Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu monitor LG 21,5  LED   modelo 22ea53  parou de ligar .  Antes disso acontecer , já estava meio ruim , demorava para ligar , e as vezes tinha deixar na tomada direto para poder ligar .  Aí semana passada , não ligou mais , e o led do painel ficava piscando .   Abri a parte traseira , vi um capacitor estufado .  Troquei , mas não adiantou . Agora nem pisca mais . O led só fica acesso por alguns segundos e desliga . Será que a placa está condenada ? Mandei para um técnico e ele disse que não tem conserto e que esse modelo da LG tem muito defeito , e é praticamente impossível arranjar outra placa desse modelo .

Postado

@marcos90

Boa tarde,

Geralmente é assim:

Se um capacitor eletrolítico aparece estufado, fazemos uma análise dos componentes vizinhos e checamos/corrigimos soldas frias naquela área.

No seu caso também tem mais defeitos naquela área onde trocou aquele capacitor.

Quanto ao orçamento do técnico, eu não desistiria tão fácil assim; procure uma segunda e terceira opinião de outros técnicos. 

Não estou dizendo que o seu técnico mentiu/ veja bem; apenas estou te pedindo pra fazer outros orçamentos.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Boa sorte e abraços ;)

Postado

@marcos90 Isso de manter ligado por alguns segundos e desligar, pode ser realmente a placa fonte com problema, algum capacitor geralmente.... veja que não sempre certeza de que se o capacitor não esta estufado que ele esta bom, ok? Para saber realmente se o capacitor esta bom ou ruim, você necessita remove-lo da placa e de duas aparelhos, uma capameter e um capacímetro. 

Caso não os tenha, a dica simples é troca todos (com exceção do capacitor grandão de 450V esse é muito muito raro dar problema)... Lembre-se que para trocar os capacitores nunca pode colocar um menor, sempre maior. Ex: Capacitor Original 16v 220uf você poderá usar um 16v 1000uf ou até mesmo um 24v 1000uf que vai funcionar perfeitamente.

outro problema normal quando acontece isso nos monitores, é devido a oxidação das lampadas, que acredito não ser o seu problema.

Você também pode procurar essa placa fonte, no mercado livre, e arriscar!

boa sorte

• Curtir 1
Postado

valeu pelas respostas . Tirei a foto da placa em questão . Notem que ela se resume a apenas 1 placa . Diferentemente da maioria que tem 2 placas ( 1 de video e 1 da fonte ) .  Tirei a foto antes do capacitor estufado ser trocado .

duvida capacitoraa.JPG

Postado

Não sei se é foto, mas me parece que tem um CI meio estranho??!! ou a foto não esta legal. Marquei ele em azul.

Essa placa, costuma dar muito problema de bios que pode ser regravada ou trocada por nova no mercado. Eu te daria a dica de comprar essa placa no mercado livre, geralmente é barata nem vale a pena o reparo.

5887905051385_duvidacapacitoraa.JPG.41ca5a8db4e06c1f3288c5872b0b520a.JPG

Postado

@marcos90

Pela imagem, me parece que este CI foi mexido.

Provavelmente ele é um CI que gera um PWM de baixa frequência de um dos conversores DC/DC do circuito.

Use um pouquinho de álcool isopropílico e uma escovinha pra tirar esse zinabre dele.

Limpe direitinho e observe se o defeito continua.

Postado

Eu limpei , mas não adiantou .  Não tenho capacidade em trocar chips CI . No máximo capacitor eletrolítico .

Eu estava vendo no site do Aliexpress , que existem uns kits de controladoras universais de display LCD , tanto display de notebook como de pc .  O problema é que o modelo de minha tela não está na lista , mas nada impede que funcione .

https://pt.aliexpress.com/item/Sintron-HDMI-VGA-Audio-LCD-monitor-Screen-controller-board-DIY-Kit-Programable-Free-Shipping/32663521504.html

• Curtir 1
Postado

@marcos90

Bom dia.

Eu vi as plaquinhas/ nem imaginava que poderia existir isso.

Legal, talvez ajude muita gente, más pra você ela não serve.

Sua tela usa tecnologia LED pra iluminar o painel. A plaquinha universal do link, usa inverter/ é pra alimentar lâmpadas CCFL. portanto, não serve.

Experimenta levar seu monitor numa assistência e veja o que o técnico te fala.

• 4 semanas depois...
Postado

Então .... já tem dessas plaquinhas para telas LED no Aliexpress , inclusive para meu modelo de tela , só que iria custar quase R$ 100,00 ( caso não for taxado ) , e a demora entre 30 a 60 dias , então desisti . 

Sobre o monitor com defeito . consegui uma placa usada por um bom preço  e o problema foi resolvido . Outra coisa : pra vocês verem meu nível de usuário leigo .  Aquelas 3 linhas ou ranhuras em cima do capacitor não era problema nenhum , pois a placa trocada também tem essas ranhuras . 

Esqueci de perguntar outras coisa :

- A fonte externa  do monitor esquenta muito ?  o meu está quente .

- É normal o monitor esquentar apenas a parte do lado direito ?

• Coordenador
Postado
16 horas atrás, marcos90 disse:

Então .... já tem dessas plaquinhas para telas LED no Aliexpress , inclusive para meu modelo de tela , só que iria custar quase R$ 100,00 ( caso não for taxado ) , e a demora entre 30 a 60 dias , então desisti . 

Sobre o monitor com defeito . consegui uma placa usada por um bom preço  e o problema foi resolvido . Outra coisa : pra vocês verem meu nível de usuário leigo .  Aquelas 3 linhas ou ranhuras em cima do capacitor não era problema nenhum , pois a placa trocada também tem essas ranhuras . 

Esqueci de perguntar outras coisa :

- A fonte externa  do monitor esquenta muito ?  o meu está quente .

- É normal o monitor esquentar apenas a parte do lado direito ?

A fonte externa deve esquentar como uma de notebook! Isso é normal....

Sobre o aquecimento lateral também é normal, a grande maioria dos monitores de LEDs possuem uma única barra de LEDs e ela esta posicionado em um dos cantos do monitor! Pode ser em cima, em baixo, ou em uma das laterais!....

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!