Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos

tenho um pc ligado 24 horas por dia.

o monitor fica ligado

Ele tem uma fonte de 750w

CPU FX-8350 (8 núcleos de 125w)

E 2 placas de video que consomem 100w cada uma

Quanto devo gastar por mes deixando ele ligado 24 hs por dia?

Grato

Almir

• Membro VIP
Postado

@almir74

A forma correta de medir isso é com um aparelho (que esqueci o nome) que conecta na sua tomada e na fonte. Esse aparelho mede a corrente/potência usada.

Você pode ter uma base do consumo somando os TDPs dos componentes, mas só seria um valor próximo do máximo e não o valor real de consumo, que vai variar da carga de uso do pc - idle até 100%.

Além disso, teria que somar a energia desperdiçada da fonte em forma de calor, de acordo com sua eficiência.

Postado
10 minutos atrás, Math.Pi disse:

@almir74

A forma correta de medir isso é com um aparelho (que esqueci o nome) que conecta na sua tomada e na fonte. Esse aparelho mede a corrente/potência usada.

Você pode ter uma base do consumo somando os TDPs dos componentes, mas só seria um valor próximo do máximo e não o valor real de consumo, que vai variar da carga de uso do pc - idle até 100%.

Além disso, teria que somar a energia desperdiçada da fonte em forma de calor, de acordo com sua eficiência.

Mathpi

Legal vou procurar esse aparelho e comprar ele

Ricardo

com base no site que calcular

Resultado : http://outervision.com/b/TRSQx7

Load Wattage: 392 W
Recommended UPS rating: 750 VA
Recommended PSU Wattage: 442 W

Mas uma fonte de 500w nao segura

eu troquei pra essa de 750w

Agora como eu vejo quantos reais deve dar por mes de conta ?

Att

Almir

adicionado 8 minutos depois
12 minutos atrás, Math.Pi disse:

Eu lembro de um outro que o Ronaldo mostrou. Só não lembro o nome.

Esse site mostra o consumo dependendo da carga do computador, como eu disse acima.

mas comprando esse medidor é o valor certo ne ?

se meu pc consome 400w você sabe como faço pra saber quanto eu pago por ele ligado 24hs/dia ?

• Membro VIP
Postado
18 minutos atrás, almir74 disse:

Mas uma fonte de 500w nao segura

eu troquei pra essa de 750w

Mas qual fonte de 500W?

Trocou pra qual de 750W?

Esses detalhes são importantes.

• Curtir 1
Postado

@almir74

Esse valor que você calculou, seria um valor de pico, ou seja, TODOS os componentes do PC, sendo usados ao máximo.. Isso não acontece na vida real..

Como o @Math.Pi disse acima, ainda depende da carga aplicada ao PC.. Em navegação na Internet, tem um consumo "X".. Durante jogos, "2.X" e por aí, vai.. Só se você estipular um consumo médio, pras 24 horas do dia, pra ter uma noção mais exata, de quanto o consumo iria pesar na conta, no fim do mês..

Postado
3 minutos atrás, RS Faria disse:

@almir74

Esse valor que você calculou, seria um valor de pico, ou seja, TODOS os componentes do PC, sendo usados ao máximo.. Isso não acontece na vida real..

Como o @Math.Pi disse acima, ainda depende da carga aplicada ao PC.. Em navegação na Internet, tem um consumo "X".. Durante jogos, "2.X" e por aí, vai.. Só se você estipular um consumo médio, pras 24 horas do dia, pra ter uma noção mais exata, de quanto o consumo iria pesar na conta, no fim do mês..

Mas será que nao passa disso ?

To falado isso porque eu to achando estranho pelo fato de uma fonte de 500w nao aguentar duas placas de video que eu tenho (AMD Sapphire RX 470). ai tive que compra ruma fonte de 750w

Att

Almir

Postado
58 minutos atrás, almir74 disse:

Ele tem uma fonte de 750w

CPU FX-8350 (8 núcleos de 125w)

E 2 placas de video que consomem 100w cada uma

Sinceramente... isso não diz nada. Para começar, não importa o tamanho da fonte, importa o modelo, pois além da potência máxima, também nos dá certa informação a respeito da eficiência (embora apenas a grosso modo). E para o processador e placas de vídeo, esquece. Esses valores de TDP não valem nada, e consumo via software não é confiável.

O que você precisa é de um...

47 minutos atrás, Math.Pi disse:

A forma correta de medir isso é com um aparelho (que esqueci o nome) que conecta na sua tomada e na fonte.

Wattímetro.

43 minutos atrás, Dabota disse:

Lá o pessoal me indicou este site para calcular o consumo do meu PC, deve servir, mais ou menos pra você:

http://outervision.com/power-supply-calculator

Tá aí outra coisa que não é nada confiável... sério, por experiência própria, esses sites superestimam as coisas. E também não tem muita noção do que é "eficiência", em se tratando da fonte.

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, RS Faria disse:

@almir74

Existem Fontes e "Fontes" de 500 Watts..

Por favor, descreva seu PC completo detalhadamente, bem como, as fontes usadas, como já foi pedido..

Pode ser

porque a fonter atual era uma BR ONE - 500w

Agora esta assim

Fonte XFX 750W TS Series ATX12V v2.2 P1-750S-NLB9 80
Link da fonte : http://www.terabyteshop.com.br/produto/2327/fonte-xfx-750w-p1-750s-cab9-core-edition-atxeps-pfc-ativo?gclid=CjwKEAjw_6XIBRCisIGIrJeQ93oSJAA2cNtM6mc8972s8G9x83fHppgNk42r64_-xQxbXm1NayaEyxoCJs_w_wcB

CPU FX-8350

Duas placas de Video AMD RX 470 4GB

2 X 4GB Markvision DDR3 - 1333 mhz

HD SSD 120GB Sandisk

Monitor nao fica ligado

Obs : Como eu faço para calcular o valor se um pc consome 400w?

Att

Almir Fiorio

Postado
7 minutos atrás, almir74 disse:

Obs : Como eu faço para calcular o valor se um pc consome 400w?

Mais importante que isso, você teria que descobrir se, de fato, é isso que seu pc consome. Boa sorte com isso: sem aparelhos de medição, você provavelmente não vai conseguir.

Mas assumindo que sim, pegue a curva de eficiência da sua fonte (a 110 ou 220, dependendo da sua cidade) e olhe o valor nos 400w; é só dividir 400 pela eficiência e você vai obter o consumo.

Postado
7 minutos atrás, Imakuni disse:

Mais importante que isso, você teria que descobrir se, de fato, é isso que seu pc consome. Boa sorte com isso: sem aparelhos de medição, você provavelmente não vai conseguir.

Mas assumindo que sim, pegue a curva de eficiência da sua fonte (a 110 ou 220, dependendo da sua cidade) e olhe o valor nos 400w; é só dividir 400 pela eficiência e você vai obter o consumo.

como faço essa conta?

Postado

@almir74

Você tava usando uma fonte genérica, num PC desses.. Genial.. ¬¬'

Usualmente, as RX 470 fica abaixo dos 150 Watts de consumo, em carga plena.. Um FX-8350, uns 95 Watts.. TALVEZ, a conta dos 400 Watts, não esteja ão errada assim, MAS, não representaria o consumo de forma correta, anão ser que o PC fique ligado, com algum jogo pesado, nessas 24 horas.. A ideia da média de consumo, ainda seria melhor..

Postado
8 horas atrás, Imakuni disse:

Qual a parte que você não entendeu, a do primeiro parágrafo ou a do segundo?

Nao entendi isso

Postado
1 minuto atrás, almir74 disse:

Nao entendi isso

Toda fonte tem uma curva de eficiência que depende se você está ligando numa tomada 110v ou 220v. Por exemplo:

PSU-CSR-CMPSU750TX_G2.jpg

(Lembrando, essa NÃO É a curva da sua fonte, é só um exemplo. Mas só para você entender, digamos que seja.)

Armado dessa curva, você pega o quanto que o PC consome (no nosso exemplo, 400w) e vê a eficiência nesse valor. No caso, 400w é +/- 53% da potência máxima da fonte, então você acha a marca de 53% de carga -algum lugar entre 40 e 60%- e vê qual a eficiência da fonte na tensão que você está ligando. Chutando no olho, é algo perto de 86.8%, esse é o valor da eficiência em 400w para a TX750w a 220v.

Por fim, achado o valor da eficiência, é só dividir o consumo pela eficiência que você obtém o gasto de energia. Ou seja, 400/0.868 = 461w que puxa da parede.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...