Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Vou tentar explicar bem meu caso:

Bom, vou comprar um Cooler e 4 FANs. Abaixo a img de meu gabinete:

flechas_ventilacion2.png

Mas minha placa aceita até duas FANs:

xQAJbg0h.jpg

Compensa comprar dois destes cabos extensores? (desculpe se esse não for o nome) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-811641744-akasa-ak-cbfa04-15-cabo-splitter-cooler-4-pin-pwm-placa-me-_JM

Daí eu conectaria os 2 FANs da lateral (2 e 3) nele, a outra entrada conectaria o FAN da frente (4) do gabinete. Sobraria o traseiro (1), então eu conectaria em um Molex sobrando. Assim, pelo o que entendi ficaria em full speed.

Informações que podem ajudar:

Fonte PCTOP ATX com Cabo de Força 500W FAPT500 (vou providenciar outra daqui 1 mês).

placa-mãe Asus B85M-E.

Existe alguma outra maneira melhor?

Agradeço desde já, desculpe o incômodo e um bom feriado para vocês,

Abraço. 

Postado

Encher o gabinete de coolers de diversos tamanhos, rpm e vazão só prejudica o sistema de refrigeração, o ideal é ter quantidades iguais de coolers idênticos, tanto para aspirar quanto para expirar, do contrário voce desbalanceia o sistema.

Existem grandezas como vazão, pressão dinâmica e estática, etc, que tem que serem respeitadas. O fabricante de gabinetes simplesmente viabiliza os locais, isso não significa que tem que serem todos ocupados.

Postado
14 minutos atrás, misterjohn disse:

Encher o gabinete de coolers de diversos tamanhos, rpm e vazão só prejudica o sistema de refrigeração, o ideal é ter quantidades iguais de coolers idênticos, tanto para aspirar quanto para expirar, do contrário voce desbalanceia o sistema.

Existem grandezas como vazão, pressão dinâmica e estática, etc, que tem que serem respeitadas. O fabricante de gabinetes simplesmente viabiliza os locais, isso não significa que tem que serem todos ocupados.

Entendi, você pode me ajudar por gentileza?

http://www.sentey.com/br/z-tron-gs-6006

Me passar FANs recomendados? O @Contiusa me ajudou na escolha, ele me disse um forte na frente atras, e dois iguais na lateral.

Ou nesse gabinete dois já é o suficiente?

Postado

Na minha opinião, o melhor local para instalar os fans de aspiração, quando puder, é o frontal...isso porque em casos como o meu gabinete que fica dentro de um rack ou estante com repartições dos dois lados, facilita o fluxo de ar que não tem obstáculo, isso beneficia os hds (tenho 6 mecânicos + um ssd) já que ambos ficam nessa região.

Os fans de expiração, pelos mesmos motivos já citados, instalo na traseira. Aspirando pelo frontal e expirando pela traseira, obriga o fluxo de ar a percorrer todo o gabinete dessa forma servindo a todos os componentes, lembrando que todos eles geram caloria, então não adianta refrigerar um só.

Opte por gabinetes com o topo "furadinho" como o meu Corsair, isso porque o ar quente sobe e forma bolsão entre a fonte e as baias de cd/dvd/bd e ficam represados, já com os furos o ar quente sai por questão de lei da física.

Evite colocar fans na lateral expirando ar porque esses furos normalmente vem na linha do processador e o fan deste não expira o ar como alguns pensam, ele aspira o ar ou seja "joga ar para cima do dissipador", agora se voce coloca dois gigantes na lateral puxando o ar para fora vai complicar a vida do fan do processador.

Mas como disse o essencial é ter o número de fans e caracteristicas iguais, quanto a posição dos mesmos, isso fica a critério de cada um e do hardware envolvido.

Essa é a minha opinião e a maneira como me pauto nessa matéria, alguns contestam ou pensam que por ter locais no gabinete em vários pontos é para colocar tudo....não se trata de gosto, e sim de lógica e respeito as leis da física.

Postado
10 minutos atrás, misterjohn disse:

Na minha opinião, o melhor local para instalar os fans de aspiração, quando puder, é o frontal...isso porque em casos como o meu gabinete que fica dentro de um rack ou estante com repartições dos dois lados, facilita o fluxo de ar que não tem obstáculo, isso beneficia os hds (tenho 6 mecânicos + um ssd) já que ambos ficam nessa região.

Os fans de expiração, pelos mesmos motivos já citados, instalo na traseira. Aspirando pelo frontal e expirando pela traseira, obriga o fluxo de ar a percorrer todo o gabinete dessa forma servindo a todos os componentes, lembrando que todos eles geram caloria, então não adianta refrigerar um só.

Opte por gabinetes com o topo "furadinho" como o meu Corsair, isso porque o ar quente sobe e forma bolsão entre a fonte e as baias de cd/dvd/bd e ficam represados, já com os furos o ar quente sai por questão de lei da física.

Evite colocar fans na lateral expirando ar porque esses furos normalmente vem na linha do processador e o fan deste não expira o ar como alguns pensam, ele aspira o ar ou seja "joga ar para cima do dissipador", agora se voce coloca dois gigantes na lateral puxando o ar para fora vai complicar a vida do fan do processador.

Mas como disse o essencial é ter o número de fans e caracteristicas iguais, quanto a posição dos mesmos, isso fica a critério de cada um e do hardware envolvido.

Essa é a minha opinião e a maneira como me pauto nessa matéria, alguns contestam ou pensam que por ter locais no gabinete em vários pontos é para colocar tudo....não se trata de gosto, e sim de lógica e respeito as leis da física.

Entendi, meu processador fica no maximo 60 graus quando jogo, isso com o coolerbox, pois comprarei outro.

Sim, eu posso colocar 1 FAN frontal, só quero aliviar a temperatura não farei overclock.

Mas esse meu gabinete é ruim? Você então me aconselha a por 2 na lateral e 1 na frente? Se sim, quais?

Ou o melhor mesmo é trocar de gabinete? Qual o teu?

Postado

Tai na assinatura um Obsidian 750 Corsair...não posso aconselhar porque teria que conhecer todos, mas veja o que eu falo, se voce colocar dois na frente, aspirando e dois na lateral expirando, o fluxo não não vai até a traseira do gabinete e acaba até expirando ar pela furação da traseira....o ideal seria mesmo dois na frente puxando e dois atras puxando, mas isso não é possível devido os conectores da placa-mãe que ocupam meio gabinete. A coisa certa mesmo seria colocar um no frontal (o maior que puder, para puxar o ar fresco para o interior do gabinete e outro na traseira de igual especificação para puxar o ar quente para o exterior do gabinete.

Vou fazer uma analógia usando a indicação de fans do fabricante desse gabinete que voce postou aqui, no caso é:

-1 fan de 80 na dianteira (aspirando ar para dentro);

-2 fans de 120 na lateral (aspirando ar para dentro);

-1 fan de 80 na traseira (expirando o ar para fora);

Aqui voce tem fluxo de ar de tres fans sendo dois grandes e um pequeno colocando ar para dentro e apenas um pequeno para tirar esse ar  quente, note o desiquilibrio das forças envolvidas.

Agora vamos a analógia: 

Se voce tem uma caixa d'agua entrando agua por 3 canos, sendo 2 de 120 mm e 1 de 80 mm e apenas um de 80 mm para ela sair o que iria ocorrer??? Simples, iria transbordar ou passará a entrar água apenas na medida da que sai certo, afinal temos 320 mm de tubulação jorrando agua e apenas 80 mm para esgotar essa água...com o ar é mesma coisa, não adianta 3 fans jogando ar para dentro e apenas um para fora...um monte de fans passa a impressão de que fará melhor resultado, mas use o exemplo da água, depois que ocupou a capacidade começa a sair apenas a mesma quantidade que entra porque não cabe mais água e a saida acaba represando a entrada...isso também acontece com o ar, para ter um fluxo contínuo ou o ar se movimentar e fazer o efeito de refrigeração tem que  haver um equilibrio na entrada e saida...deu para entender???

Postado
25 minutos atrás, misterjohn disse:

Tai na assinatura um Obsidian 750 Corsair...não posso aconselhar porque teria que conhecer todos, mas veja o que eu falo, se voce colocar dois na frente, aspirando e dois na lateral expirando, o fluxo não não vai até a traseira do gabinete e acaba até expirando ar pela furação da traseira....o ideal seria mesmo dois na frente puxando e dois atras puxando, mas isso não é possível devido os conectores da placa-mãe que ocupam meio gabinete. A coisa certa mesmo seria colocar um no frontal (o maior que puder, para puxar o ar fresco para o interior do gabinete e outro na traseira de igual especificação para puxar o ar quente para o exterior do gabinete.

Vou fazer uma analógia usando a indicação de fans do fabricante desse gabinete que voce postou aqui, no caso é:

-1 fan de 80 na dianteira (aspirando ar para dentro);

-2 fans de 120 na lateral (aspirando ar para dentro);

-1 fan de 80 na traseira (expirando o ar para fora);

Aqui voce tem fluxo de ar de tres fans sendo dois grandes e um pequeno colocando ar para dentro e apenas um pequeno para tirar esse ar  quente, note o desiquilibrio das forças envolvidas.

Agora vamos a analógia: 

Se voce tem uma caixa d'agua entrando agua por 3 canos, sendo 2 de 120 mm e 1 de 80 mm e apenas um de 80 mm para ela sair o que iria ocorrer??? Simples, iria transbordar ou passará a entrar água apenas na medida da que sai certo, afinal temos 320 mm de tubulação jorrando agua e apenas 80 mm para esgotar essa água...com o ar é mesma coisa, não adianta 3 fans jogando ar para dentro e apenas um para fora...um monte de fans passa a impressão de que fará melhor resultado, mas use o exemplo da água, depois que ocupou a capacidade começa a sair apenas a mesma quantidade que entra porque não cabe mais água e a saida acaba represando a entrada...isso também acontece com o ar, para ter um fluxo contínuo ou o ar se movimentar e fazer o efeito de refrigeração tem que  haver um equilibrio na entrada e saida...deu para entender???

Perfeitamente chefia, perfeitamente.......

Então o que acha de eu deixar os dois laterais e um de 80mm na traseira? Pois atuamente só tenho 2 na lateral, esse no fundo poderia ser um bem forte 1800RPM... Como o Contiusa me disse, os dois da laterais mais fracos.

E o FAN frente deixa pra lá (pois ficaria muita água, seguindo a analogia), e parabéns pelo teu gabinete, não tenho condições de comprar, terei que ficar com esse ou se você me recomendar um bom de até R$250.

Postado

Discordo mas respeito a indicação, mas ao colocar na lateral, o ar não irá beneficiar os hds que ficam no frontal do gabinete...gabinetes da Cooler Master são bons e baratos e bonitos, além desse ai que citei eu tenho o CM690II...muito bom

10.jpg

Postado

@ChrisCosta Não leve muito a sério essa conversa toda porque não é tão complicado assim.

O fan frontal é mais forte, não tem problema colocar dois fans mais fracos na lateral. Mesmo que não tivesse nada na frente, a pressão puxa o ar de qualquer maneira, passivamente, por todas as aberturas que tem na frente do gabinete, embaixo, etc, etc, etc. Pode ficar tranquilo que o fan de trás não vai girar ao contrário por causa de nenhum "turbilhão" suspeito.

Se tiver alguma dúvida referente às minhas indicações, pergunte lá no tópico que eu te respondo. Aqui fica meio fora do contexto e as pessoas ficam elucubrando em torno de nada.

Postado
3 minutos atrás, Contiusa disse:

@ChrisCosta Não leve muito a sério essa conversa toda porque não é tão complicado assim.

O fan frontal é mais forte, não tem problema colocar dois fans mais fracos na lateral. Mesmo que não tivesse nada na frente, a pressão puxa o ar de qualquer maneira, passivamente, por todas as aberturas que tem na frente do gabinete, embaixo, etc, etc, etc. Pode ficar tranquilo que o fan de trás não vai girar ao contrário por causa de nenhum "turbilhão" suspeito.

Se tiver alguma dúvida referente às minhas indicações, pergunte lá no tópico que eu te respondo. Aqui fica meio fora do contexto e as pessoas ficam elucubrando em torno de nada.

Obrigado novamente!

Vou lá tirar dúvida da FAN.  E desculpe.

21 minutos atrás, misterjohn disse:

Discordo mas respeito a indicação, mas ao colocar na lateral, o ar não irá beneficiar os hds que ficam no frontal do gabinete...gabinetes da Cooler Master são bons e baratos e bonitos, além desse ai que citei eu tenho o CM690II...muito bom

10.jpg

Então o efeito do ar quente é pouco, neste meu gabinete?

Postado

Mais uma vez reitero aqui que respeito a opinião de todos e gostaria da reciprocidade, quando me disseram aqui que water cooler era só para over clock eu duvidei e coloquei assim mesmo, nem por isso fiquei tentando depreciar de algum modo, aqui a gente escreve o que quer, le o que quer, e concorda com o quer, mas nem por isso a gente tem o direito de depreciar de alguma forma o que foi dito...creio que quem tem que saber se serve ou não é o usuário que tem a dúvida e se ele constatar que foi uma dica que não funcionou, nem por isso ele tem o direito de escrachar, pelo menos é assim que eu procuro fazer, quando acho que algo está indevido, no meu ponto de vista, eu simplesmente ignoro...para o bem desse ambiente creio que esta tem que ser a atitude que deve ser pautada por todos, se serviu ótimo, se não serviu ignore...e óbvio que vai funcionar de qualquer jeito, voce enchendo de cooler aleatoriamente mas leve a um laboratório e faça um teste para ver se funcionará a contendo...as furações do gabinete oferecem os mesmos obstáculos ou facilidades para ambos os modos seja de aspiração ou expiração...agora cada um pensa o que quer, contanto que fique para sí ou exponha sem tentar denegrir opiniões de outros. 

adicionado 11 minutos depois
2 horas atrás, ChrisCosta disse:

Obrigado novamente!

Vou lá tirar dúvida da FAN.  E desculpe.

Então o efeito do ar quente é pouco, neste meu gabinete?

Tudo dentro de um pc gera caloria, inclusive beirando as que chega o processador, como os hds por exemplo, então voce tem que ter um gabinete espaço, um bom sistema de ventilação e uma arrumação interna mais eficiente possível.

Pórem os fabricantes de hardwares parece que não se comunicam faz tempo, principalmente os de gabinete, já tive um que tinha tres baias de cd mas só podia ocupar duas e muito mal, se colocasse a terceira bateria nos componentes e nem entraria, outros batia na fonte ou cooler, hoje eles ao invés de fazer um estudo melhor para diminuir principalmente os efeitos do calor, continuam cada um por si e os fabricantes de gabinetes saem fazendo furação para ventoinhas em todos os lugares, de vários tamanhos, etc...ou a coisa é feita de maneira certa obedecendo os padrões ou então que se faça tudo na "orelhada" e seja cada um por si....

• Membro VIP
Postado

@ChrisCosta Não querendo iniciar com alguém alguma discussão,

vou sugerir que você adote uma solução simples, deixe um fan de

120 mm instalado na frente do gabinete jogando o ar para dentro e  

outro de 80 mm  na parte de trás do gabinete, como exaustor, se for

suficiente para manter uma temperatura aceitável, tudo bem. Caso a

temperatura fique acima do esperado, o ideal seria fazer um orifício

de 120mm na tampa, entre a fonte e as baias de drive e instalar um 

fan como exaustor e outro na lateral jugando ar para dentro.

Infelizmente esse seu gabinete já é obsoleto para os padrões atuais,

não oferecendo as mesmas características de ventilação dos modernos

e também esse posicionamento da fonte na parte superior atrapalha

muito em vários sentidos, inclusive nas soluções de refrigeração do

gabinete.

Boa sorte,

adcarvalho

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, adcarvalho disse:

@ChrisCosta Não querendo iniciar com alguém alguma discussão,

vou sugerir que você adote uma solução simples, deixe um fan de

120 mm instalado na frente do gabinete jogando o ar para dentro e  

outro de 80 mm  na parte de trás do gabinete, como exaustor, se for

suficiente para manter uma temperatura aceitável, tudo bem. Caso a

temperatura fique acima do esperado, o ideal seria fazer um orifício

de 120mm na tampa e instalar um fan como exaustor e outro na

lateral jugando ar para dentro. Infelizmente esse seu gabinete já é

um pouco obsoleto para os padrões atuais, não oferecendo as

mesmas características de ventilação dos modernos e também

esse posicionamento da fonte na parte superior atrapalha muito

em vários sentidos, inclusive nas soluções de refrigeração do

gabinete.

Boa sorte,

adcarvalho

Boa noite,

Magina, eu também não quero uma discussão, sei entender diversas opiniõe.

Olha fiz uma mudança nos planos... Vou trocar minha fonte bomba por uma boa, e então trocarei o gabinete.

Você, por gentileza, teria algum para me recomendar?

Sei que tem que ver medidas, etc.. Olha acho que isso pode servir como base para escolha de um gabinete:

Asus B85M-E

Placa de Vídeo GTX 750Ti

Me indicaram o Cougar e o http://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-pcyes-java-preto-com-vermelho-box

Obrigado e Feliz Páscoa

Postado

Eu já fiz isso que o ADcarvalho está sugerindo, ou seja, instalar um fan no topo do gabinete, mas precisa de ferramental, habilidade para isso, tinha um site já extinto ( http://ww1.casemodbr.com/ ) que tinha um tutorial passo a passo indicando como fazer, mas não tem mistério, basta ter a serra copo e capricho para fazer o furo.

Image000.jpg

Image006.jpg

casepretogd.jpg

Postado
8 horas atrás, misterjohn disse:

Mais uma vez reitero aqui que respeito a opinião de todos e gostaria da reciprocidade, quando me disseram aqui que water cooler era só para over clock eu duvidei e coloquei assim mesmo, nem por isso fiquei tentando depreciar de algum modo, aqui a gente escreve o que quer, le o que quer, e concorda com o quer, mas nem por isso a gente tem o direito de depreciar de alguma forma o que foi dito...creio que quem tem que saber se serve ou não é o usuário que tem a dúvida e se ele constatar que foi uma dica que não funcionou, nem por isso ele tem o direito de escrachar, pelo menos é assim que eu procuro fazer, quando acho que algo está indevido, no meu ponto de vista, eu simplesmente ignoro...para o bem desse ambiente creio que esta tem que ser a atitude que deve ser pautada por todos, se serviu ótimo, se não serviu ignore...e óbvio que vai funcionar de qualquer jeito, voce enchendo de cooler aleatoriamente mas leve a um laboratório e faça um teste para ver se funcionará a contendo...as furações do gabinete oferecem os mesmos obstáculos ou facilidades para ambos os modos seja de aspiração ou expiração...agora cada um pensa o que quer, contanto que fique para sí ou exponha sem tentar denegrir opiniões de outros. 

adicionado 11 minutos depois

Tudo dentro de um pc gera caloria, inclusive beirando as que chega o processador, como os hds por exemplo, então voce tem que ter um gabinete espaço, um bom sistema de ventilação e uma arrumação interna mais eficiente possível.

Pórem os fabricantes de hardwares parece que não se comunicam faz tempo, principalmente os de gabinete, já tive um que tinha tres baias de cd mas só podia ocupar duas e muito mal, se colocasse a terceira bateria nos componentes e nem entraria, outros batia na fonte ou cooler, hoje eles ao invés de fazer um estudo melhor para diminuir principalmente os efeitos do calor, continuam cada um por si e os fabricantes de gabinetes saem fazendo furação para ventoinhas em todos os lugares, de vários tamanhos, etc...ou a coisa é feita de maneira certa obedecendo os padrões ou então que se faça tudo na "orelhada" e seja cada um por si....

Boa noite,

Se eu denegri a opiniões de alguém, peço mil desculpas, eu jamais tive essa intenção. 

Sobre os fabricantes de hardware é verdade. Esse meu gabinete não é muito bom, pois como o adcarvalho disse, eu concordo.

25 minutos atrás, misterjohn disse:

Eu já fiz isso que o ADcarvalho está sugerindo, ou seja, instalar um fan no topo do gabinete, mas precisa de ferramental, habilidade para isso, tinha um site já extinto ( http://ww1.casemodbr.com/ ) que tinha um tutorial passo a passo indicando como fazer, mas não tem mistério, basta ter a serra copo e capricho para fazer o furo.

Image000.jpg

Image006.jpg

casepretogd.jpg

Vou juntar a opinião de vocês três, pois com vocês aprendi a ventilação do gabinete que não entendia nada, sobre FANs e Coolers, e a troca do gabinete.

Com vocês, ficara mais fácil de pensar no gabinete e a ventilação. 

Agradeço vocês!! De coração. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
44 minutos atrás, ChrisCosta disse:

Boa noite,

Magina, eu também não quero uma discussão, sei entender diversas opiniõe.

Olha fiz uma mudança nos planos... Vou trocar minha fonte bomba por uma boa, e então trocarei o gabinete.

Você, por gentileza, teria algum para me recomendar?

Sei que tem que ver medidas, etc.. Olha acho que isso pode servir como base para escolha de um gabinete:

Asus B85M-E

Placa de Vídeo GTX 750Ti

Me indicaram o Cougar e o http://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-pcyes-java-preto-com-vermelho-box

Obrigado e Feliz Páscoa

Esse gabinete que citou, tem uma boa base para ventilação, com local para instalação

de fans de 120 mm na frente e atrás do gabinete, criando, de certa forma uma corrente

de ar, mas para mim ainda falta um local na tampa de cima para colocação de mais um

fan exaustor e mais um na lateral jogando ar frio na vga e no cooler do processador.

adcarvalho

Postado
5 minutos atrás, adcarvalho disse:

Esse gabinete que citou, tem uma boa base para ventilação, com local para instalação

de fans de 120 mm na frente e atrás do gabinete, criando, de certa forma uma corrente

de ar, mas para mim ainda falta um local na tampa de cima para colocação de mais um

fan exaustor e mais um na lateral jogando ar frio na vga e no cooler do processador.

adcarvalho

Tem algum para recomendar? Max 400 R $

Postado
9 horas atrás, adcarvalho disse:

adcarvalho

Pesquise aqui, achei este:

HAF 912 da CM

http://us.coolermaster.com/product/Detail/case/mid-tower/haf-912.html

250 em lojas no BR

http://cougargaming.com/us/products/cases/mx310/

http://cougargaming.com/index_ss.php?id=272&L=7 (esse tem muito FAN, minha placa-mãe só aceita 2)

Postado
6 minutos atrás, adcarvalho disse:

O HAF912 da Coolermaster é um bom gabinete, mas veja se esses da Cougar estão disponíveis 

no mercado nacional.

adcarvalho

Bom dia,

HAF 912 da CM está R$ 250

Estou procurando, o MX310 está R$250

MX300 está R$220

Volant está R$240

Tem algum que é melhor?

• Membro VIP
Postado

Eu, particularmente, gosto dos gabinetes da Coolermaster e da Thermaltake,

esse MX310, pelas características mexeu comigo, sem falar da sobriedade

estética dele, eu não o conhecia, mas ao ver as especificações dele, posso

dizer que fui atraído por ele. USB 3, boa ventilação, razoavelmente espaçoso,

suporte a vga de até 31 cm,  largura suficiente para aceitar bons air coolers

em torre, fonte embaixo e suporte para radiador duplo de water cooler, para

mim é o suficiente.

adcarvalho

Postado
Em 15/04/2017 às 20:18, adcarvalho disse:

Eu, particularmente, gosto dos gabinetes da Coolermaster e da Thermaltake,

esse MX310, pelas características mexeu comigo, sem falar da sobriedade

estética dele, eu não o conhecia, mas ao ver as especificações dele, posso

dizer que fui atraído por ele. USB 3, boa ventilação, razoavelmente espaçoso,

suporte a vga de até 31 cm,  largura suficiente para aceitar bons air coolers

em torre, fonte embaixo e suporte para radiador duplo de water cooler, para

mim é o suficiente.

adcarvalho

Sim, estou quase pegando ele mesmo, surgiu este aqui olha: https://www.aerocool.com.tw/en/chssis/pgs-a/aero-500

Ele tem uns buracos em cima para sair o ar quente, tu acha que compensa no lugar do MX310?

• Membro VIP
Postado

@ChrisCosta Está aí uma decisão difícil de tomar, mas entre esses dois,

acho que ficaria com o Aero 500 por ser mais conhecido e mencionado aqui

no fórum, ambos tem muito em comum.

Boa sorte na sua escolha.

adcarvalho

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!