Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Watercooler Corsair H45 barulhento


Posts recomendados

OLa amigos! eu tenho dois computadores quase idênticos, a única diferença é que um tem 32gb de RAM e placa de vídeo zotac 1060 amp e o outro 16gb de RAM e gigabyte 1060 g1. O watercooler do pc de 32gb RAM está fazendo muito barulho de ventilador, já o outro é totalmente silencioso. O que esta acontecendo, alguém tem ideia? sera problema ?

o cooler é o corsair h45 , o barulhento funciona a 4326 RPM

 

agradeço quem puder ajudar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sacha carletti essa leitura de 4326rpm é da bomba, não da ventoinha do water cooler. Você provavelmente plugou a bomba no conector CPU_FAN. Onde está plugado a ventoinha?

 

Você precisa plugar a ventoinha no CPU_FAN para ela ser controlada pelo PWM. Ela vai variar a rotação de acordo com o uso da CPU e vai ficar bem mais silenciosa. A bomba você pluga em um SYS_FAN ou CHA_FAN. Mas depois tem que ir no BIOS e desabilitar o controle de tensão desse conector.

 

Qual é o modelo correto da sua placa-mãe? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não entendo muito de montagem de computador.. :( não fui eu que montei. a placa-mãe é asus h170m - plus/br

 

vou procurar no google algo sobre isso ou tentar contatar um técnico, aqui em Niterói ta difícil encontrar um que entenda de water cooler.

 

@Contiusa obrigada pela resposta

adicionado 4 minutos depois

eu tenho medo de mexer no water cooler.. apesar de que esse modelo é blindado, mas eu não sei se saberia diferenciar os conectores, SYS_FAN ou CHA_FAN. será mesmo que a bomba esta conectada no CPU_FAN? ou sera que ela está certa e não esta configurado na bios? posso estar falando muita besteira kkk 

também não sei onde esta plugada a ventoinha, existe algum programa que possa me dizer isso? 

 

esse computador já veio todo errado, era pra ter 32 gb de memoria mas o sistema so reconhecia 16, foram vários dias de pesquisa ate eu descobrir que era a bios desatualizada. :( 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sacha carletti você pode instalar o HWmonitor, que é um aplicativo para medir temperatura, rotação dos fans, etc. Acho que vai dar para ver onde a bomba e fan estão conectados. Tire um print com a parte que mostra a temperatura e os fans. Geralmente é a metade superior.

 

Você tem como abrir a tampa lateral do gabinete ou ele vem com lacre? Porque se precisar trocar de lugar, é simples, só conectar e desconectar os cabos. Eu faço um tutorial simples. Você vai desligar o micro, desligar a tomada da parede e não tem nenhum risco. 

 

Sobre as memórias, agora o sistema está reconhecendo os 16GB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sacha carletti é, parece que a bomba está plugada no CPU_FAN. A ventoinha do water cooler deve estar em algum conector da placa-mãe rodando sem controle de rotação.

 

Pela foto abaixo, você vê que tem dois cabos saindo do water cooler:

 

corsairH45-h04.jpg

 

O de cima é um conector fêmea de 3 pinos (com três furos). Esse é o conector da bomba. Você pode confirmar vendo que ele sai do bloco do radiador.

 

O de baixo é um conector fêmea de 4 pinos (com 4 furos). Esse é o conector da ventoinha. Você pode confirmar vendo que ele sai da lateral da ventoinha.

 

O conector da ventoinha você conecta no CPU_FAN (conector de cima da placa-mãe - foto abaixo). O conector da bomba você conecta em um dos dois CHA_FAN (os dois conectores mais embaixo). Só lembre que o conector da bomba é de 3 pinos, menor do que o conector da placa-mãe. Você precisa plugar alinhado com a aba do encaixe (na foto). É uma peça de plástico que ajusta no encaixe fêmea do conector. Ele só conecta em três pinos. Um fica sobrando.

 

Mas o conector de 4 pinos da ventoinha também precisa encaixar nessa pecinha. A orientação precisa estar correta e esses conectores só encaixam em uma posição. Não pode estar de ponta-cabeça.

 

Para fazer a troca, você só precisa desligar o micro, desligar o micro da parede, identificar os dois cabos e fazer a troca. Se a ventoinha não estiver no CPU_FAN, troque de lugar com a bomba. Essa pecinha do encaixe às vezes é difícil de ver no gabinete. Eu costumo usar uma lanterna. Fica bem mais fácil de encaixar.

 

H45pump.jpg

 

Observação importante: tome cuidado na hora de puxar os conectores. Não puxe pelo fio. Puxe pelo conector e dê uma balançada até ele soltar. Tem gente que dá um tranco forte e quebra o conector / a placa-mãe. Na hora de conectar, também faça com cuidado, pois pode entortar os pinos ou quebrar o conector também. Ele precisa estar perpendicular para não forçar o plástico.

 

Se a bomba e a ventoinha estavam plugados nos lugares invertidos, conta como ficou depois de trocar de lugar. Se puder, poste um print do HWmonitor para ver como está a rotação da bomba no outro conector.

 

Vai melhorar bastante. Se ainda estiver um pouco alto jogando, etc, tem o artifício de colocar o PWM em Silent, mas veja primeiro como fica só de trocar os conectores de lugar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Sacha carletti disse:

muito obrigada pela informação!! por curiosidade, como você sabe distinguir em qual entrada esta conectado =

 

:P ah, eu vi pelo HWmonitor. O seu print está mostrando CPUFAN a 4411rpm, que eu sei que mais ou menos a rotação da bomba do H45. Então a bomba deve estar no CPU_FAN.

 

Você pode usar a foto da placa-mãe para ajudar a encontrar os conectores. Se tiver uma placa de vídeo ali embaixo, vai ficar meio escondido. Aí você tem que tirar a placa de vídeo por um instante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você sabe me dizer se tem problema continuar usando o pc assim? Estou com receio de fazer essa operação,.. rs tenho um amigo que entende mais, e acho que vou esperar ele me ajudar. Mas preciso usar o pc para trabalhar :/ 

adicionado 9 minutos depois

@Contiusa pesquisando aqui vi essa publicação 

 

"Geralmente o pessoal liga o bloco (bomba) no SYS-FAN, que roda direto, e os fans ou o fan no CPU-FAN, para ter controle de rotação e não fazer muito barulho. Não sei se teria a opção de aviso caso o SYS-FAN falhe. Talvez as placas mais modernas tenham aviso nos SYS-FAN. Você podia pesquisar as opções no seu BIOS." 

 

Sera que seria essa a logica de quem montou o pc? O que você acha? Eu realmente não entendo nada disso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sacha carletti problema não tem, só faz mal aos ouvidos (e a cabeça) :D Se não estiver sentido firmeza, peça para seu amigo fazer isso, mas acompanhe o que ele fizer, pois no futuro você pode fazer a mesma coisa sem ajuda de ninguém. Porque ficar dependendo de "técnico" é um prejuízo tremendo. A maioria deles ou não sabe o que faz ou age de má fé. 

 

Ter autonomia para mexer no seu micro é uma libertação. E não tem muito mistério. É só ter paciência e estudar antes o que é preciso fazer.

 

Boa sorte aí. Depois diz se resolveu. Diz para ele (caso o barulho ainda continue alto), para colocar o CPU_FAN em Silent no BIOS. Vai baixar um pouco a rotação da ventoinha e diminuir o barulho.

 

Se com tudo isso não melhorar, pode ser a bomba também. Ela faz um zumbido de "bomba de aquário". Não é em todas as situações que dá para ouvir, mas pode ser isso.

 

E você também pode comprar um fan de melhor qualidade. Mas veja primeiro esses passos. Qualquer dúvida é só postar aqui que a gente ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa estou tentando reconectar os cabos, vi que é bem simples, mas o que aconteceu... o cabo do radiador consegui conectad no chan fan, agora o cabo da ventoinha não chega no cpu fan, ela nem estava conectada em nenhum plug...so o radiador que estava no cpu fan mesmo. Mas a ventoinha nao esta plugada em lugar nenhum, e não chega ate o cpu fan, sabe me dizer o nome do cabo que posso comprar pra alongar esse cabo da ventoinha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sacha carletti O radiador está instalado na frente do gabinete? Qual é o seu gabinete e a placa-mãe? Tem placa de vídeo?

 

Em geral os water coolers são montados atrás ou em cima, lugares que você não teria problema de conectar a ventoinha no CPU_FAN. Se realmente não tiver solução, só encontrei este vendedor, mas o frete está muito caro. Esses cabos são especiais porque são PWM (levam o sinal da rotação do fan). Talvez tenha no Boa Dica, mas a classificação deles dos produtos é muito confusa e não dá para encontrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Contiusa 

O meu gabinete é aquele termaltake versa c22 rbg.. não que eu quisesse, mas era a unica opção da loja kkk eu acho ate meio esquisito, apesar de que por dentro parece ser bem espaçoso. O watercooler ta instalada bem na frente do gabinete, eu achei super estranho mas vi que tem uns buracos pra respirar ali. E o radiador esta virado para dentro do gabinete, é ele que eu vejo quando abro, a ventoinha esta atras. E as mangueiras estão saindo de cima do radiador. Eu vou abrir aqui e tirar uma foto. 

placa-mãe asus h170m-plus/br placa de video zotac gtz 1060 amp ed.

 

 

adicionado 1 minuto depois

@Contiusa

O meu gabinete é aquele termaltake versa c22 rbg.. não que eu quisesse, mas era a unica opção da loja kkk eu acho ate meio esquisito, apesar de que por dentro parece ser bem espaçoso. O watercooler ta instalada bem na frente do gabinete, eu achei super estranho mas vi que tem uns buracos pra respirar ali. E o radiador esta virado para dentro do gabinete, é ele que eu vejo quando abro, a ventoinha esta atras. E as mangueiras estão saindo de cima do radiador. Eu vou abrir aqui e tirar uma foto. 

placa-mãe asus h170m-plus/br placa de video zotac gtz 1060 amp ed.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sacha carletti putz, essa loja não entende muito das coisas :P A melhor posição para o H45 é no teto, como na foto:

 

pic4.jpg

 

Atrás não vai caber porque a sua placa-mãe é micro ATX e o H45 bateria na placa de vídeo. Mas em cima eu acho que não vai ter problema. Não recomendo deixar montado na frente porque o ar que estiver no radiador (sempre tem alguma bolha) vai fazer o loop na bomba. O H45 tem a bomba no radiador, então não é tão ruim assim, mas de qualquer forma a bolha pode ficar alojada no bloco (a parte que fica em cima do processador) e interferir na refrigeração.

 

Se eles tiverem montado o bloco do H45 de forma correta, você só teria que trocar o radiador de lugar sem precisar mexer no bloco (a parte que fica em cima do processador). É a mesma coisa que trocar uma ventoinha de lugar. Você desaparafusa os quatro cantos, leva o radiador para a parte de cima (dê um jeito na mangueira para não ficar muito torto) e aparafusar na grelha superior. Eu talvez colocasse no espaço mais à frente, pois o de trás deve bater na ventoinha traseira. Mas a ventoinha do H45 precisa estar soprando para fora, como exaustora. Não coloque para dentro porque o ar quente vai voltar.

 

Se puder tirar uma foto do bloco dá para saber se você pode apenas trocar o radiador de lugar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa é assim que esta. Eu ja conectei o cabo do radiador no chan fan, agora o cabo da ventoinha não chega. O radiador é essa parte que esta aparecendo ai ne? Tipo um filtro? E agora estou preocupada, na parte de cima do gabinete não tem os suportes, as grades.... aparece direto o teto do gabinete, a parte de acrilico que sai as luzes, ta certo isso?

IMG_7178.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Sacha carletti disse:

aparece direto o teto do gabinete, a parte de acrilico que sai as luzes, ta certo isso?

 

Estranho, porque na foto do site tem um water cooler de 240 no teto. Tem como tirar uma foto do teto? Ou você pode comprar o cabo extensor e deixar na frente mesmo. 

 

Outra coisa que eu pensei é que, do jeito que eles montaram, eles devem ter usado apenas os parafusos da ventoinha. Você sabe se vieram 4 parafusos curtos avulsos ou eles só entregaram o micro sem peça avulsa nenhuma? Você está com a caixa do H45, da placa-mãe, etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta um pouco difícil tirar foto do teto, ve se consegue entender pela foto. Sim tenho a caixa do cooler com varias peças dentro

IMG_7179.JPG

IMG_7180.JPG

adicionado 12 minutos depois

@Contiusa sabe o que acho muito estranho, o meu ta com o radiador aparecendo mas em todos os videos que eu encontre sobre esse cooler, o que ta pra dentro é a ventoinha, olha esse por exemplo. 

 

Agora to muito confusa kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sacha carletti eu dei uma olhada no manual (seção radiator installation) e você teria que colocar na parte de cima do gabinete, entre o teto (que meio que não existe) e a tampa. Mas você teria que descobrir como abrir o teto. Em geral, nesses gabinetes mais cheios de bossa, você teria que tirar a tampa frontal e depois tirar o teto. 

 

Talvez seja melhor deixar do jeito que está e usar o extensor, porque instalado em cima o H45 vai pegar o ar quente que sobe da placa de vídeo. O ideal seria colocá-lo atrás, mas não caberia na sua placa-mãe. Pelo menos na frente ele está pegando ar frio. Você também pode inverter a posição da ventoinha do H45 e colocar como exaustor. Faça testes das duas formas com o teste de estresse do AIDA64 com todas as opções selecionadas (CPU, FPU, Cache, etc). Fica na aba Ferramentas / Teste de Estabilidade de Sistema.

 

Se não der muita diferença de um jeito para o outro, deixe de fora para dentro mesmo.

 

Enquanto não chega o extensor, coloque a bomba de volta no CPU_FAN (precisa ter algo conectado no CPU fan, ou o BIOS acha que não tem cpu cooler e acusa erro) e a ventoinha no CHA_FAN (tudo como estava antes), mas vá no BIOS e coloque o CHA_FAN em Silent. A rotação da ventoinha vai diminuir por enquanto. 

adicionado 1 minuto depois

@Sacha carletti sobre o vídeo, a sua placa-mãe tem a pista PCI colada no espelho traseiro. Não vai caber o H45 atrás. E tanto faz colocar a ventoinha de um lado ou de outro. É o chamado push (quando está na frente) e pull (quando está atrás). Mas não dá diferença. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa olha so que estranho... eu abri o outro computador que tenho aqui que é identico e veja como está o cooler. A montagem esta diferente, parece que a ventoinha esta para o lado que tem a saliencia do cooler, e o outro que é o radiador que esta para o lado da saliencia. A primeira foto é a do cooler barulhento, que esta com o radiador virado para dentro e a saliencia , a segunda foto é o cooler silencioso com a ventoinha e a saliencia para dentro. 

adicionado 2 minutos depois

Na verdade antes de eu mudar tudo, o radiador estava na cpu fan mas a ventoinna não estava plugada em lugar nenhum também. Coloco desse jeito para continuar usando? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IMG_7182.thumb.PNG.594aac9ad8bf1e3abb39bc3f9977f021.PNGIMG_7178.thumb.JPG.1aa2acf21fb9a6f0f44a1f3b55b674c4.JPG

adicionado 1 minuto depois

@Contiusa as fotos carregam agora? a primeira foto é a do pc sem barulho nenhum, a ventoinha esta voltada para dentro logo abaixo dessa saliencia que tem o cooler o que achei estranho é que a segunda foto, parece que a ventoinha esta encaixada do outro lado mesmo, ou esta sem ventoinha?? você ve, corsair esta escrito na mesma posição, mas um esta com a ventoinha atras e o outro na frente, ou o da segunda foto esta sem ventoinha??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sacha carletti provavelmente a ventoinha que não faz barulho está conectada no CPU_FAN ou em um conector em Silent. O fato de uma estar na frente e outra atrás não vai influenciar em nada ou pouca coisa. A que está fazendo barulho pode estar pior porque ela faz turbulência no radiador e na grelha do gabinete (ela fica em um sanduíche), mas duvido que seja uma diferença gritante. O que pode estar acontecendo é de ela estar pegando em alguma parte do gabinete, ou com um fio batendo nas pás, alguma coisa interferindo no funcionamento. 

 

Você pode trocar ela de lugar e deixar igual a outra. É só achar os quatro parafusos curtos que eu falei. Os parafusos que estão agora no micro você usa para prender o fan do outro lado. Pode deixar igual o outro, com os fundos do fan para dentro do gabinete. Os quatro parafusos curtos você usa para prender o radiador no gabinete (sim, o quadrado de metal com uma grelha de radiador).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!