Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola,montei um projeto meu de placa laboratorio para experiencias com PIC,mas tive dificuldades para fazer funcionar com cristal de 20 MHZ,no video anexo esta funcionando com um de 4 Mhz soldado direto nos terminais do soquete

Postado

@joseca2  

O vídeo não foi postado. 

Coloca mais informações, como: Linguagem usada, como foi montado(PCB/protoboard), se possível, posta o código usado, ou pelo menos o cabeçalho onde estão as informações da frequência.

Postado

Desculpe,mas o video que eu postei tem 100MB,eu não sabia que era somente 0.2MB

Vou fazer outro menor e postar,gostaria da opinião dos nobres colegas.

Obrigado!

Postado

Desculpe,mas o video que eu postei tem 100MB,eu não sabia que era somente 0.2MB

Vou fazer outro menor e postar,gostaria da opinião dos nobres colegas.

Obrigado!

adicionado 3 minutos depois

Pessoal.esta é a placa que montei,o compilador é o PIC CMOV01488.AVI

• Curtir 1
Postado

@joseca2 ,

É um chute :

O circuito oscilador está muito longe do soquete do CI. Fica muito crítico, normalmente os dois capacitores que vão aos pinos do cristal tem de estar bem próximos do CI, e o terra aonde juntam esses dois capacitores tem estar quase colado no CI.  Essa distância já permite as trilhas do oscilador terem indutância, e o oscilador fica com funcionamento muito crítico.

O certo seria colocar esses três componentes colados ao soquete ZIF, e com o terra dos capacitores indo direto ao digital GND do microcontrolador.

Experimente dessoldar eles e soldar por baixo direto no soquete ZIF e veja se funciona.

Paulo

• Curtir 1
Postado

Sim Paulo,é o que eu imaginei mas na hora de desenhar o layout da pci nem me atentei para esse detalhe,pois agora esta funcionando com o cristal de 4Mhz e os capacitores em baixo da placa,vou trocar pelo de 20 Mhz,deve funcionar.

Montei essa placa laboratorio para estudar as instruções da linguagem C ,deveria montar na protoboard,mas ja estava com essa vontade de montar a muito tempo e como o projeto no Proteus ja estava adiantado,quis terminar e ver os resultados.

Ohhh,placa difícil de fabricar,deu tudo errado na hora do preparo com a tinta fotosensivel,revelação,corrossão,um capeta....kkk

• Curtir 2
Postado

@joseca2  Parabéns pela bela placa, ficou muito caprichada. Posta uma foto do lado das trilhas na região do cristal, mas antes faça o teste que o @aphawk sugeriu. Posta também o código que você usou tanto para os 4Mhz quanto para os 20Mhz. Além do teste do Paulo, tem também uma outra coisa que você pode fazer que é trocar seu cristal de 20 Mhz, esses cristais são muito críticos e eu já tive muitos problemas com eles, tem alguns que realmente não funcionam, não sei se é marca, tecnologia, ou outra coisa, só sei que substituindo resolveu.

Postado

Obrigado Vinicius,segue anexo o lado da solda.

DSC01475.JPG

adicionado 6 minutos depois

#include <16f877a.h>
#fuses XT,NOWDT,NOPROTECT,NOLVP
#USE DELAY (CLOCK=4000000)

void main(){
   int tabela[]={0b01111110,
   0b00001101,
   0b10110111,
   0b10011111,
   0b11001101,
   0b11011011,
   0b11111001,
   0b00001111,
   0b11111111,
   0b11001111};

int i = 0;
   while (true){
   output_b(tabela);
   delay_ms(600);
   i++;

if(i==10)
   i=0;
   }
   }

Postado
22 horas atrás, joseca2 disse:

Ohhh,placa difícil de fabricar,deu tudo errado na hora do preparo com a tinta fotosensivel,revelação,corrossão,um capeta....kkk

Mas ficou excelente o seu projeto !

A blindagem da área de cobre na parte inferior também está muito boa.

Caso você pretenda alterar alguma coisa nela para acertar o posicionamento do oscilador, você poderia ousar um pouco mais :

- Incluir um soquete para conectar um ESP8266 e conversar via serial.

- Incluir um conector para um módulo sensor de pressão/temperatura BMP180

- Incluir um Max7219 e uma matriz de Leds

- Incluir um conector para comunicar com I2C externo, e uma dessas plaquinhas de conversão de nível de I2c de 5V - 3.3V,  e um regulador de tensão de 3.3 V para disponibilizar essa tensão a algum módulo externo. Um bloco de Jumper faria a selecão de sinais e de tensão de alimentação para I2C entre 5V e 3.3V.

São coisas baratas hoje em dia, mas diferenciam bastante essa sua placa laboratório das outras do mercado, e você poderia vender como um produto, inclusive nas escolas técnicas !

Paulo

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado pelo elogio Paulo,gostaria sim de poder comercializar e placa laboratorio,vou pensar em algo que seja viavel,pois tenho o projeto no Proteus,poderia tambem ser uma opção,ou vender como kit,acho um desafio,enfim vamos ver...

Aproveito a oportunidade para desejar aos colegas aqui do forum um feliz ano novo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!