Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou tendo um problema com meu computador depois que troquei de placa de video, eu tinha uma R7 240 de 2GB e jogava GTA V em torno de 30 FPS sem problemas, no minimo, sem gargalos, após eu trocar para a placa de video GTX 1050 TI eu comecei a ter um problema no GTA V que após uns 30 minutos de jogo começa a dar queda de FPS, meu FPS desce de 60 pra 10, as vezes até 2 e fica constante isso, gostaria de saber se tem algum teste pra saber qual é o problema, se são minhas memórias, ou a placa-mãe, creio que a placa de video não seja, pois ela fica em 40% de uso o jogo inteiro, o processador fica em torno de 60 ~ 80%, e eu percebo que após a "travadinha", o uso do processador cai pra 30%. Fiz um outro teste, retirando o pente de 2GB e deixei apenas 4GB, os gargalos começaram em 5 minutos de jogo, vou deixar alguns dados aqui:

Meu computador:

AMD FX-6300, Black Edition, 3.5GHz

Memoria DDR3 de 2GB 1333MHz G.Skill

Memoria DDR3 de 4GB 1600MHz HyperX

placa-mãe ASUS M5A78L-M LX/BR

Fonte Corsair 500W 80 Plus White VS500

Placa de Video GTX 1050 TI - Zotac

HD 500 GB 7.2

Cooler da CPU: Hyper TX3 Evo

Dados extra:

Temp do processador no GTA V: 50°C

Temp da placa de video no GTA V: 40°C

Uso de mémoria RAM fica em torno de 5,2 GB e arquivos de paginação as chega até 11GB

Postado
7 minutos atrás, NascarBR disse:

Removeu completadriversms drivers da VGA anterior e instalou o da 1050Ti atualizado? Está jogando nas mesmas configurações ou aumentou a qualidade do jogo?

Fiz a formatação após a troca da VGA, Windows 10 64 Bits, instalei os drivers mais recentes dela, quanto aos gráficos, acontece o problema com tudo no máximo ou no mínimo

• Moderador
Postado

Sua placa-mãe realmente não é recomendada para o FX, ele não trabalha com 100% do desempenho, mas o problema aí é outro. Usava o Windows 10 antes? Isso só ocorre no GTA ou em outros jogos também?

Postado
2 minutos atrás, NascarBR disse:

Sua placa-mãe realmente não é recomendada para o FX, ele não trabalha com 100% do desempenho, mas o problema aí é outro. Usava o Windows 10 antes? Isso só ocorre no GTA ou em outros jogos também?

Então, com a R7 240 eu já usava o Windows 10, pelo que notei só ocorre no GTA V, testei em jogos como Assassins Creed IV, CS:GO, Battlefield entre outros, nenhum deles ocorreu a queda

Postado

@MoonRey Você possui pouca memória, é recomendado ao menos 8GB. E essa sua placa-mãe não é ideal para FX, ela não suporta o mesmo e da umas quedas de clock com determinado tempo, você não sentia antes por sua placa ser bem fraca, hoje em dia sente, pois a 1050 TI tende a puxar mais dela. Se quer fazer um teste, use o HW monitor aberto e abra o jogo, no MSI afterburner configure para monitorar o CPU e quando tiver a queda de FPS, o clock vai cair para 1,5GHz por aí, ou mais baixo, se for isso, é a placa-mãe.

Assim teria uma solução paliativa que em alguns casos melhorou, que é usar um ventilador em cima do chipset.

adicionado 1 minuto depois

@MoonRey GTA V, nessa lista, é o unico que puxa muito do CPU.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

@MoonRey Você possui pouca memória, é recomendado ao menos 8GB. E essa sua placa-mãe não é ideal para FX, ela não suporta o mesmo e da umas quedas de clock com determinado tempo, você não sentia antes por sua placa ser bem fraca, hoje em dia sente, pois a 1050 TI tende a puxar mais dela. Se quer fazer um teste, use o HW monitor aberto e abra o jogo, no MSI afterburner configure para monitorar o CPU e quando tiver a queda de FPS, o clock vai cair para 1,5GHz por aí, ou mais baixo, se for isso, é a placa-mãe.

Assim teria uma solução paliativa que em alguns casos melhorou, que é usar um ventilador em cima do chipset.

adicionado 1 minuto depois

@MoonRey GTA V, nessa lista, é o unico que puxa muito do CPU.

Qual placa mãe seria recomendada pra não ter esse tipo de problema?

Postado

@NascarBR @Flávio Santana Lima

Olá, estava fazendo alguns testes e decidi baixar o Clock da GPU/Memoria da GPU, baixei o Clock do processador da GPU em 400 MHz e da Memoria da GPU baixei em 502 via MSI Afterburner, vou deixar a imagem anexada, e incrivelmente parou as quedas de FPS!

MSI Afterburner.png

Postado

@MoonRey Claro que vai parar, você ta "capando" a placa. Faça o teste como falei, use o msi apenas para monitorar o clock da CPU enquanto joga, e use o hw monitor no fundo, jogue até ocorrer a queda de fps, depois quando ocorrer, olhe pelo msi, que vai ter no canto da tela o clock da cpu, e veja se ele caiu. Caso não saiba fazer o msi afterburner mostrar essas informações na tela, da uma olhada no google, ou posso te explicar rapidamente também. 

Aí, após ter a queda, vá no HW monitor e observe se a cpu teve o clock minimo muito abaixo do normal.

• Curtir 1
Postado

Infelizmente o clock da CPU realmente cai, acho que vou precisar trocar a placa-mãe, mas até conseguir dinheiro pra mobo nova vou deixar com essa solução, eu perdi um pouco o desempenho gráfico, ta rodando em 60 FPS, com o gráfico no "Alto". Obrigado mesmo por me ajudar a achar o problema, assim que eu tiver dinheiro vou trocar pra poder usar minha placa de video no que ela realmente deve entregar.

@Flávio Santana Lima

Postado

@MoonRey faça o teste que falei, colocando um fan sobre o chipset, ou deixando aberto a tampa. Em uns casos resolveu um pouco.  AS vezes fazendo isso, da para você seguir e mais pra frente trocar o kit todo por um Ryzen ou kaby lake.

adicionado 0 minutos depois

Não vale a pena você trocar essa mobo agora, pois esse processador é fraco, seria gasto a toa. O melhor a fazer é trocar o kit por um atualizado, e usando essa solução paliativa que disse para você aguentar usar por mais tempo enquanto junta a grana.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!