Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema na montagem de fonte de bancada


Posts recomendados

Boas meus amigos!

Estou com uma enorme duvida! Estou montando a fonte deste link: http://blog.novaeletronica.com.br/fonte-bancada-ajustavel-tensão/

E a duvida é a seguinte:

Ela tem três entradas, uma de 18V, uma de 0V e uma de -5V. Como devo fazer para alimentar essas entradas? Se eu montar uma ponte retificadora logo após o trafo, e liga-la no 18v e 0V, como faço para alimentar a de -5V? Não sei se fui claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só ler a matéria da onde você tirou a fonte que eles te dão a resposta

"Note-se que -5V é usado como uma referência, deve ser regulado utilizando um circuito integrado LM 7905 ou similar."

 

Se você for atrás do datasheet do LM 7905

"The LM79XX series of 3-terminal regulators is available with fixed output voltages of −5V, −12V, and −15V. These devices need only one external component—a compensation capacitor at the output. The LM79XX series is packaged in the TO-220 power package and is capable of supplying 1.5A of output current."

 

Ou seja, dai se tira que eles querem que você faça um circuito extra para sair -5v através desse LM 7905. Se tanto pode dá uma procurada na net sobre ou olhar o próprio datasheet que eles dão um circuito de exemplo.

 

Testa isso em algum simulador antes de explodir tudo ^^ boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz o circuito extra, só que não funcionou.

Vou tentar explicar como eu fiz.

Meu trafo tem 5 saídas em um enrolamento. peguei duas das cinco e conectei nos diodos da ponte retificadora, e após a ponte tenho os 22V+ que liguei na entrada de 18V, e o 0V que liguei na entrada do 0v. em outra saída do mesmo enrolamento (aquele de cinco saídas), coloquei um outro diodo para tirar a tensão negativa. Ai é que a porca torce o rabo. Após esse diodo da tensão negativa, vem um capacito de filtragem. O negativo do capacitor de filtragem vai para o diodo e o positivo vai onde? No 0V? Ou nos 22V+? Isso vale também para o CI LM7905, o GND dele vai para o 0V ou para os 22V+? Eu liguei o positivo do capacitor e o GND do CI no 0V e não rolou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu saiba o zero é referencia então você coloca as referencias de cada circuito de entrada nele e o positivo você coloca a saída do trafo de 22v (falta verificar se essa nova  tensão está alimentando o LM317T corretamente) e a saída de -5 onde vai o -5 da imagem. 

 

O LM7905 pelo que eu saiba esses reguladores mantém a tensão constante na saída evitando problemas... coisa que não deve ocorrer com o a saída do trafo.

 

P79Fig33.gif.2d37baf5ea332da19839fca183777fa1.gif

 

Nesse circuito ai de cima você ligaria o -5 no -5 e o positivo  dele na referencia da tua fonte (ou seja o zero).

 

 

Dai se tiver problema pode ser outra coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah! quando eu falo a saída do trafo no positivo lembre-se que tem que passar* antes pela ponte retificadora *^^ melhor desenhando... mas enfim. Vamos ver no que dá ^^ boa noite. 

adicionado 6 minutos depois

 

Adicionando

 

 

essa diferença de tensão de 18 e 22 você pode tirar colocando uns diodos... para reduzir essa voltagens, só uma ideia  caso você tenha problemas com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei o outro trafo, o de 9V coloquei o circuito regulador de -5V nele e liguei. Deu Certo. Fiz outro teste, tirei a ponte retificadora do trafo de 9V e coloquei em duas saidas (daquelas 5 do trafo principal) e deu certo! funcionol! O erro, depois que você me abriu os olhos, foi que eu coloquei um diodo para retificar o -5V e com isso fiquei sem a opção da ligação. Obrigado Amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!