Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa tarde.

Sou novo no Fórum e leigo em redes... Até achei alguns tópicos com assuntos meio parecidos no Google, acho que achei um aqui também, mas não consegui entender direito... =/

 

Vou tentar explicar da melhor maneira: compramos uma impressora WiFi (Epson L375) aqui na empresa. Mas como ela tem a função de WiFi a gente não queria que ela tivesse que ficar plugada o tempo todo em um PC que daí compartilhasse ela para os outros PCs. O problema é que a impressora pega o IP 192.168.0.x, notebooks e smartphones também acessam essa faixa de IP. Porém os desktops tem faixa de IP de 192.168.1.x, sendo assim os desktops não encontram a impressora na rede, mesmo instalando tentando instalar a impressora pelo software da Epson quanto pelo "Adicionar uma impressora" do Windows.

Alguém tem ideia de como fazer para os desktops encontrarem essa impressora na rede?

Se precisarem de informações específicas eu tento passar...

 

Obrigadão desde já.

 

Anexo: foi o máximo que deu pra exemplificar nesse desenho feio... XD

P_20170201_172736.jpg

Postado
14 horas atrás, Zufil disse:

muda o ip para algo diferente de 192 que pode estar conflitando com o modem

Mas mudar o do LAN ou do WAN?

 

13 horas atrás, ExCeller disse:

Este roteador tem entrada WAN?

 

Tem sim, inclusive o cabo que vem do Switch (com o sinal do modem) está conectado na porta WAN.

 

O modem é um Opticom DS Link 485

O roteador é um TP-LINK WR941nd

Postado

Você terá que passar um dos roteadores para bridge.

 

No TP-LINK WR941nd, simplesmente desative o servidor DHCP nas configurações de rede, deixando apenas o outro com esta função.

 

Já para deixar o TP-LINK WR941nd gerenciando, vai ter que ligar o cabo que sai do Opticom DS Link 485 na porta WAN (não no switch como está agora) do TP-LINK WR941nd, configurar o PPPoE do provedor no mesmo e passar o Opticom DS Link 485 para bridge.

 

 

Postado

Não se esqueça que sou leigo em redes... XD
 

Eu achei que fosse simplesmente ligar o cabo que sai do Opticom DS Link 485 na porta WAN (não no switch como está agora) do TP-LINK WR941nd, e daí ligar um cabo do TP-LINK WR941nd para o Switch... Não é assim então?


E o que/como seria essa "bridge"?

Postado

 

3 horas atrás, eumaiseu007 disse:

Eu achei que fosse simplesmente ligar o cabo que sai do Opticom DS Link 485 na porta WAN (não no switch como está agora) do TP-LINK WR941nd, e daí ligar um cabo do TP-LINK WR941nd para o Switch... Não é assim então?

Pode funcionar assim também, desde que a WAN do P-LINK WR941nd esteja configurada para obter IP dinâmico. Teste para ver.

 

3 horas atrás, eumaiseu007 disse:

 

E o que/como seria essa "bridge"?

 

Basicamente, bridge é quando um roteador deixa de fazer a função de atribuir IPs (age como um switch) e outras configurações aos equipamentos que nele se conectam.

 

Como você está com 2 roteadores na rede (ligados ao mesmo switch), tem este problema de IPs com faixas diferentes, e mesmo que fossem iguais, haveria conflito (2 IPs iguais na rede).

 

Postado

é só mudar o range DHCP da rede interna LAn, não tem como mudar da WAN.

 

No primeiro roteador a internet vai na wan, no segundo voce liga na porta LAN para manter na rede, se ligar na WAN do segundo a rede fica isolada pelo firewall.

 

Se desligar o dhcp voce fica sem rede interna e sem firewall, para a rede funcionar (no windowns) todos os pcs devem estar no mesmo grupo;.

Postado

Basicamente, cada roteador é dona de seu "V-Lan", ou seja, ele vai conectar uma máquina e atribuir o IP pertencente a seu V-Lan (um deles, no seu caso, distribui endereços 192.168.1.x e o outro, 192.168.0.x) se você conectar os equipamentos todos em um só roteador, você terá todos dentro da mesma "V-Lan", e todos vão enxergar todos. A vantagem dessa configuração é que você tem capacidade de ligar até 506 equipamentos na sua rede. Ligando o segundo roteador em "Bridge" (Ponte, mesmo....) você mata a capacidade do segundo de distribuir seus endereços, ficando como uma ponte dos seus equipamentos para o primeiro roteador. Esse recurso é particularmente útil quando você tem um local amplo, e o sinal do primeiro roteador não é suficiente para alcançar todos os cantos do local. Você adiciona um outro roteador em Bridge, fazendo com que o sinal chegue mais forte a partir do segundo roteador até mais longe. Porém você restringe o número de equipamentos que podem ser ligados a 253, que é a capacidade de endereçamento do IP para uma V-Lan. Mas com isso você resolve o endereçamento de sua impressora e seus computadores para que todos possam ser compartilhados. Eu sei que é póssível enxergar equipamentos em outras V-Lan, mas meu conhecimento de rede ainda não chegou aí.

Postado

AEEEEE!!!

Consegui arrumar!! XD

 

Resolvi tentar do jeito mais "simples" antes de tentar o esquema de fazer bridge...

 

Peguei o cabo que vem do modem e coloquei direto no roteador (na porta WAN). E coloquei um cabo da porta LAN do roteador para o Switch. Daí todas as máquinas ficaram com a faixa de IP 192.168.0.X. =D

 

Ah sim, daí tive que mudar apenas as configurações dos PCs, deixei para encontrar IP automaticamente, e DNS automaticamente também. Antes a gente usava DNS 8.8.8.8 e 8.8.4.4. Mas ele tá indo agora com DNS 192.168.0.1.... Tá conectando na internet, estamos achando a impressora WiFi na rede também, tudo OK. Só esse DNS que eu achei estranho... Não consegui mudar ele no roteador... XD

 

Mas obrigadão pela ajuda e pela atenção ae pessoal! Aprendi muitas coisas com isso.

 

Abrass

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...