Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Bom dia amigo,

Seja bem vindo ao fórum e antes de mais nada, peço que leia as regras do fórum, tudo bem?

Vamos ver se eu entendi:

Existem 10 controles e 1 portão, você quer um sistema que identifique quem abriu em que data é hora, correto?

Acredito que para isso você terá que usar a frequência de operação do controle remoto, não sei se ele trabalha em uma frequência única ou em uma faixa, mas somente identificando essa frequência que você descobre qual controle usou.

Se não for por este método, você terá que reinventar o controle remoto e vai ganhar muita grana se descobrir como fazer.

Postado

Os controles tem que enviar um mesmo sinal para abrir o portão, não? Teoricamente eles são iguais a não ser que sejam de marcas diferentes e podem ter frequência como cara falou diferentes... 

Eu tenho duas ideias

1-você colocar perto do sensor do portão um outro sensor para captar essas frequência e identificá-las, ou seja, um projeto de circuito a parte só para identificar controles enviando essa informação para um pc/servidor... dai dizer quem possui tal controle ou quem usou já é outra história que pode ser feito através de cadastro ou reconhecimento a partir de imagens do circuito interno de monitoramento. 

2-você faz um controle remoto para sua empresa ou condomínio com hardware próprio (caso os controles tenham a mesma frequência), como o cara ai em cima disse, você vai inventar seu próprio controle remoto que pode enviar além da frequência que abre o portão mandar registro de código para outro sensor e segue a mesma lógica do numero 1.

Tudo isso você pode pode contratar um eng para fazer isso... ou você mesmo se for atrás de informação e conhecer algo sobre X) 

adicionado 2 minutos depois

Adicionando

Isso tudo para identificar... para controlar o portão se vir um controle desconhecido .... você vai ter que modificar também o projeto do portão... para fazer isso...

Outro trabalho. 

• Membro VIP
Postado

@Casafort Cercas Cameras Motores não tem como.. não em sistemas padrão de controles..

Vamos lá... imagine, sei lá, 45 emissoras de FM em tua cidade (nossa)... 

tu sintonizas o rádio para cada uma correto?

Cada portão eletrônico "recebe" em uma frequencia, determinada pelo controle remoto... Não conheço, ainda, um sistema que, ao emitir ondas de RF, mande "um código submodulado" ou um "id de cadastramento", ou "id de reconhecimento" embutido no sinal que... "senhor portão, abra.. eu sou o senhor X"

Te digo... talvez até exista, mas só conheço com cameras.... que claro é outro sistema.....

na dúvida, troque o código.

Postado

Seu sistema, funcionando com apenas uma frequência portadora, teria que:

1  - Cada transmissor teria que enviar, além do código para abrir o  portão (acionamento), outro código de identificação de quem enviou.

2 - O receptor teria que identificar o código de quem enviou, comparar com um banco de dados (para autorizar o cliente proprietário do transmissor) e o código para abrir o portão.

MOR_AL

Postado
19 horas atrás, ilkyest disse:

@Casafort Cercas Cameras Motores

Cada portão eletrônico "recebe" em uma frequencia, determinada pelo controle remoto... Não conheço, ainda, um sistema que, ao emitir ondas de RF, mande "um código submodulado" ou um "id de cadastramento", ou "id de reconhecimento" embutido no sinal que... "senhor portão, abra.. eu sou o senhor X"

Mas é dessa forma que funciona, cada controle remoto transmite um número binário que funciona como uma senha. O portão só abre se a senha estiver gravada na memória do receptor. Por isso que quando a gente compra um controle novo é necessário mudar um jumper na placa, esse jumper muda o microcontrolador para modo de gravação.

Não entendi muito bem o que o amigo quer fazer, mas em placas da PPA por exemplo é possível descobrir que número cada controle emite, esse código vem gravado de fábrica em uma pequena eprom. 

Se pesquisar por HT6P20B, vai encontrar muita coisa sobre esses controles. Esse é o circuito integrado mais comum usado neles. A portadora geralmente é de 433mhz, formada por um transistor e mais meia dúzia de componentes comuns. 

No receptor geralmente se usa um pic ou outro MC qualquer. 

• Membro VIP
Postado

Já vi um sistema, de acionamento de porta remota, onde existiam uns 30 controles... e a porta identificava exatamente quem deu o comando dela abrir....

Porém, era empregado bluetooth. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...