Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD não aparece para formatar


Posts recomendados

Sou leigo nessa parte de Armazenamento, então venho aqui logo explicar minha situação :)

 

Uso no meu pc um HD de 500gb SATA 3 da Seagate (st3500413as) e uma placa-mãe da GIGABYTE (H97M D3H).

Peguei um HD que ia ser jogado fora e eu queria aproveitá-lo para ficar apenas como armazenamento de arquivos pessoais (fotos, documentos e etc). Esse HD é de 320GB da Western Digital (wd3200aajs). Coloquei ele no meu pc normal, com um cabo Sata 6Gb/s (que creio que não tem problema, já que é superior ao que o SATA 2 oferece), e liguei a máquina.

 

Na BIOS da mobo ele é detectado normal, aparece lá o modelo dele, capacidade e etc, então, inicio a máquina normalmente pelo meu HD mesmo, que está com o Windows 10 e eu uso diariamente, acesso o Gerenciador de Disco e aí que está o problema, o HD de 320GB não aparece lá, como se ele não existisse (pois se ao menos aparecesse listado, dava para formatar ou selecionar alguma opção, mas não, não aparece nada).

 

Não sei qual sistema operacional está nesse HD de 320GB, não sei se ele está com problemas, mas muito provavelmente não está, pois ele aparenta estar funcionando normal (esquentando normal, rodando normal, apenas não aparece para eu conseguir formatar).

 

Quem puder desenrolar uma solução aí, ficaria muito agradecido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bngomes ia ser jogado fora porque o dono comprou outro pc e n quis saber desse, por isso peguei hehe

Não, ele não aparece no gerenciador de dispositivos também =(

 

@Michel0595 baixei um programa para ao menos ler o que tem no hd através do Windows, um tal de Ext2 Volume Manager, mas persiste no mesmo contratempo: não detecta o HD

 

 

Minha dúvida é: se o HD tivesse morrido, ele não estaria trabalhando, correto? Então se ele está trabalhando é porque tem alguma maneira de formatar ele, confere?

 

Aguardando soluções ainda kkk

adicionado 1 minuto depois

Tenho também a opção de alterar na BIOS, de AHCI para IDE, mas estou com medo de dar pau no meu HD por questões de compatibilidade e eu perder tudo (sou leigo mesmo nessa questão de armazenamento kkk)

 

Seria uma opção a se tentar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinícius995 amigo estou com o mesmo problema seu desde que coloquei um SSD e formatei meu HD.

 

Coloquei o HD como backup para fotos e mídias, contudo após formatar ele, ele não é reconhecido pelo WIN 10 e não aparece no gerenciador tb, mas aparece na BIOS.

 

Acompanhando.

 

A proposito, tenho o Ubunto 2009 se não me engano, alguém tem um video mostrando como faz esse processo por ele?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, primeiramente agradeco muito a ajuda de vocês.

 

Fiz um procedimento bem simples pra falar a verdade: apenas acessei a BIOS da minha placa-mãe e desativei a opção de SECURE BOOT, deixando apenas o modo Legacy, e iniciei normalmente e reconheceu o HD (mesmo sem eu saber se o sistema dele era do Linux ou um Windows também, mas abriu normal como um segundo HD).

 

*Apenas por questão de informação, acredito que o secure boot bloqueia qualquer outro tipo de inicialização com outro sistema sem ser o ativo como uma maneira de proteção desse recurso UEFI, acho que é isso que se tratava.

 

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!