Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU do notebook trabalhando estranhamente


Cros.

Posts recomendados

Olá galera, bom, vou logo avisando que sou novo aqui no fórum, então me desculpem por qualquer erro que eu acabar cometendo abaixo.

 

Meu problema é o seguinte, eu possuo um notebook da Asus, modelo K45A, ele tem um intel core i5 3210M e nunca tinha me dado problemas, até ontem. O windows 10 Pro que utilizo nele pediu para fazer uma atualização que mudaria varias coisa. Essa atualização foi bem grande e pesada, levou quase duas horas para ser instalada. Até aí tudo bem. Só que percebi que logo após a instalação queo cooler do CPU do notebook começou a fazer uma zoada muito alta, como se tivesse acelerado a rotação ao máximo. Isso me assustou muito, tentei entender o que tinha acontecido, mas até então nada. Um tempo depois, a zoada super alta abaixou um pouco, mas não sessou, ela só ficou mais baixa, o cooler ainda assim ta com a rotação além do normal.

 

E o que isso tem a ver como processador? Direi em seguida...

 

Eu comecei a monitorar o CPU com o CPU-Z e me deparei com algo bem estranho, o core speed(GHz) do processador estava no seu máximo, mesmo com o notebook em idle. Normalmente, antes, o core speed dele em IDLE ficava por volta dos 1,19GHz mais ou menos. Porém depois disso, ele começou a dar picos para 2,8GHz simplesmente do nada. Mesmo estando em IDLE. E foi aí que percebi que o cooler só começava a fazer esse barulho(como se estivesse rotacionando mais rápido) quando o CPU dava esse picos de core speed. 

Isso me deixou muito intrigado, porque antes não acontecia. Mesmo quando eu jogava jogos relativamente pesados nele, o cooler nunca chegou a fazer esses barulhos e agora está assim. Por isso vim aqui pedi a ajuda de vocês para me auxiliar a resolver esse problema.

 

Perguntas:

1- O notebook está rodando numa boa, mesmo nos picos de core speed? Sim, está, o desempenho está o mesmo.

2- Ele está esquentando com facilidade? Não, aparentemente está ventilando no seu estado normal de sempre(não monitorei).

 

Em anexo deixarei as fotos do core speed normal dele em IDLE e o core speed nos picos que ta dando, mesmo em IDLE.

doido.png

normal.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possivelmente algum programa em segundo plano roubando processamento.No windows 10 existem muitos programas rodando em segundo plano,tente desativar alguns desses recursos,como a cortana,telemetria(isso me fez voltar ao windows 7)enfim há diversos tutorias no youtube que mostras como fazer isso.

 

Mas abra o gerenciador de tarefas na aba CPU e coloque a print na resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, shorenter disse:

Antes de iniciar o windows como ta o barulho? como antigamente ou igual a ele depois de logar?

Logo quando eu ligo ele, ele faz um pouco do barulho mas em questão de segundos fica normal. Só começa dnv depois de iniciado.

adicionado 5 minutos depois
11 horas atrás, MSLEXtreme disse:

Possivelmente algum programa em segundo plano roubando processamento.No windows 10 existem muitos programas rodando em segundo plano,tente desativar alguns desses recursos,como a cortana,telemetria(isso me fez voltar ao windows 7)enfim há diversos tutorias no youtube que mostras como fazer isso.

 

Mas abra o gerenciador de tarefas na aba CPU e coloque a print na resposta.

 

Também estou achando que é algum programa rodando em segundo plano. Mas que foi ativado ou instalado depois dessa att que o windows fez, porque antes disso não estava assim. Até mesmo usando a cortana.

 

A imagem vai em anexo, essa imagem é dele em IDLE em momento desses picos.

1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, shorenter disse:

Pois é amigo parece que é algo no windows mesmo, tem coragem de mandar reverter essa atualização pra matar a dúvida?

Pior que eu já tentei, mano, mas parece não funcionar. Simplesmente essa triste não sai. Abaixo ta a print da atualização.

12.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela imagem que postou notamos um pico de uso do processador,mas para sabermos qual processo está fazendo isso faça um print da aba processos e ordene para exibir por maior uso do CPU(vá na abra processos do gerenciador de tarefas e clique na coluna CPU(isso vai listar os processos por ordem de uso do CPU do maior para o menor)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, MSLEXtreme disse:

Pela imagem que postou notamos um pico de uso do processador,mas para sabermos qual processo está fazendo isso faça um print da aba processos e ordene para exibir por maior uso do CPU(vá na abra processos do gerenciador de tarefas e clique na coluna CPU(isso vai listar os processos por ordem de uso do CPU do maior para o menor)

 

Eu não sei se é isso que você quer, mas segui suas instruções e tirei essa print abaixo.

 

 

processos 2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-5-5 às 16:08, JrZz disse:

Pior que eu já tentei, mano, mas parece não funcionar. Simplesmente essa triste não sai. Abaixo ta a print da atualização.

12.png

Pois é amigo, eu to meio enferrujado mas eu lembro que até o windows 7 eu conseguia reverter atualização normal, será que não tem um ponto de restauração antes da atualização?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!