Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera.

Gostaria de pedir ajuda para criar uma placa de aquecimento para répteis.

andei lendo alguns tópicos aqui, porém nenhum me pareceu ser específico sobre o pretendido.

No mercado existem essas placas: 
placas-de-aquecimentos-de-repteis.jpg

A ideia é criar algo nesse sentido, "iguais" as do mercado, porém eu mesmo fazendo, posso atrelar as minhas medidas específicas que não encontro, com baixíssimo custo.

A placa pode ser feita em qualquer material, desde que mantenha a temperatura bem distribuída pela placa próxima aos 33ºC (acredito que uma oscilação de +ou- 2ºC seja saudável). Com dimensões de 40x50cm e algo entre 2 a 4mm de espessura (posso estudar outras medidas), ligada em 110v.
Não tem problema demorar 2 ou 5min para chegar na temperatura ideal, desde que mantenha entre 31 a 35ºC, sem dimmer, sem seletor de temperatura, sem display.. o mais simples, barato e seguro possível.

Desde já agradeço a ajuda!

Postado

Aqui o cara usa um aquecedor de aquário 5W

você também pode usar uma resistência, no caso ai em baixo é para abelha mas dá uma boa ideia de como fazer, no caso ele usa 10W e uma tensão de 220V da rede da casa dele... para adaptar ao seu caso só usar 

P=Ui.

Rede de 110V

quero uma potencia de 5W

5=110.i;

i=5/110;

Como

R=U/i

R=110/(5/110)

R=110²/5

R=2420ohm ; equivalente a uns R=2k4 ohm

Ou seja um resistor de 2k4 ohm e 5W de potencia...

Se for usar resistor seria interessante passar isolante líquido... mas é mais caro ^^

você pode unir os "dois mundos" dos exemplos colocados nos vídeos X) 

adicionado 9 minutos depois

Adicionando

Placas de de resistores de potencia tá ruim de achar... serpentina com essa resistência também está ruim... me lembro do tempo que eu fazia engenharia de materiais... você vai ter que desenvolver seu material X)

Alguém pode lhe ajudar ai em baixo , eu abandonei o curso* de eng materiais  uhauhauhauhauha

você também pode tentar modificar esse projeto simples para algo mais complexo.. Enfim... fuiuzzzzzzzzzzzzz

Postado

@Leandro Csm já houve um tópico sobre isso e lembro que a melhor e mais simples e mais barata ideia foi de usar lâmpadas incandescentes de baixa potencia para distribuir o calor sob a placa.

E no caso de mudar de ideia sobre o custo, que nem seria tanto, você até poderia até usar um dimmer ou um timer feito com 555 para regular a temperatura.

Postado

Já vi esse outro tópico que sugeriram a lâmpada, porém a ideia é criar algo que faça a própria placa se autoaquecer através de um circuito elétrico, e não uma fonte externa de calor que a aqueça. No mundo do hobby de repteis existem lâmpadas de cerâmica próprias pra aquecimento (não emitem luz), existem as lâmpadas que emitem luz e calor (ruins, pois a noite que é preciso aquecedor, não é possível haver luz, pois o reptil precisa distinguir noite de dia), as pedras aquecidas (que costumam atingir temperaturas maiores, podendo causar queimaduras, além de ocupar espaço), existem os fios aquecidos (fios que você dispõe pelo terrário e liga na tomada, fazendo-o esquentar) e por fim essas placas, o mais indicado pois é possivel coloca-la por debaixo do substrato sem ocupar espaço no terrário e elas ligadas na tomada se aquecem a 33ºC.
é isso que pretendo criar.

a ideia do amigo ai de cima de criar a "pedra aquecida" não é tão válida pois o aquecedor utilizado é mais grosso que uma caneta, fazendo com que a placa fique com uns 50mm de espessura pra cobrir o aquecedor, e também há o problema do calor não ser distribuido uniforme..

como seria a ideia da resistência?

Postado

você pode distribuir as resistências em vez de uma de grande resistência dividir em várias de menor resistência e menor potencia em série. 

O mais perto que você quer é se você arranjar é uma resistência Flat de alta potencia ("Flat High tensão Resistor") ...

você pode dar uma de engenheiro de materiais e ir atrás de como fabrica resistor com carvão e consegui fabricar uma placa de resistor caseira (eu já vi foto disso no mercado livre, mas o produto não está mais a venda).

Fora isso, você pode tentar arranjara no aliexpress da vida ou tentar restaurar algum quebrado.

Resistência flat desses não está está abundante, não...

Postado

Vejamos: um ferro se solda bem fraquinho tem 30w e derrete a solda (180ºC). Mas se vamos colocar animais em contato, dar choque é sacanagem.

Uma resistencia de chuveiro elétrico (baratinha) fornece 5600w em 220v. Em 12v a mesma resistencia vai fornecer uns 17w e consumir menos de 2A.

Aluminio anodizado é fácil de ser achado em esquadrias e a anodização nada mais é do que uma oxidação da superfície.

Oxidos metálicos são isolantes.

NTCs, PTCs e LMs de temperatura, o mercado é farto.

Um operacional, um mosfet de 20v e algo que sirva de referencia de tensão. Tá mole.

Cuidado na montagem. Após colar a resistencia abaixo da placa, verificar se na montagem o filme de anodização não foi riscado (basta medir se há condutividade entre a resistencia e a lateral cortada da placa). Se na sua cidade o comercio de material eletrico for bom, uns metros de fio niquel-cromo substituem a resistencia de chuveiro.

Postado

Pensei em algo de pouca tensão (apesar de que meu professor considera 110 baixa tensão)... mas o dono do tópico queria algo simples, sem envolver transformador(pelo que pareceu), tipo desses aquecedores que ele tanto quer... mas se ele arranjar um fonte de 12v e uma resistência que você falou fica mais fácil de fazer...

A você fez a placa lol agora que li X)

adicionado 2 minutos depois

Gostei. Se o dono do tópico aceitar está ai uma boa ideia.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...