Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal! Tenho placa M2N MX SE, com processador Sempron Le-1100. Gostaria de saber  se essa placa  suporta os processadores Athlon 64 x2  5200 ou   Athlon 64 X2 7750 2.7ghz Black Edition L3 2m. Estou trocando HD de 120gb por outro de 500gb também. Essas trocas podem garantir um pouco mais de velocidade?  Obs.: Sou novo no fórum e leigo no assunto, peço desculpas se não é este o local para essas perguntas.

Postado

@P.Aires Uso um Sempron LE - 1200 e um Celeron 430 no trabalho e, realmente, usar processador single core antigo hoje em dia é um sofrimento hehehe.

Por quanto vai sair esse Athlon 64 x2  5200? Quanto tem de memória RAM?

Um Athlon 64 x2  5200 vai dar uma melhorada sim, mas depende também de quanto o PC tem de memória.

O HD de 500 GB só lhe daria mais espaço de armazenamento, e não melhoraria o desempenho - um SSD, como o Evandro sugeriu, sim.

O vídeo onboard da sua placa-mãe é antigo e muito ruim e joga grande parte do processamento dos vídeos em HD para o processador, levando a uma queda de desempenho e alto uso de CPU.

Como exemplo, ainda tenho meu antigo Athlon 64 x2 4800 aqui encostado, que remontei com uma ASRock N61P-S que ganhei recentemente. Coloquei 4 GB de RAM ddr2 e uma placa de vídeo GT 710 e instalei o Windows 10. O computador realizava todas as atividades básicas de forma muito satisfatória, incluindo vídeos em Full HD. Depois que tirei a placa de vídeo, o desempenho deu uma queda, principalmente nos vídeos e sites pesados.

Postado
8 horas atrás, RobertoGB disse:

Ao invés de investir plataforma AM2 que já está morta, não seria mais negócio pegar um celeron g3900? Sim, você teria que trocar a placa-mãe/memória.

Olá Roberto, agradeço a tua resposta, mas no caso eu teria que gastar no celeron e também na placa-mãe e memória. Eu tenho um notebook com uma configuração boa, e que me quebra o galho,  mas eu gosto desse pc e a minha intenção é somente melhorá-lo, mas sem gastar muito. Não tinha comentado ainda mas eu uso o computador somente para pesquisas na internet e alguns programas não tão pesados. 

adicionado 15 minutos depois
21 horas atrás, Evandro disse:

@P.Aires

https://www.asus.com/br/Motherboards/M2NMX_SE/HelpDesk_CPU/

O mais forte que enxerguei na lista é o 6000+. Bons tempos quando ele viveu. :D

O 7750 eu acho que é outro soquete.

Sim, o processador vai dar um gás na máquina, mas já que você vai trocar, por que não pega um SSD de 120 GiB?

E memória, quanto você tem?

Olá Evandro, grato pela resposta e atenção. Como você disse, só falta enterrar.:) Eu estou colocando a descrição do 7750 que vi e gostaria de saber se posso usá-lo, se é compatível. Quanto ao SSD de 120gb quais as alterações que eu teria que fazer no pc? Quanto a memória é 3 gb (peguei no CCleaner).

Processador Amd Athlon X2 7750 Black Edition Dual Core Am2+ BOX Lacrado Características: - Processor: AMD Athlon? X2 Dual-Core - Model: 7750 - OPN Tray: AD775ZWCJ2BGH - OPN PIB: AD775ZWCGHBOX - Operating Mode 32 Bit: Yes - Operating Mode 64 Bit: Yes - Revision: B3 - Core Speed (MHz): 2700 - Voltages: 1.05-1.325V - Max Temps (C): 73´C - Wattage: 95 W - L1 Cache Size (KB): 128 - L1 Cache Count: 2 - L2 Cache Size (KB): 512 - L2 Cache Count: 2 - L3 Cache Size (KB): 2048 - CMOS: 65nm SOI - Socket: AM2+ - AMD Business Class: No - Black Edition: Yes Características: - Processor: AMD Athlon? X2 Dual-Core - Model: 7750 - OPN Tray: AD775ZWCJ2BGH - OPN PIB: AD775ZWCGHBOX - Operating Mode 32 Bit: Yes - Operating Mode 64 Bit: Yes - Revision: B3 - Core Speed (MHz): 2700 - Voltages: 1.05-1.325V - Max Temps (C): 73´C - Wattage: 95 W - L1 Cache Size (KB): 128 - L1 Cache Count: 2 - L2 Cache Size (KB): 512 - L2 Cache Count: 2 - L3 Cache Size (KB): 2048 - CMOS: 65nm SOI - Socket: AM2+ - AMD Business Class: No - Black Edition: Yes

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, P.Aires disse:

Quanto ao SSD de 120gb quais as alterações que eu teria que fazer no pc?

É bem difícil, você solta os cabos, desparafusa o HD, coloca o SSD, parafusa ele e encaixa os cabos. :D

Depois tem que reinstalar o SO, essa é a parte chata, mas o micro vai ficar MUITO rápido.

17 minutos atrás, P.Aires disse:

Am2+

Aqui o problema, é outro soquete, por isso não é compatível. ;)

--

3 GiB de memória pode ser pouco, dependendo do quanto de abas você abre ao mesmo tempo, eu tive que passar meu note para 8 por causa disso.

--

Qualquer Athlon X2 vai te dar um belo ganho de desempenho, se o uso é básico, não precisa esquentar a cabeça com um 6000+, mas dois núcleos não resolvem tudo, e pode ser que algumas coisas não rodem bem na máquina devido à idade deles, os programas usam instruções que os processadores não tem.

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, rodrigops disse:

@P.Aires Uso um Sempron LE - 1200 e um Celeron 430 no trabalho e, realmente, usar processador single core antigo hoje em dia é um sofrimento hehehe.

Por quanto vai sair esse Athlon 64 x2  5200? Quanto tem de memória RAM?

Um Athlon 64 x2  5200 vai dar uma melhorada sim, mas depende também de quanto o PC tem de memória.

O HD de 500 GB só lhe daria mais espaço de armazenamento, e não melhoraria o desempenho - um SSD, como o Evandro sugeriu, sim.

O vídeo onboard da sua placa-mãe é antigo e muito ruim e joga grande parte do processamento dos vídeos em HD para o processador, levando a uma queda de desempenho e alto uso de CPU.

Como exemplo, ainda tenho meu antigo Athlon 64 x2 4800 aqui encostado, que remontei com uma ASRock N61P-S que ganhei recentemente. Coloquei 4 GB de RAM ddr2 e uma placa de vídeo GT 710 e instalei o Windows 10. O computador realizava todas as atividades básicas de forma muito satisfatória, incluindo vídeos em Full HD. Depois que tirei a placa de vídeo, o desempenho deu uma queda, principalmente nos vídeos e sites pesados.

Rodrigo, agradeço pela atenção. Eu tenho 3 gb de memória. Como eu disse para o Roberto, eu tenho um notebook com uma boa configuração e que me quebra o galho, mas eu gostaria de melhorar esse pc porque eu gosto dele (sentimental), e na verdade prefiro ele ao note. O Evandro mencionou o 7750, mas não sei se é compatível com a placa. O vídeo  é o NVIDIA GeForce 6100 nForce 430. Quanto ao SSD o que eu teria que modificar no pc?

adicionado 12 minutos depois
6 minutos atrás, Evandro disse:

É bem difícil, você solta os cabos, desparafusa o HD, coloca o SSD, parafusa ele e encaixa os cabos. :D

Depois tem que reinstalar o SO, essa é a parte chata, mas o micro vai ficar MUITO rápido.

Aqui o problema, é outro soquete, por isso não é compatível. ;)

--

3 GiB de memória pode ser pouco, dependendo do quanto de abas você abre ao mesmo tempo, eu tive que passar meu note para 8 por causa disso.

--

Qualquer Athlon X2 vai te dar um belo ganho de desempenho, se o uso é básico, não precisa esquentar a cabeça com um 6000+, mas dois núcleos não resolvem tudo, e pode ser que algumas coisas não rodem bem na máquina devido à idade deles, os programas usam instruções que os processadores não tem.

Não me expressei bem quando perguntei o que teria que fazer no pc, na verdade eu queria saber se era preciso trocar outra configuração além do hd. Mas valeu, você já explicou como trocá-lo, e eu acho que vou partir para o SSD de 120gb; aumentar a ´memória para 4 gb (se for possível)_ e trocar processador para o athlon 64 x2 de 6000. Não pretendo gastar muito, então o jeito é gastar sola de sapato na Santa Efigênia. Somente mais uma pergunta: qualquer SSD de 120gb é compatível com a minha placa ou devo procurar especificamente algum?

• Membro VIP
Postado
17 minutos atrás, P.Aires disse:

Somente mais uma pergunta: qualquer SSD de 120gb é compatível com a minha placa ou devo procurar especificamente algum?

É só espetar. ;)

Você vai achar SSDs padrão SATA 3, e sua placa é SATA 2, não se preocupe.

Meu micro é mais antigo que o seu e deu certo.

Postado
2 minutos atrás, Evandro disse:

É só espetar. ;)

Você vai achar SSDs padrão SATA 3, e sua placa é SATA 2, não se preocupe.

Meu micro é mais antigo que o seu e deu certo.

Qualquer novidade te dou retorno. Grato

Postado

Athlon 64 X2 7750 pelo fato de ter cache l3 e ser derivado de uma arquitetura mais moderna (Phenom i) que os x2 convencionais. Eke é compatível com socket AM2 e Am2+, o mesmo do X2 convencional ao contrário do que foi dito acima.

Tive um, posso estar enganado, pois faz um bom tempo, mas tenho quase certeza que é possível desbloquear dois núcleos dessa CPU e transformá-lo em Phenom I x4, se sua MB suportar. Falou.

Postado
8 horas atrás, beckno disse:

Athlon 64 X2 7750 pelo fato de ter cache l3 e ser derivado de uma arquitetura mais moderna (Phenom i) que os x2 convencionais. Eke é compatível com socket AM2 e Am2+, o mesmo do X2 convencional ao contrário do que foi dito acima.

Realmente algumas placas mãe AM2 suportam processadores AM2+,  mas a placa dele ( M2N-MX SE) só mostra CPUs AM2 na lista de suporte, ao contrário da M2N-MX SE Plus, que dá suporte a alguns modelos de CPU AM2+.

Nesse caso, eu só recomendaria o Athlon 64 X2 7750 se tivesse certeza que seria compatível.

Postado
18 horas atrás, rodrigops disse:

Realmente algumas placas mãe AM2 suportam processadores AM2+,  mas a placa dele ( M2N-MX SE) só mostra CPUs AM2 na lista de suporte, ao contrário da M2N-MX SE Plus, que dá suporte a alguns modelos de CPU AM2+.

Nesse caso, eu só recomendaria o Athlon 64 X2 7750 se tivesse certeza que seria compatível.

Não está listado, porém, a placa funciona até com os Phenom I X4 (máx. 95 w). Não faria sentido não funcionar com o 7750 que deriva do phenom.

http://www.cpu-upgrade.com/mb-ASUS/M2N-MX_SE_Plus.html

• Membro VIP
Postado
45 minutos atrás, beckno disse:

Não está listado

Se não está listado, não vai, quem está dizendo isso é o fabricante da placa-mãe e não nós,os parpitero do fórum. :D 

Às vezes até revisão específica de algum modelo de processador não entra no suporte, então, a lista é definitiva.

Postado

Pessoal, desculpem mas depois de muita pesquisa cheguei à conclusão de que poderei comprar  um  ssd de 120gb da Kingston  e um athlon 64 x2 de 5600. Como a minha placa aceita  somente 2 gb de memória gostaria de saber se haverá um gargalo por ter somente essa memória ou se o pc vai ficar mais rápido com essas mudanças.

Quanto às outras sugestões  vou deixar para outra hora por causa de orçamento. Não pensem que sou preguiçoso pois leio  muito sobre o assunto na internet mas parece que quanto mais eu leio menos eu compreendo.

• Membro VIP
Postado

Vai ter gargalo dependendo do programa, e mesmo assim, o micro vai ficar bem mais esperto.

Mais esperto ainda se colocar o processador X2 junto. ;)

Postado

Agradeço mais uma vez a todos que me ajudaram com as dúvidas. Vou por em prática o que expus acima e qualquer dúvida volto a pedir ajuda. Abraços

Postado

É verdade. Faltou mais de atenção da minha parte. Comparando as BIOS, notem versão não plus não tem alguns microcódigos da AMD. Fácil de corrigir, fácil de torrar a MB caso espetem uma CPU com consumo maior que 89 W na não plus.

M2N.JPG

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!