Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então galera, eu acho q estou com um problema, alguns dias atrás eu comprei um cooler GA 120, pois o meu cooler box queimou :s, e eu to usando ele normal, só q não sei se é um problema ou não mas, quando eu ligo o pc aparece uma msg "CPU Fan Error!" Press F1, o pc só liga se eu apertar F1, e a temperatura do processador também é mt estranha como pode ver na imagem ai ele chegou a bater 82ºc, e com o meu cooler box ele só pegava no MAXIMO estourando 70cº (rara as vezes), eu só posso usar o pc em modo de economia q dai varia entre 20~40ºc, caso eu bote em equilibrado ou desempenho, vai para 70~90ºc. Gostaria de saber o que posso fazer, não tenho condições de comprar um cooler melhor, eu comprei esse porq era o único q tinha na minha cidade...

Alguma luz por favor? </3

Specs:

Processador: Fx-6300

Mobo: M5A78L-m LX/BR

HD: 500GB

memoria: 6GB

gjis.png

Postado
28 minutos atrás, Gabriel Braga disse:

Você tem certeza que conectou o pino do fan no conector ' cpu fan ' na placa-mãe ? tá bem encaixado o cooler ? não passou pasta térmica em excesso não ?

tenho, na vdd, na minha placa-mãe tem 2 conectores, um com 3 pinos (para esse cooler) e um com 4 pinos que era do cooler box, não sei se é isso que está interferindo aquele erro..

E não, não passei pasta térmica em excesso, o cooler tá bem encaixo, tanto q foi um pouco difícil de colocar

Postado

Cara acho que esse Cooler aí que você comprou é pior que o cooler box da própria AMD rsrs , talvez ele não esteja simplesmente conseguindo dissipar o TDP do seu FX 6300 já que você disse que está tudo bem encaixado e tal 

Postado

Vixe, a temperatura já começar na casa dos 45 e subir pra 80 e poucos graus? A pasta térmica que passou é boa ou deixou as genéricas que vêm no cooler (normalmente vem com elastômero)?

Postado
2 horas atrás, Gabriel Braga disse:

Cara acho que esse Cooler aí que você comprou é pior que o cooler box da própria AMD rsrs , talvez ele não esteja simplesmente conseguindo dissipar o TDP do seu FX 6300 já que você disse que está tudo bem encaixado e tal 

aparentemente sim, mas eu vi algumas pessoas dizendo q um fx 8300 tava dando conta..

1 hora atrás, comando. disse:

Vixe, a temperatura já começar na casa dos 45 e subir pra 80 e poucos graus? A pasta térmica que passou é boa ou deixou as genéricas que vêm no cooler (normalmente vem com elastômero)?

na vdd ele começa com 30, e eu tava com coisas abertas qd tirei esse print, no momento de agora ele está 35, e a pasta termina eu comprei genérica mesmo falta de R$. Tipo eu uso normal no modo de economia agora se eu botar equilibrado só deu sabe aonde vai parar ghasudghuasdhglajskdhg

Postado

Se a temperatura sobe rápido só de você mudar o plano de energia então amigo pode ter certeza que a base do cooler não tá encostado totalmente no processador , deve ter alguma folga mesmo que mínima 

Postado

@Putotine Alfredo você precisa plugar esse GA 120 no conector de 4 pinos (mesmo ele sendo de 3 pinos). É o conector CPU_FAN do BIOS. Se você não colocar nele, o BIOS vai achar que não tem cpu cooler no seu computador e vai dar erro. Por isso que está dando erro na inicialização.

O outro conector também pode estar a 7v e o cooler vai rodar mais fraco.

Postado
2 horas atrás, Gabriel Braga disse:

Se a temperatura sobe rápido só de você mudar o plano de energia então amigo pode ter certeza que a base do cooler não tá encostado totalmente no processador , deve ter alguma folga mesmo que mínima 

verei isso depois.

54 minutos atrás, Contiusa disse:

@Putotine Alfredo você precisa plugar esse GA 120 no conector de 4 pinos (mesmo ele sendo de 3 pinos). É o conector CPU_FAN do BIOS. Se você não colocar nele, o BIOS vai achar que não tem cpu cooler no seu computador e vai dar erro. Por isso que está dando erro na inicialização.

O outro conector também pode estar a 7v e o cooler vai rodar mais fraco.

Mas ali na imagem q eu postei ele tá rodando a 2700rpm, e o maximo q ele vai é 2400rpm, meio estranho isso, ou n tem nada a ver? Posso realmente colocar ele no conector de 3 pinos sem medo/problema?

Postado
agora, Putotine Alfredo disse:

Mas ali na imagem q eu postei ele tá rodando a 2700rpm, e o maximo q ele vai é 2400rpm, meio estranho isso, ou n tem nada a ver? Posso realmente colocar ele no conector de 3 pinos sem medo/problema?

Pode, ele tem o encaixe certo para colocar no conector de 4 pinos. Mesmo que a rotação do cooler continue nos 2700rpm (sinal de que o conector de 3 pinos está a 12v), pelo menos você não vai ter mais erro de inicialização ao ligar o micro.

CPU coolers, não importa se é de 3 ou 4 pinos, precisam ficar no CPU_FAN. Nos casos que não dá, tipo o CPU_FAN quebrou, você tem que ir no BIOS e desabilitar um dos alarmes do CPU_FAN. Não me recordo qual. Assim ele para de dar erro na inicialização.

O importante de deixar o cpu cooler no CPU_FAN é que se o fan parar de funcionar, o alarme apita ou o micro desliga.

• 2 semanas depois...
Postado

Atualização do meu caso, eu tirei o cooler, limpei td certinho, passei pasta térmica, nem muito nem pouco, coloquei o cooler certinho e mesmo assim, a temperatura ainda sobe para 81%, eu até poderia ficar usando em modo econômico, mas isso está me impossibilitando de mexer em alguns programas, além de as vezes dar umas travadinha (MUITO RARO O CASO), pode ser q esse cooler tenha vindo com algum problema? Ou que ele seja realmente uma porcaria e eu q sou um fking azarado, porq do meu pc, que eu comprei por completo, só restou processador e fonte, o resto foi td trocado (menos placa de video porq n tenho grana para comprar)

Postado

@Putotine Alfredo é o cooler que é fraco mesmo. Mas você tem que ver a temperatura pelo AMD Overdrive. Baixe o programa, coloque para rodar um AIDA64 apenas com CPU marcado e veja como fica a margem térmica. A margem térmica é uma contagem regressiva, não pode chegar a 0ºC ou descer de 0ºC, porque aí passou da temperatura máxima recomendavel. Vide foto. Depois diz para a gente como fica.

AMD_Overdrive.jpg

Postado

Fiz o que você falou, segue a imagem: 

temp.png

Chegou a bater 86ºc, e a margem foi para -22ºc, e isso foi no modo de economia de energia, no momento está a 31ºc, e vai no maximo a 51ºc, qd eu fui fazer um teste no modo normal, ele bateu 88ºc e a tela ficou toda com artefato e eu desliguei o pc e o pc só foi ligar depois q o processador esfriou :s.

Creio que eu só vou poder usar o pc no modo de economia, até comprar um cooler novo, certo? Então ferrou pois, como eu comprei esse, e ta com garantia e tudo, vou ter q ficar 1 ano usando um cooler ruim, e o pc pior ainda :c, não tem como ajudar nesse caso, né? :s

Postado

@Putotine Alfredo mas acho que todo mundo disse a você que o cooler é fraco, não?

Que o processador está superaquecendo, claro que está, mas é porque o cooler e a pasta térmica são de péssima qualidade. Você disse que não podia trocar o cooler agora.

Você pode trocar o cooler? Se puder, troque ontem.

Postado

@Contiusa  Não tenho grana nem pra pagar as contas, qt mais pra um cooler bom ghasudhguas.

Mas o que o meu amigo tava qrendo dizer é: que o processador possa estar com defeito e está sobreaquecendo demais no modo normal, e no modo de economia ele até aguenta, tipo, o problema não ser o cooler e sim o processador. O problema é q eu n tenho como testar isso :s

Postado

@Putotine Alfredo ah, não. Os processadores não são assim. É porque o cpu cooler é ruim mesmo. Você não tem nenhum colega com um cooler box dando bobeira? Vai ser melhor do que esse que você tem. Ou alguém que tenha uma pasta térmica de qualidade.

Postado
7 horas atrás, Contiusa disse:

@Putotine Alfredo ah, não. Os processadores não são assim. É porque o cpu cooler é ruim mesmo. Você não tem nenhum colega com um cooler box dando bobeira? Vai ser melhor do que esse que você tem. Ou alguém que tenha uma pasta térmica de qualidade.

Eu sou a unica pessoa q conheço q usa AMD, e só tem eu e meu amigo q "entendem" de pc, eu e ele usamos a mesmo pasta termica sempre, porq a gente n tem grana pra ficar comprando isso... Então td é u,a pragam e um azar mesmo. a duvida foi sanada, problema mesmo é o cooler, e eu vou ter q ficar usando o pc com 10% de potenciam obrigado ai a todos <3

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!