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Carregador Baterias No-Break


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galera espero estar no lugar certo, fiz um "circuito" para um carregadaor de baterias baseado em projetos q vi na internet, gostaria de saber se estou no caminho certo e os valores de alguns componentes para carregar uma bateria de 12v 7Ah no-break em anexo segue a imagem do circuito, desde ja, grato!

photo_2017-01-27_18-21-21.jpg

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Vou te dar um empurrãozinho...

...então não fique perto de uma escada ou coisa parecida... :P

 

O conceito básico está correto, uma tensão de isolação para o capacitor eletrolítico de filtro pode ser 25V desde que a tensão de pico na saída do trafo não seja superior isso.

Capacitores de poliéster ou cerâmicos geralmente tem isolação mínima de 60V então não se preocupe nesse caso.

 

Agora vamos pensar em um circuito funcional para seu caso,carregar uma bateria de 12v x 7Ah.

Os fabricantes recomendam carregar uma bateria dessas com no máximo 10% de sua corrente nominal, o que seria 700mA.

Se a bateria tem 12V, você tem que carrega-la com uma tensão pouco maior para se formar uma ddp que armazenará uma carga correta nessa bateria, essa tensão é de 13,2V a 13,8V.

 

Então seu carregador teria que ter uma tensão de 14V + queda de tensão do diodo 1.4V + 3V do dropout tipico do regulador 78xx.

Sendo assim arredondemos para 20V, lembrando que quanto maior for a diferença de tensão entre a entrada e a saída do 78xx, maior será o aquecimento do CI.

 

Sendo assim o trafo terá 16V x 1,5A (2A seria melhor)

16V x 1.4142 = 22.6V - 2v de queda da ponte de diodos =20.6V +/-

 

A ponte retificadora tem que aguentar 2A ou mais. Os diodos 1N400x só suportam 1A

O eletrolítico de filtro pode ser 1000uF x 25V (35V seria melhor)

O regulador eu aconselho um LM317 para que possa ser ajustada a tensão correta de carga. Não esqueça de colocar um bom dissipador de calor no regulador.

Os outros capacitores estão corretos

Monte o carregador com esses componentes, coloque a bateria para carregar, aguarde 10 horas e retire a bateria da carga.

Lembrando que isso foi calculado para uma bateria de 7Ah, se colocar uma bateria de carro para carregar aí pode demorar de 2 a 3 dias para carrega-la ou talvez nem carregue, depende de quanto ela esteja descarregada.

 

Você também pode montar um carregador automático que não estraga a bateria se você esquece-la na carga. Pesquise que aqui no fórum tem.

 

Qualquer coisa, pergunte.

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Sim! Pode ser qualquer diodo maior que 1A, pode ser aqueles que tem o formato de transistor que se acha nas fontes ATX, mas se você tem que compra-los, eu aconselho a comprar uma ponte retificadora pronta, uma de 4A é baratinha e dá menos trabalho pra montar.

http://www.eletrodex.com.br/ponte-retificadora-4a-1000v-rs407.html

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Pois é!

24Vac resultará em algo perto de 32Vcc, logo 32v-14v=18V

Serão 18V em cima do regulador dissipando energia em forma de calor, ou seja, energia desperdiçada que te fará falta no carregador ou até fará ele entrar em proteção e desligar.

 

porém se usar somente metade do bobinado do trafo que é 12V, provavelmente não terá tensão suficiente para carregar a bateria completamente.

 

Vejamos: 12Vac x 1,4142 = 16.9 - 1.4V da queda dos diodos = 15,5V - 3V DropOut do regulador de tensão restam apenas 12.5V, o que é insuficiente para carregar uma bateria a contento.

Nesse caso eu te aconselharia a usar um conversor Buck que usa sistema chaveado e não perderá tanta potencia.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-748526395-regulador-de-tenso-lm2596-conversor-dc-dc-step-down-_JM

 

Uma coisa que eu não te perguntei, é se você quer realmente fazer o carregador com as próprias mãos, se não tiver esse desejo, só precisa de um carregador, você pode comprar uma fonte chaveada de 13V x 5A e pronto.

Não é uma carregador, mas carregará a bateria.

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O regulador não esquentou porque você retificou só com dois diodos isso faz com que a tensão fique perto dos 12Vcc.

Esse trafo deve estar entregando mais de 12Vac em cada bobina do trafo.

Qual a tensão em cima do capacitor eletrolítico?

9 horas atrás, jeanFRodrigues disse:

na saída da 14,99 ~15v e conectado a bateria com carga já fica em 13,25v

O problema de deixar essa tensão em 15V é que antes da bateria estar carregada você terá esses 15V nela... essa bateria não terá muita vida útil. Baixe a tensão para no máximo 14Vcc

Deixe um voltímetro ligado a bateria enquanto ela carrega e verá que a tensão vai subindo conforme ela carrega.

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