Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal o objetivo é simples, quero carregar baterias que possuam voltagens e correntes diferentes, para isso preciso de um carregador ajustavel
que possua como componente principal o L317T, tenho em mente 2 potenciometros um que controle a tensão e outro para corrente e se possivel um
transistor que diminua a corrente gradativamente conforme a bateria for carregada.

Postado

Como fazer uma fonte de corrente e tensão controladas para carregar baterias

Carregador Part2

Para fazer esse carregador desligar e ser um carregador "inteligente"

Carregador Part3

A parte 1 é o limitador de corrente sozinho , mas se quiser ler: Part1

Esse carregador (final parte3) você pode até suprir bateria de 50Ah ou maior (claro em mais tempo). E pega também bateria menores você limitando a corrente... no tutorial apresenta todos os cálculos.

você também pode limitar a tensão tudo por potenciômetros ou simplesmente fazendo o cálculo do resistores indicados nas contas.

Esse circuito é muito parecido com que o Faller aqui da comunidade fez, como outro regulador que se não me engano era 1,5A.

adicionado 1 minuto depois

Claro tem outras circuitos de carregamento de bateria com esse controlador ou com um mais fraco ... só dá uma procurada pela comunidade ou no google.

adicionado 24 minutos depois

Finalmente achei o tópico, é aparecido mas para corrente menor (olhe o circuito que o faller coloca lá em baixo): 

Postado

Bom primeiramente quero parabenizar o Bommu Perneta por ter enviando um excelente material e se dispor em ajudar, pois não vou me
beneficiar só, outros que lerem esse tópico vão esclarecer duvidas e aprender, então vamos lá.
A principio o Lm338  desse link postado pelo Bommu http://www.homemade-circuits.com/2015/07/designing-customized-battery-charger_13.html está funcionado como um regulador de corrente, percebi que R1 é um simbolo de potenciometro
e minha intenção é ajustar por meio de um potenciômetro a corrente que desejo, mas se a corrente de saida for 500mA logo
temos R= 1,2v/500mA; R= 2,4ohm e dissipará 600mW como conseguir um potenciômetro com esse parâmetro ajustável que aguente essa potencia, isso no caso de 500mA por que 2A iria dissipador 2,4W. Então vi esse esse diagrama

e pensei que seria a solução para esse problema mas preciso que me tirem uma dúvida em R2 posso colocar um resistor de 150ohm em paralelo com um 58fab31ba67f0_Semttulo.thumb.png.966f2fb58c516947572c139029f987cc.png comum de 10k ou esse R2 seria um potenciômetro
de fio que necessite dissipar uma potencia maior?

adicionado 42 minutos depois

Eu também pensei nesse circuito que é uma boa pra carregar baterias, o único problema é carregar baterias com correntes diferentes e ter que trocar R3 por valores diferentes dependendo da corrente que desejarmos na saída, é possível substituir esse R3 por algo que pudéssemos controlar a corrente de saída por meio de um potenciômetro? Pois esse circuito seria um ótimo carregador com tensão ajustável, corrente limitada ajustável e redução de corrente de saída inteligente conforme a bateria estivesse sendo carregada a corrente de saída diminui e a tensão aumenta para o valor determinado pelo potenciômetro não ultrapassando esse limite pois essa é a característica principal desse circuito. 

Lm338.png

Postado

A simbologia de seta com um resistor dessa forma que está ai em cima nessa foto é do potenciômetro.  ^^

Como ler esquemáticos. Está em inglês, mas você acha em português.

Simbologia potenciometro em português

A seta é a seta interna do pot que determina a resistência e os outros dois terminas estão ligando os dois pontos Vin do lm117 e o outro está ligando ao resistor R1

adicionado 10 minutos depois

Sim o datasheet do Texas apresenta muitos exemplos bons... o mais utilizado é o de corrente constante. Porém como você pediu com tensão final constante (ou seja, sem ultrapassar a tensão de carregamento dada pelos fabricantes) esse circuito com dois lm 388 ou dois lm 317 resolveriam o caso.

Se você jogar corrente constante a bateria vai aumentar de tensão e sem muito controle de tensão ^^ Eu já fiz carregador assim... é o mais fácil (só usar 1/10 da corrente nominal da bateria). Mas claro sem controle pode desgastar mais as baterias, ao contrário do que um carregador inteligente faria X)

adicionado 25 minutos depois

ah... sempre esqueço de falar... use um software como o Proteus para simular teus circuitos ... você pode tanto usar o potenciômetro do simulador que você for usar ou usar no lugar do* potenciômetro fazer uma ligação em forma de T ( dois resistores  e uma linha ^^) Enfim X)

adicionado 28 minutos depois

Adicionando de novo..........

Se você colocar o lm em posição de regulador de tensão ele pode não gerar a corrente necessária que você quer para supri sua bateria

:thumbsup:

Postado

Encontrei esse circuito no DataShet do Lm350, que é muito interessante e supri a ideia desse tópico gostaria que avaliassem, percebi que ele não está presente nos datashet revisado do lm317, 338 e outros equivalentes, então tive duvida se de fato ele pode ter algum incoveniente e que por isso não foi adicionado aos Datashets atuais...

lm350.png

Postado

Com o transistor deve sair mais corrente no final, porém logo de cara ele (lm350) tem menos corrente do que 338 (compensado justamente nesse transistor, acredito eu, porém não foi falando a corrente que pode ser fornecida... teria que calcular ou simular)... tem até um ajuste de corrente no R2 e controlador de tensão no R8.

Ele precisa de bastante tensão de entrada 35V.

O controle da corrente extra saindo pelo transistor parece ser as resistência ... ou seja, se tiver variação da fonte pode ter variação da corrente. 

Parece ser um projeto interessante. Eu ia simular mas meu Proteus não tem esse componente lm350 ou eu teria que baixar outro software de simulação ou baixar/criar o mesmo... Está complicado por enquanto T_T

os duplos regulares (dos projetos que indiquei*) você tem controle tanto da corrente quanto da tensão

nessa outro poderia lhe ajudar melhor...

Mas tenha em mente* você que vai montar, tem muitas formas de chegar no mesmo resultado.

adicionado 12 minutos depois

Por exemplo tem outro circuitos específicos para cada tipo de bateria

Recarregador de Bateria chumbo ácido.  Que não pode ser usado para alimentar bateria tipo gel .

Normalmente os datas sheets das mesmas indicam alimentação correta para recarregamento... E , claro tem várias formas de se fazer isso...

Postado

valeu Bommu, vou montar essa, placa também uso proteus para fazer meus projetos o único receio é se na minha cidade encontrarei esse amplificador operacional.No lugar desse LM350 usarei, um Lm317 com um transistor PNP MJ2955 dando um boost ou então um simples Tip 42C.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!