Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos do fórum!

Pretendo comprar um adaptador e um roteador para minha residência e queria aprender um pouco mais sobre esses aparelhos para que eu possa escolher o melhor.

Pesquisando alguns roteadores e adaptadores na internet, vejo que aparecem a especificação "150mpbs ou 300mpbs", queria saber se isso está relacionado a internet ou não, e se poderem me explicar o que isso influencia tanto roteador quanto no adaptador eu ficaria muito grato. 

Já pesquisei na internet sobre o assunto, mas vejo um site falando uma coisa e outro falando outra e isso acaba me confundindo. Vi por exemplo um site dizendo que esses valores "mpbs" não tem influencia nenhuma na internet e só está ligado exclusivamente a transferência de dados entre computadores da rede. Já em outro site, diz que é uma taxa máxima que o roteador suporta e para saber se ele suporta a minha velocidade de internet, devo dividir o "mbps" por 8, se o resultado foi maior que minha velocidade, significa que ele vai funcionar perfeitamente, ex:

• Roteador de 150 mbps
  • Internet de 15 mega

150 / 8 = 18,75

Como 15 é menor que 18,75, significa que o roteador suportaria perfeitamente.

Se pudessem me explicar qual o significado desse "mbps" tanto pro roteador quanto para o adaptador wireless, eu ficaria muito grato! Ou se me passarem algum link que explica bem cada um, eu ficaria grato!

Agradeço desde já!

Postado

Na verdade minha pergunta foi direcionada a adaptadores e roteadores. Quero saber se eles tem influência sobre a internet ou não, se os mbps do roteador e do adaptador estão relacionado a velocidade de transmissão exclusivamente entre eles.

• 3 anos depois...
Postado

Também estou exatamente com esta dúvida. Se alguém puder me ajudar, ficaria grato.

Gostaria também , se não for ela medição em Mbps, como faço para saber quanto passa da velocidade de internet passa pelo WIFI.

Postado

O WiFi tem vários padrões que foram evoluindo com o tempo: padrão b, velocidade máxima ideal de 11 Mbps (megabit por segundo), padrão g de 54 Mbps, padrão n de 300 Mbps, etc. Mas essa é a velocidade máxima de laboratório, no uso real a velocidade é 50% disso. Antes essas velocidades eram muito maiores do que a velocidade de internet que os provedores forneciam, mas agora estão disponíveis velocidades de 100 Mpbs e maiores, para as quais os padrões b d g não atendem mais e o padrão n fica no limite. Então se sua internet é com velocidades altas vai precisar de um WiFi mais rápido, que é o novo padrão ac. Lembrando que o dispositivo da ponta (smartphone, PC, etc.) precisa ter o mesmo padrão para obter as melhores velocidades, pois a rede vai sempre trabalhar na velocidade mais baixa.

• Curtir 1
Postado

Estas velocidades que os roteadores apresentam em suas propagandas normalmente são, de certa forma, enganosas.

Por exemplo, este roteador mencionado diz que pode te entregar até 150Mbps. Contudo ja de início a porta de entrada de internet do roteador é limitada a 100Megas, ou seja, não faz sentido. 

Outra questão, a conexão permitida para este tipo de roteador é a na frequência de 2.4Ghz, que todos os dispositivos wi-fi usam como padrão, nesta frequência a taxa máxima de dados alcançável é de 70Mbps. Mas uma verdade existe, que no caso, se houvessem 3 conexões de 50Megas o sistema wireless conseguiria fornecer para cada conexão.

Existem sim modelos que conseguem entregar mais banda, com portas de maior capacidade, redes 5.8 e 5.8AC que permitem até 300Megas de conexão no Wifi (se o celular ou outros dispositivos for compatível)

Contudo tendo em vista todas estas informações precisa ser levado em consideração o pacote contratado com sua operador, pois nada adianta comprar um roteador de 250 Reais para entregar 300Megas de conexão com um pacote de 30Mbps contratado kkkk.

Espero ter ajudado.

Postado

@Aks Jacoves Olá amigo, tudo bem?

Isto se refere a unidade computacional, mesma coisa que mm, cm, metro, km... lembrando que o valor utilizado para o padrão ethernet é em Megabites ou Mb, enquanto a taxa de transferência de dados em bytes ( MB = Megabytes).

Este Mbps é referente a megabits por segundos, enquanto MB é referente a megabytes, ou seja 1 Mega = 0.125 Megabite. 

Porém, os planos ofertados pelas operadoras de internet estão nos valores de Megabytes, ou seja, se você tem uma internet de 200Mega para você precisa de um roteador de 1600Mpbs.

Postado
1 hora atrás, Cadu Campos disse:

@Aks Jacoves Olá amigo, tudo bem?

Isto se refere a unidade computacional, mesma coisa que mm, cm, metro, km... lembrando que o valor utilizado para o padrão ethernet é em Megabites ou Mb, enquanto a taxa de transferência de dados em bytes ( MB = Megabytes).

Este Mbps é referente a megabits por segundos, enquanto MB é referente a megabytes, ou seja 1 Mega = 0.125 Megabite. 

Porém, os planos ofertados pelas operadoras de internet estão nos valores de Megabytes, ou seja, se você tem uma internet de 200Mega para você precisa de um roteador de 1600Mpbs.

Andei dando uma olhada em lojas online aqui, todos os roteadores que vi estão sendo medidos em Mbps(bit), assim como os provedores, que medem em bits também. Ou estou enganado?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...