vários HDDs e SSD. Tem vantagem nisso? Não é inseguro?
O que é PV?

E outro detalhe, ninguém sobre me responder sobre se o áudio realmente vai ter algum efeito e se sobre as funções de Ethernet da B150 se realmente são boas ou se dá pra fazer isso em placas comuns usando outros softs

• Membro VIP
Postado

@yuri.rar Não acho vantagem fazer OC pra ganhar alguns poucos frames à mais...

Esse I7 6700 vai durar muito ainda, olha meu FX6300, consigo jogar o que eu quero aqui, claro que com gráficos reduzidos, mas vai :thumbsup:

• Curtir 1
Postado

@yuri.rar Sobre o Ethernet, especificamente eu nunca usei, mas um brother me disse que na dele (é uma Gigabyte) e que mobo disponibiliza um soft que você direciona os pacotes diretamente para o jogo em questão, e ele fica com preferência nos dados..

Sobre o som, não mencionei porque tenho um Razer Kraken Chroma, se tu não tem um bom headset acho que os detalhes de áudio são viáveis agr se você tem o head pra mim não precisa.. já que eles tem a própria placa que emula o 7.1

PV = Placa de vídeo kk LoL

você tem várias opções de RAID, dê uma lista nesse post vai te ajudar bastante 

• Curtir 1
Postado

Entendi KKK
É que geralmente chamo de GPU! To desacostumado

adicionado 14 minutos depois

@Jasiel @Mike Ross E que tal essa aqui, gente?

GA-Z170XP-SLI
http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=5496#ov

É quase um meio-termo entre as duas que citei.

Tem Overclock.
Tem Crossfire E SLI.

Tem USB tipo A e tipo C.
Intel® GbE LAN with cFosSpeed
Audio AMP-UP The Realtek ALC1150 (não sei comparar com as outras 2)

Mas não parece ter proteção contra surtos nem debug LED (pra indicar poblemas)...

R$ 759

Postado

Cara, pelo meu ver você está realmente querendo algo de ponta, não sei se tu é do tipo hardcore mas vale a pena tu dar uma olhada nos chipset H170, as placas com esses chips tem (vamos dizer) praticamente os mesmos recursos do chipset Z170 so fica de fora o Overclock.

Veja esses modelos ATX, se você quer qualidade mas não tem o processador K acho que é viável também. Agora se você quer OC futuramente, pegue a placa Z170 logo é bom que não gasta com mobo, mas vai gastar no processador. Se quiser me arrumar esse 6700 ai kk

https://www.asus.com/br/Motherboards/H170-PRO-GAMING/

http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=5834#ov

• Curtir 1
Postado

@Jasiel e @Mike Ross
Estou no estágio final de decisão.
Eu já escolhi as "finalistas" :P e agora só falta ficar com alguma delas. Eu fiz o seguinte comparativo entre elas:

comparação mobos 2.png

VERMELHO = Não tem

AMARELHO = "mais ou menos"

VERDE = Tem

Eu atualmente estou com a Z170M-PLUS/BR aqui, que ganhei, e provavelmente consigo vender (fechadinha,  nova) por algum valor entre 650 e 620, creio. Daí só faltaria completar pra comprar alguma das outras duas, se for ficar com outra. A H170 PRO eu consigo comprar em distribuidora na minha cidade pelo preço ali indicado. A Z170XP eu tenho que pagar frete e-sedex e fica naquele valor ali, no final.

Qual seria a melhor escolha? Minha maior dúvida é: PROTEÇÃO CONTRA SURTOS DE ENERGIA vai fazer falta???
E vale a pena investir em tecnologias que eu não estou usando AGORA (usb 3.1, M.2, SLI, Crossfire)?

Fico com a Z170M-PLUS/BR ou compro uma das outras 2???

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!