Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, ganhei esse osciloscópio de um amigo que ia joga-lo por estar parado. Inicialmente esta ligando porém aquecia e queimava o fusível F1, fiz uma geral na placa da fonte, troquei os capacitores e não apresentou mais o problema de aquecer e queimar o fusível, porém, para que fosse possível visualizar com definição o traço era necessário trabalhar com o foco praticamente no máximo. Decidi verificar como estavam as tensões da fonte com o auxilio do manual de serviço, mas fiz uma barbeiragem coma ponta de prova e acabei queimando um transistor Q4 2sc1885, como não encontrei o transistor original coloquei um 2sc2482 , agora ele liga porém o Foco e a Intensidade aumentam descontroladamente sendo necessário desliga-lo para que não ocorram mais avarias. Sera que o 2sc2482 não serve como equivalente ou terá queimado mais alguma coisa.

Postarei o esquema original e outro do Meguro que ao meu ver são idênticos mudando apenas a posição de Q4 que no Meguro é Q8, porém o Meguro esta mais legivel.

mo1251(meguro).pdf

mo1252(elenco).pdf

• 3 semanas depois...
  • Coordenador
Postado

O transistor que você usou, possui um ganho (HFE) muito menor que o original e também só suporta a metade da frequência do original.

Você pode colocar ai no local um dos transistores: 2SC2362, 2SC2632, mas não acredito que é o transistor que esteja provocando essa variação, é muito provável que queimou mais componentes ai!...

Postado

Olá,

Nunca precisei consertar um osciloscópio, mas acredito que vale a pena "perder" um tempo nele, parece ser um bom equipamento, ainda que antigo. Com alguma experiência que tenho em TVs e monitores, o defeito não parece ser difícil de solucionar. Uma dica seria verificar os resistores e eventuais potenciômetros ou trim-pots na linha de brilho e "screen", pode ser que alterou algum valor e o controle de ganho automático está "meio louco". Me lembro de um monitor de máquina (P&B) que teve um defeito parecido, assim que ligado tinha imagem normal após alguns minutos, já não se conseguia ver nada, alterava o brilho e contraste. Eram alguns resistores com valores alterados.

Att,

• mês depois...
Postado

Boa dia, desculpe a demora pelo retorno, depois de algum tempo consegui comprar um transistor que acredito eu substitua o 2sc1885 que no caso é o 2sc3423. Efetuei a substituição e o osciloscópio continua na mesma, sendo assim, darei o tópico como encerrado e gostaria de saber se algum membro do fórum conhece alguém que faça manutenção em osciloscópio?

• 4 anos depois...
Postado
Em 21/03/2017 às 08:39, Ricardo Laurini disse:

Boa dia, desculpe a demora pelo retorno, depois de algum tempo consegui comprar um transistor que acredito eu substitua o 2sc1885 que no caso é o 2sc3423. Efetuei a substituição e o osciloscópio continua na mesma, sendo assim, darei o tópico como encerrado e gostaria de saber se algum membro do fórum conhece alguém que faça manutenção em osciloscópio?

procura por LCV no Google que eles comsertao e vende equipamentos de mediçao etc Ps: LCV fica na santa efigenia, sao paulo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!