Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Redundância de Link (iniciante)


GhostOne

Posts recomendados

Fala galera, meu problema é o seguinte, eu trabalho numa loja de informática porém só entendo de Hardware e agora meu chefe pediu para eu estudar redes para implementação em empresas de cliente e para uma implementação interna que será feita nos próximos meses. Bom o fato é que eu não sei quase nada de redes de computadores e não tenho paciência para ficar estudando conceitos e protocolos, eu prefiro aprender direto a parte prática e a teórica ir aprendendo com a convivência. 
Então para começar gostaria que me ajudassem a montar a seguinte rede:

Um servidor que vai rodar um sistema comercial da loja, vale ressaltar que são duas lojas em cidades diferentes então será necessário a criação de uma VPN para compartilhamento do mesmo banco de dados (estoques, preços etc) entre as lojas.
- Quais as melhores formas de se fazer isso, que seja simples (de fácil manutenção) e estável?

E será necessário também a implantação de uma redundância de Links, para caso um caia o outro funcione. Eu pesquisei e aparentemente a melhor forma de se fazer isso é com o TP-Link 480t, mas caso haja outras formas melhores eu gostaria de saber.

Por último quero que a rede fique segura e pelo que eu li até agora a melhor forma de se fazer isso seria algo do tipo:
Link 1 / Link 2 > Roteador TP-Link 480t > Servidor > Estações. Preciso de dicas para isso também.

 

Obs: Essa rede com 2 links será usada somente na loja matriz. Mas caso futuramente precise, seria possível fazer o mesmo na filial sem comprometer a VPN? 

Obs 2: Eu li os outros tópicos mas geralmente os usuários são mais avançados, eu sou iniciante preciso que me expliquem mais claramente.

 

Desde já agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cadu Campos Como assim ativo da mikrotik?
Eu pesquisei um pouco sobre o Mikrotik porém achei um pouco complexo. Na verdade não achei nenhum conteúdo introdutório ensinando instalação do sistema como o sistema funciona etc... Eu fiquei perdido e resolvi procurar por formas mais acessíveis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mikrotik é uma empresa que fabrica roteadores para fins de prover acesso, existe vários modelos de ativos como rb750, rb450g, rb2011 uias, ccr1009... e por ai vai... ambos utilizam o mesmo S.O, então se aprendeu a mexer em uma... sabe nas demais... é um pouco difícil encontrar conteúdo em português sobre ele... mas em relação a investimento acredito que seja melhor do que montar um servidor com 2 placas de redes e configuração, visto que a manutenção também é mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!