Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estou tendo gargalo? GTX 1060


Posts recomendados

Saudações. Novo usuário no fórum.

Comprei essa GPU modelo mais simples de 3GB mais simples da MSI tem aproximadamente 2 meses e sinto que ela roda mal os jogos. Inclusive ela está performando pior que minha GPU anterior (Radeon HD 6870) - Coisa que não deveria acontecer já que que a GTX 1060 é bem superior nos benchmarks.

Jogos que eu rodava liso com a HD 6870 , como Tropico 5, Cities Skylines em qualidade gráfica máxima @1360x768 (Sim, meu monitor é antiguinho pra caramba ainda, 2009 rs - Trocarei assim que puder) estão todos bastante com bastante lag rodando abaixo de 15, 10 frames FPS e ainda tendo frame drop. Estou sendo forçado a rodar tudo com qualidade minima, numa placa de potencial de processamento superior a antiga.

Outro jogo (Mas sem poder comparar com a GPU antiga) rodando mal é o Train Simulator 2017. Na configuração default (High, aprox 70% de detalhamento gráfico, FXAA e Filtragem de Textura  Anisotrópica 4x) roda entre 15 a 20 FPS (Com Frame Drop) em cenários noturnos, pouca luz e 10 a 15 de dia mais iluminado (Com Frame Drop). Sendo forçado mais uma vez e trazer tudo para o minimo para ainda o jogo rodar entre 24 a 30 FPS bem meia boca.
O mesmo acontece o X-Plane 10, do default  porém ele roda um pouco melhor (25-40FPS), mas ainda sim tem muuuitos frames drops que dão umas belas agarradas.
O engraçado é que nem a GPU nem a CPU são levadas ao máximo. A CPU é exigida pela metade em média e a GPU variando entre os 20-35% ainda por cima usando seu clock reduzido - aquele ajustando automaticamente como se a placa estivesse em período ocioso)

 

589bf4869c21b_RailworksTrainSimulator02_08.2017-23_02_18_01.thumb.png.898bf109d7f636ccf234e91c67ca77ec.png

 

589bf4b32f409_RailworksTrainSimulator02_08.2017-23_17_10_07.thumb.png.b233812fd36504aaa102b75d825663f6.png



Que há um gargalo ou um funcionamento indevido do conjunto já é meio óbvio, o que eu gostaria de saber o que está causando exatamente...

1. Seria mal funcionamento no sistema operacional? Os drivers atuais conflitando com o registro dos antigos, sempre sobra um restinho por mais que se use CCleaner, Auslogics RegistryCleaner
2. API gráfica incorreta? Durante um teste com o MSI Afterburner/RivaTuner, na contagem dos quadros apontava que o Train Simulator 2017 usava D3D9 (Direct3D do DirectX 9) sendo que o meu instalado é o 12. Já o X-Plane 10 usa OpenGL, mas não especifica qual versão (Roda um pouco melhor).

3. Será gargalo na Placa-Mãe? A GTX 1060 usa PCI Express x16 Versão 3.0. A minha ainda é 2.0.
4. Será gargalo de processador? Apesar de ser Quad Core 3.2Ghz, possuir uma arquitetura antiga.

OBS: Eu pretendo trocar a CPU atual, uma AMD Phenom II X4 955, para um Intel Core i5 6400 (consequentemente a placa-mãe também que ainda não decidi). Pretendo fazer isso o mais rápido o possível. Mas não é possível agora de imediato.
OBS 2: Eu pretendia reinstalar o SO Win 10 para ele rodar zerado com o hardware novo. Porém pensei: "Será que eu deveria fazer isso quando trocar a CPU e Placa-Mãe também?" Então eu posterguei essa reinstalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, DRF_GameDev disse:

1. Seria mal funcionamento no sistema operacional? Os drivers atuais conflitando com o registro dos antigos, sempre sobra um restinho por mais que se use CCleaner, Auslogics RegistryCleaner

Acho possivel, mas não tão provável.

 

agora, DRF_GameDev disse:

2. API gráfica incorreta? Durante um teste com o MSI Afterburner/RivaTuner, na contagem dos quadros apontava que o Train Simulator 2017 usava D3D9 (Direct3D do DirectX 9) sendo que o meu instalado é o 12.

O DirectX instalado não importa. Você pode ter desde o 5 até o 12 instalado, mas o que dita qual será usado é o jogo. Se o jogo foi feito para DirectX9, ele vai usar no máximo o 9, mesmo você tendo versões mais novas instaladas.

 

agora, DRF_GameDev disse:

Já o X-Plane 10 usa OpenGL, mas não especifica qual versão (Roda um pouco melhor).

A mesma coisa com OpenGL. O X-Plane, pelo que lembro, pode usar desde OpenGL 3 até 4.5 (a ultima revisão disponível).

 

agora, DRF_GameDev disse:

3. Será gargalo na Placa-Mãe? A GTX 1060 usa PCI Express x16 Versão 3.0. A minha ainda é 2.0.

Isso também não importa. Uma placa 3.0 num slot 2.0 vai ter praticamente o mesmo desempenho. Pelo que lembro, a diferença entre um slot 1.0 para um 3.0 é risível, quase não-existente.

 

agora, DRF_GameDev disse:

4. Será gargalo de processador? Apesar de ser Quad Core 3.2Ghz, possuir uma arquitetura antiga.

Acho menos provável do que o item 1 lá em cima.

 

agora, DRF_GameDev disse:

OBS 2: Eu pretendia reinstalar o SO Win 10 para ele rodar zerado com o hardware novo. Porém pensei: "Será que eu deveria fazer isso quando trocar a CPU e Placa-Mãe também?" Então eu posterguei essa reinstalação.

Por que fazer isso só quando tiver hardware novo? Vai ficar sofrendo ai? hehehehhee

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, AmarildoJr disse:

Por que fazer isso só quando tiver hardware novo? Vai ficar sofrendo ai? hehehehhee

kkk engraçado que a instalação nem é tão antiga assim tem, 4 ou 5 meses no máximo.

 

5 horas atrás, AmarildoJr disse:

Acho possível, mas não tão provável.

 

5 horas atrás, AmarildoJr disse:

Acho menos provável do que o item 1 lá em cima.


Agora fiquei confuso de mãos atadas sem saber o que pode ser realmente hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!