Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é o melhor processador Intel básico para o meu caso?


Posts recomendados

Intel Celeron G3900, Pentium G4400/4500 ou Core i3-6100 ?

Preciso de um processador que não engasgue e nem fique travando durante essas tarefas do dia a dia: Reprodução de filmes em MP4, MKV Full HD, reprodução também de filmes em discos Blu-ray, compactação de arquivos e conversão de vídeos em alta resolução. Ou seja, como podem ver tudo tem a ver com alta definição. Não pretendo montar um PC gamer, porque no final das contas seria um investimento bem grande. Aproveitando a oportunidade, 4GB ou 8GB de RAM DDR4 2133 MHz ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um g3258 excelente estou com dor no coração para vender.

 

No seu caso placa de video resolve, travamentos nesse caso pode ser temperatura ou até falta de driver mesmo. O ideal é 8gb ram a frequencia é determinante apenas no fator de usar a vga onboard.

 

Cpu dual core sofre muito no windows 10 então experimente usar o 8.1 ou mesmo o 7 se não souber customizar o win10.

Se sistema operacional M$ não é mandatório tente usar o ubuntu ou o steamOS  pois alivia a cpu de forma absurda e já alivia da carga de muitos malwares.

 

Para full hd o video integrado, dependendo o codec, sofre um pouco mas reproduz normalmente porém uma placa de video de R$300 já resolve.

 

Você está montando um pc ou reformando um?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para assistir vídeos h264 FullHD um processador básico já dá conta do recado, mas se você pretende fazer MUITAS conversões de vídeos HD via software (usando o x264 ou x265, por exemplo) você precisaria de um processador com mais núcleos para ter um desempenho melhor. Se você fizer conversão de vídeo via hardware (ou seja, o seu programa suporta o QuickSync da Intel) aí um processador básico também já basta para conversão.

Se você vai assistir vídeos com muito mais frequência do que converter vídeos, eu recomendo um Pentium da geração Kaby-Lake (G4600 ou superior), já que o GPU integrado da geração Kaby-Lake suporta codificação e decodificação de vídeos h265 4K com 10bits de cor, o que daria mais vida útil ao processador no futuro apesar de agora você estar interessado apenas em vídeos h264 FullHD (Blu-ray, etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então pega o i5 6400, usa o video onboard dele que vai durar um bom tempo, vale a pena o investimento pois o onboard vai ser equivalente uma gtx 660.

 

DDR4 se as 2x8gb estiverem caras pega 2x4gb com frequencia maior que 3000mhz, no seu caso a frequencia irá fazer a diferença.

 

placa-mãe tem essa e ganha um mouse
http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=80610

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dick Trace Usando o Intel Quick Sync Vídeo. Em relação ao G4600, terei que atualizar o BIOS. O pendrive precisa estar em branco para atualizar o BIOS na Asus B150M-C/BR ? Tenho um SanDisk 8GB com programas essenciais e nada mais (Já está no formato FAT32)

adicionado 4 minutos depois

@Zufil Será que um i5-6400 + 16 GB de RAM não é um exagero ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, João Paulo Freire disse:

@Dick Trace Usando o Intel Quick Sync Vídeo. Em relação ao G4560, terei que atualizar o BIOS. O pendrive precisa estar em branco para atualizar o BIOS na Asus B150M-C/BR ? Tenho um SanDisk 8GB com programas essenciais e nada mais (Já está no formato FAT32)

adicionado 4 minutos depois

@Zufil Será que um i5-6400 + 16 GB de RAM não é um exagero ?

 

Pelo visto a Asus ainda não lançou um BIOS para essa placa-mãe com suporte à geração Kaby-Lake, que foi lançada a menos de um mês e ainda não chegou ao Brasil (mas está para chegar). Nunca tive placa da Asus mas hoje em dia os fabricantes tem programas que rodam no Windows que atualizam o BIOS direto do disco rígido, não precisando de pendrive. Mas se vai usar pendrive então copie os dados do pendrive no disco rígido, formate o pendrive em FAT32 e deixe apenas o arquivo do BIOS no pendrive. Depois de atualizado o BIOS você copia os dados do disco rídigo de volta no pendrive.

Eu recomendo o Pentium G4600 nesse caso já que o vídeo onboard dele é o HD630 enquanto o do G4560 é o HD610 (recursos iguais, mas menos potente). Mas tenha certeza que o programa que você vai usar para conversão de vídeo suporta o QuickSync, senão você vai precisar de um processador mais forte caso pretenda fazer conversões com frequência.

Se você não pretende esperar pelos processadores Kaby-Lake você pode pegar os Sky-Lake mesmo, mas o vídeo onboard dos Sky-Lake tem pior suporte à h265 e não suporta 10bits de cores, mas como você está interessado em h264 de 8bits (Blu-ray) aí não há diferença entre os Skylake e os Kabylake, é mais para "o futuro" mesmo.

E eu acho que 8GB de RAM já bastam.

 

PS: Se você vai esperar um pouco para pegar um processador Kaby-Lake mas ainda não comprou a placa-mãe, então pegue um placa-mãe com o chipset B250 da geração Kaby-Lake em vez do B150 da geração Skylake, e aí você não tem que se preocupar com upgrade de BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O.K. Então vou pegar uma mobo B250 + Pentium G4600, por possuir a tecnologia hyper-threading e processador gráfico HD 630. Também acho que esse processador deve ter desempenho equivalente ou igual ao Core i3-6100, e também custar menos, U$ 82,00 contra U$ 117 do i3. Acho que quando chegar ao Brasil irá custar cerca de R$ 360 Temers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu preciso deixar claro que o QuickSync é a solução mais rápida mas não é a com melhor qualidade de imagem ou a que gera os menores arquivos possíveis. Se você quer os menores arquivos possíveis com a melhor qualidade de imagem possível aí as conversões terão que ser via software, mas para fazer conversões frequentes de discos Blu-ray de 25GB a 50GB via software você iria precisar de um processador mais forte (i5 ou melhor). Eu mencionei o QuickSync porque você queria um processador básico e mais barato. Você pode optar também por uma placa-mãe H110 (não existe H210) caso ela já venha com BIOS com suporte a Kaby-Lake, já que seria mais barato que uma placa-mãe B250.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!