Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, meu pc tem 8gb de memória ram e eu comprei uma EVGA gtx 1050 ti sc 4gb ja instalei ela, os drivers estão todos atualizados porém quando eu vou ver o quanto de memória o sistema possui, só aparece os 8 gb do pc, é normal isso ou não, acho que esses 4 gb da placa de vídeo deveria somar com a memória ram e aparecer pra mim que eu possuo 12 gb no total.

Estou certo enquanto a isso ou será que o meu pc está com algum erro ?

ou esses 4 gb de memória só é acionada quando eu jogo algum jogo pesado ?

poderiam tirar essa dúvida minha ?

Postado

@Tarcísio Gonzaga De uma maneira rápida é o seguinte: A memória ram serve para o windows mandar arquivos a serem acessados rapidamente pelo sistema, por isso mesmo com nada aberto, fica com 2GB usado por aí. Assim como programas fazem também, e isso se deve ao fato de que a memória ram é MUITO mais rápida que um HD, desse modo quando o sistema for puxar um arquivo essencial, e este estiver na ram, ele vai ser execuado muito mais rápido caso ele tenha que ser puxado do HD, e é por isso que um pc com pouca ram é MUITO lento, pois como n tem memória suficiente, o windows utiliza o HD e cria um espaço para a memória virtual, porém como o HD é lento, o momento que precisar de algo nessa memória virtual, vai ser bem lento o acesso.

Já a memória da placa de vídeo é para a GPU, o processador dela quando for gerar quadros, ou seja o FPS de um jogo, ele precisa acessar as texturas, arquivos de imagem etc, do jogo, assim, ele puxa estes do HD e os joga na VRAM, porém em uma placa de vídeo, é preciso ser muito mais rápido, e por isso que vemos umas com banda de 300 GB/s, enquanto um conjunto de memória ram DDR4 2133Mhz em dual channel n chega nos 30GB/s. 

Resumindo... a memória da placa de vídeo é exclusiva para a GPU, é onde a sua placa vai jogar todo os dados que ela vai precisar para gerar seus 60fps tranquilamente.

• Curtir 2
Postado

@Tarcísio Gonzaga A memória VRAM é o storage que vai ser processado na placa de vídeo.

Uma analogia: do teu HD, a memória RAM puxa o que vai ser processado em imediato pelo processador. Da memória RAM, o teu processador puxa o que vai ser processado em tempo real. Digamos que na placa de vídeo, a mesma utiliza a sua própria VRAM para poder computar. Sacas?

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...